Palco Giratório do SESC apresentará espetáculo na Praça Ruy Barbosa

Palco 2ª Etapa Jequié

O SESC estará trazendo no sábado (11/7), como parte integrante da 2ª etapa do Projeto Palco Giratório, o espetáculo “O Lançador de Foguetes”, do grupo de Teatro Pernas Pro Ar (RS). O espetáculo com classificação livre será às 16h, na Praça Ruy Barbosa. O espetáculo revela um “Personagem instigante que está à procura do lugar ideal, converge o espaço físico e a energia do público, elementos essenciais para a excelência de sua experiência científica. Deslocando-se com destreza pela rua, através de seu triciclo recheado de elementos cênicos, calcula os fenômenos físicos que podem interferir nesta jornada. utiliza os malabares circenses e as engenhocas astrológicas para medir as distâncias, calcular o vento e sentir as energias. Busca parceiros para esta jornada, computa todas as informações e através de uma trilha sonora empolgante e curiosa lança seus foguetes…ideias ao ar. Atenção! Nem sempre as medições, coordenadas insufladas em função das correntes marítimas ventais hexagonais, somadas a ação gravitacional do planeta em mudança e a energia materializada do pensamento proporcionam um lançamento com excelência…” Prestigie e leve toda a sua família!

sws_wilson

Carona morre em colisão de moto com carreta. Piloto fica gravemente ferido

Piloto da moto teria tentad fazer um contorno na pista de rolamento

Piloto da moto teria tentado fazer um contorno na pista de rolamento

Uma mulher que trafegava como passageira em uma motocicleta de placa DJT-8056, licença de São Paulo, morreu em decorrência da colisão do veículo com um caminhão-bau que seguia no mesmo sentido de direção, na manhã desta sexta-feira (3/7), na BR-116, à altura da rotatória de acesso à Avenida Tote Lomanto [próximo ao Poliduto], em Jequié. A mulher identificada por Ana Cláudia Silva, residia na localidade da Vila Suiça tendo morrido no local.  O piloto da moto, José Ladislau Santos, também residente em Jequié,  foi conduzido em uma ambulância da Via Bahia para Hospital Geral Prado Valadares-HGPV. Ele teria fraturado as duas pernas e o estado de saúde foi considerado grave pelos socorristas. O motorista do caminhão, Roberto Bocaline Arrais  disse aos policiais que o motociclista seguia em sua frente e inesperadamente tentou fazer um contorno ocasionando o choque. O caminhão com placa CSD 1263, tem licença de Holambra-SP.

PA_3960_BANNER_500X70_GIMACON_2 (1)

Prefeita nomeará Superintendente de Trânsito nesta sexta, 3

Sinval Silva, na SUMTRAN

Sinval Silva, na SUMTRAN

A prefeita Tânia Britto (PP) assinará nesta sexta-feira (3/7),  portaria nomeando o comerciante Sinval Silva para ocupar o cargo de Superintendente Municipal de Trânsito, que permanece vago desde o início da atual gestão. A informação [sem a divulgação do nome do novo superintendente] foi feita no programa Jequié Urgente (93 FM), nesta manhã, pelo secretário Jacobson Britto, de Relações Institucionais e Comunicação Social. “A nomeação do superintendente será o ponto de partida para início do processo de municipalização do trânsito de Jequié. A comunidade deve ter um pouco mais de paciência. Não vamos entender que basta ter um responsável no cargo que as coisas irão mudar de uma noite para um dia”, pontuou Jacobson Britto. Também participaram da entrevista, o secretário de Governo, Marcelo Aguiar e o presidente da Comissão Permanente de Negociação Salarial, Márcio Rafaeli, que comentou sobre o desfecho favorável das negociações salariais com a APLB (representante dos trabalhadores da Educação), do SindACS/ACE (representante dos agentes de Saúde e de Combate às Endemias) e, na segunda-feira (6), com o Sinserv, que representa os demais servidores municipais. “Graças aos entendimentos com as diversas categorias, seguindo a orientação da prefeita Tânia Britto, não foram deflagradas greves no quadro de servidores”, comemorou Márcio Rafaeli.

Secretário Jacobson Britto (Relações Institucionais) confirmou a nomeação. Em entrevista ao lado de Marcelo Aguiar (Governo) e Mário Rafaelli (Presidente Comissão de Negociação Salarial). Jornalista e deputado Euclides Fernandes, também presente

Entrevistas com os secretários Jacobson Britto e Marcelo Aguiar acompanhados do diretor   Márcio Rafaelli teve a presença do  jornalista e deputado Euclides Fernandes

Jacobson Britto anunciou a reinauguração da Vela Cultural do bairro do Mandacaru, onde está sendo estabelecida parceria com o campus do IFBA, para o oferecimento de cursos gratuitos de informática à comunidade e, assegurou, que o programa de pavimentação asfáltica da cidade será retomado beneficiando várias ruas da cidade. De acordo com o Secretário, a prefeita Tânia Britto, já determinou um levantamento da situação financeira da prefeitura para que possa ainda ser liberada uma parcela do 13º salário dos servidores. “A prefeita entendeu que não adiantava na véspera do São João liberar uma parte do 13º para alguns funcionários, quando não tínhamos o dinheiro para pagamento de todo o quadro de pessoal ativo e inativo”, defendeu. Jacobson anunciou que será divulgado, inclusive em out doors o que foi investido no São João, como forma de desfazer boatos sobre o valor investido na festa, “uma coisa posso antecipar gastamos em torno de 30% do que foi gasto em anos anteriores”, enfatizou agradecendo aos artistas da cidade e as pessoas que abraçaram a iniciativa de, “fazermos um festejo com os pés no chão gastando o que era possível gastar”,  afirmou.

sws_wilson

Marcha para Jesus leva milhares de evangélicos às ruas de Jequié

Um dos flagrantes do publico na Praça da Bandeira

Um dos flagrantes do publico na Praça da Bandeira

Milhares de pessoas em sua maioria evangélicos percorreram as ruas da cidade de Jequié a partir das 16h de quinta-feira (2/7), participando da “Marcha para Jesus 2015″, organizada pela Ordem dos Pastores Evangélicos de Jequié-OPEJ, com o apoio de várias igrejas locais. O movimento contou com as presenças dos cantores e missionários Marcos Nunes e Daví Sacer, além de Edson Levi e Juliana Silva, que também estiveram. A concentração foi iniciada a partir da Praça do Viveiro e encerrada na Praça da Bandeira, por volta das 23h.

Obs: Atualizaremos com vídeo  do evento feito pelo JRTV Web

PA_3960_BANNER_500X70_GIMACON_2 (1)

Metade do Abono Salarial será pago no próximo ano

ABONO-SALARIAL

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) decidiu na quinta-feira (2/7) que metade dos benefícios do Abono Salarial que seriam pagos este ano só serão concedidos em 2016. A mudança segue orientação do Ministério da Fazenda, como parte do ajuste fiscal. Segundo o Codefat, a primeira parte dos benefícios será paga mensalmente, de julho a dezembro deste ano. O restante será concedido de janeiro a março de 2016. Antes, a previsão era que todos os benefícios fossem pagos até outubro de 2015. Os pagamentos feitos em 2016 já levarão em conta o salário mínimo aprovado para o próximo ano. O abono salarial é uma espécie de 14º salário para uma faixa específica de trabalhadores. O benefício, que equivale a um salário mínimo, é pago anualmente aos trabalhadores que recebem remuneração mensal de até dois salários mínimos.

sws_wilson

Ricardo Eletro fecha lojas em Jequié e Vitória da Conquista

Empresa encerrou atividades no Shpping Conquista Sul (foto Blog do Anderson)

Empresa encerrou atividades no Shpping Conquista Sul (foto Blog do Anderson)

Realizando a “queima” de todos os produtos, a empresa Ricardo Eletro desativou as duas lojas do grupo no Shopping Conquista Sul, em Vitória da Conquista. Filas foram formadas em frente as lojas para consumidores que buscaram se beneficiar com preços de algumas mercadorias que chegaram a 70% de desconto. A partir de agora a Ricardo mantém apenas uma loja na cidade. Em Jequié, foi fechada também com promoções no chamado “saldão de estoque”, a uma loja do grupo que funcionava na Rua Alves Pereira. O grupo Ricardo Eletro está sendo assumido pelas lojas Insinuante e está sendo lançada a nova denominação da rede Máquina de Vendas.

PA_3960_BANNER_500X70_GIMACON_2 (1)

Sete pessoas são feitas reféns durante assalto a UCSAL

Campus que sofreu ataque de bandidos (foto reprodução)

Campus que sofreu ataque de bandidos (foto reprodução)

Enquanto parte dos moradores de Salvador se preparava para participar das comemorações do 2 de Julho, Independência da Bahia, sete pessoas eram feitas reféns, por cinco horas, entre os quais um inspetor de segurança, num assalto que era praticado na Universidade Católica de Salvador (UCSAL), no bairro de Pituaçu. Na tentativa de roubar um caixa eletrônico com maçarico os bandidos  fizeram sete pessoas reféns. Após a tentativa, a quadrilha fugiu em um veículo, modelo Pajero de cor preta, no sentido da Avenida Octávio Mangabeira. A polícia encontrou explosivos no local do crime e viaturas da 39ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Boca do Rio) fizeram diligências na área mas não prenderam suspeitos.  Com informação do site Metro sws_wilson1

19º BPM recupera moto furtada e trocada por 10 pedras de crack

Moto estava em poder de um menor  (foto 19º BPM)

Moto furtada estava em poder de um menor (foto 19º BPM)

O proprietário de uma motocicleta, com iniciais J.A.J., compareceu às 15h de quarta-feira (1ª/7), na sede da 2ª Companhia da Polícia Militar, no bairro Jequiezinho, para informar de o veículo Honda/Titan, placa  NTI 8612,havia sido furtado no dia anterior. O proprietário ainda forneceu dados do suspeito da autoria do furto. No dia seguinte, Policiais Militares do Policiamento Ostensivo, do 19º BPM, detiveram Elvis Andrade Sousa (44) por ter furtado uma motocicleta em Jequié e apreenderam o menor L.G.P.(17), por ter sido o receptador da motocicleta furtada. Os policias militares se deslocaram, juntamente com a vítima até a  residência do suspeito, no conjunto habitacional Mandacarú 1, tendo o mesmo confirmado o furto da motocicleta e também o fato de ter trocado a mesma por dez pedras de crack em uma boca de fumo no Alto da bela Vista. De imediato, os policias militares diligenciaram até a residência do traficante, no Joaquim Romão e apreenderam o menor. O 19º BPM informou que tanto o menor quanto Elvis Andrade Sousa foram conduzidos para a delegacia, onde foram apresentados, juntamente com a motocicleta recuperada, à autoridade judiciária competente, para as providências cabíveis.

PA_3960_BANNER_500X70_GIMACON_2 (1)

Professores da UESB mantém greve e aprovam contraproposta

Assembleia da Adusb avaliou a contraproposta, fez ajustes e se posicionou favorável a apresentação da mesma ao Governo

Assembleia da Adusb avaliou a contraproposta, fez ajustes e se posicionou favorável a apresentação da mesma ao Governo

A assembleia da Adusb, realizada no dia 30 de junho, reafirmou a força do Movimento e aprovou a manutenção da greve. Para avançar nas negociações e pressionar o governo a apresentar soluções concretas, a categoria aprovou uma contraproposta. Após a realização de sete reuniões com o Fórum das ADs, no dia 19 de junho, o Governo Rui Costa reafirmou a sua proposta inicial e, mais uma vez, negou as reivindicações de 7% da receita líquida de impostos para o orçamento, ampliação do quadro de vagas, reajuste linear integral e valorização da carreira. A proposta de remanejamento de 20 vagas, rejeitada pelas assembleias desde os dias 21 e 22 de maio, foi reapresentada e a negociação da minuta substitutiva da 7176/97 adiada para 4 de agosto.  Para a Presidente da Adusb, “a postura do Governo da Bahia, expressa um projeto, já em curso, que objetiva acabar com a carreira do magistério público superior e reduzir o investimento nas universidades.” Todavia, ainda segundo Márcia Lemos, “a categoria está organizada e preparada para combater essa ofensiva contra os direitos trabalhistas e o ensino público superior”. Nesta perspectiva, os Comandos de Greve das quatro ADs discutiram a resposta do Governo e levaram as proposições ao Fórum das ADs para consolidação no dia 27 de junho. Durante as reuniões, os professores deixaram claro que direitos trabalhistas não serão barganhados, nem o Estatuto do Magistério Superior desrespeitado.

sws_wilson

Após rejeitar PEC, Câmara aprova novo texto que reduz maioridade penal

Em clima tenso emenda à PEC da maioridade foi aprovada em primeiro turno (foto Luiz Macedo)

Em clima tenso emenda à PEC da maioridade foi aprovada em primeiro turno (foto Luiz Macedo)

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira (2/7) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em casos de crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. A aprovação aconteceu em meio à polêmica sobre a validade da votação, já que ontem uma proposta parecida foi rejeitada. Ao todo, 323 votos foram a favor, 155 contra e 2 abstenções. Para que a matéria fosse aprovada, eram necessários no mínimo 308 votos. Ontem, o “sim” ficou a cinco votos da aprovação. Agora, o projeto  deve ser votado em segundo turno, após o recesso parlamentar de julho, pois é necessário um prazo de cinco sessões antes da próxima votação. Depois, segue para apreciação no Senado. Pelo texto, os jovens de 16 e 17 anos terão que cumprir a pena em estabelecimento penal separado dos menores de 16 e maiores de 18. A diferença em relação ao texto derrotado na sessão de terça-feira foi a retirada de tráfico de drogas, de terrorismo e de roubo qualificado da lista de crimes que fariam o jovem de 16 e 17 anos responder como adulto. A votação foi considerada uma manobra do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e criticada por opositores. Parlamentares contrário à PEC alegaram que a elaboração de uma proposta com teor muito semelhante ao texto anterior derrubado contraria o regimento. Cunha rebateu os argumentos citando o artigo 191, inciso V, do regimento interno da Câmara, que diz que na hipótese de rejeição do substitutivo, que é um texto apresentado pelo relator. (Agência Brasil)

PA_3960_BANNER_500X70_GIMACON_2 (1)

Implementado e Monitorado por: Neirival Neri  |  Agradecimento: AgenciaCARRILHO