Possíveis candidatos a prefeito continuam articulando composições

Dr. Fernando (PV) em encontro com Marcel Rodeiro (PSC). Ambos prefeituráveis

Encontro de prefeituráveis em 2016:  Dr. Fernando (PV) em encontro com Marcel Rodeiro (PSC)

Após manter em duas eleições consecutivas a marca dos 10 mil votos, nas candidaturas a prefeito (2012) e deputado estadual (2014), o médico Fernando Vieira Costa (PV), continua levando avante o seu projeto político em Jequié e se mantém com cotação positiva entre os políticos igualmente pretendentes de participar diretamente da disputa sucessória em 2016. Recentemente o Dr. Fernando teve encontro com o prefeiturável Marcel Rodeiro (PSC), que está buscando a estruturação de um grupo jovem de oposição ao executivo municipal, totalmente distante das tradicionais lideranças políticas que polarizam as disputas político-eleitoral há muitas décadas. Dr. Fernando já esteve conversando sobre política local com o deputado federal Antonio Britto (PTB) e fez aparições públicas ao lado do deputado estadual Leur Lomanto Júnior (PMDB).

Catadora de recicláveis que encontrou documentos permanece presa; família faz apelo

Elizângela Sertão levou a pior após o achado e permanece presa

Elizângela Sertão levou a pior após o achado e permanece presa

A catadora de recicláveis Elizângela Sertão, que encontrou grande quantidade de fichas com cadastros de usuários do SAC, jogados em um terreno baldio ao lado de sua casa no Loteamento Santa Luz (Cansanção), bairro Joaquim Romão, está presa no Conjunto Penal de Jequié, desde segunda-feira (23/3). Após encontrar o material e mantê-lo sob seu poder em casa, ela fazia exigência de uma recompensa financeira para fazer a devolução, cujo dinheiro iria destinar a compra de remédios.  O material já foi recuperado e devolvido ao estado. A mulher foi enquadrada no artigo 305 do Código Penal Brasileiro, que prevê a pena de reclusão de dois a seis  anos além de multa, para quem destruir, suprimir ou ocultar documento público, em benefício próprio ou de outrem ou em prejuízo alheio. A família está apelando para conseguir um advogado gratuitamente para acompanhar o processo e colocá-la em liberdade. Confira mais detalhes no vídeo-reportagem a abaixo:

Jequié sedia primeira reunião para implantação de Consórcio de Saúde

Prefeito Railton Ramos, de Itagi enfatizou a importância dos consórcios de saúde

Prefeito Railton Ramos, de Itagi enfatizou a importância dos consórcios de saúde

O governador Rui Costa juntamente com Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, estarão recebendo no próximo dia 9 de abril, em Salvador, prefeitos dos Territórios de Identidade do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá, quando estará em discussão o projeto de criação do Consócio de Saúde, uma das propostas do governo do estado, para ampliar e melhorar a qualidade dos serviços de saúde disponíveis pelas populações interioranas. Na sexta-feira (27/3), no auditório da secretaria municipal de Educação de Jequié, prefeitos, secretários da saúde e outros membros do setor, representando a maioria absoluta dos municípios dos dois territórios de identidade, estiveram discutindo o projeto que tem como regionalizar o oferecimento de serviços na região com a ampliação e descentralização de serviços e o reequilíbrio financeiro dos municípios. A meta do governo é construir 28 policlínicas nas cidades-sede de cada macrorregião, com 32 especialidades, e equipamentos, como tomógrafos, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama e vários outros exames. O estado participará do consórcio com o aporte de R$ 12 milhões, destinados a construção e equipamento das policlínicas e os municípios terão sob suas responsabilidades o rateio de 60% dos custos de manutenção em forma de rateio, proporcional ao número de habitantes de cada localidade.

Cerca de 25 municípios esteve representados na reunião em Jequié

Cerca de 25 municípios esteve representados na reunião em Jequié

Na primeira etapa do programa serão construídas ainda este ano, 10 policlínicas  com 32 especialidades, e equipamentos, como tomógrafos, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama e vários outros exames. A criação do Consórcio de Saúde oferece vantagens como a redução de custos operacionais com transporte de pacientes, captação de recursos públicos, ganho de escala na aquisição de medicamentos, que otimizam o trabalho dos profissionais ao possibilitar o compartilhamento de médicos e especialistas, flexibilizando os regimes de contratação. O presidente da Câmara de Vereadores de Jequié, Eliezer Pereira Fiim, assegurou que tão logo o projeto de lei chegue ao legislativo irá tramitar em regime de urgência. A criação do Consórcio de Saúde oferece vantagens como a redução de custos operacionais com transporte de pacientes, captação de recursos públicos, ganho de escala na aquisição de medicamentos, que otimizam o trabalho dos profissionais ao possibilitar o compartilhamento de médicos e especialistas, flexibilizando os regimes de contratação.

Seledônio Pinheiro assassinado dentro do escritório do Posto Avenida

Não existe confirmação de que Seledônio Pinheiro tenha reagido ao assalto

Não existe confirmação de que Seledônio Pinheiro tenha reagido ao assalto

O comerciante do ramo de revenda de combustíveis, Seledônio Pinheiro, 65 anos, foi assassinado por volta do meio dia deste sábado (28/3), dentro do escritório do Posto Avenida, de sua propriedade, localizado entre as avenidas Rio Branco e Governador Lomanto Júnior, bairro do Joaquim Romão, a cerca de 20 metros do Colégio da Polícia Militar. De acordo com as informações, dois indivíduos chegaram no pátio de abastecimento do posto, a bordo de uma moto Honda/Titan, prata cinza, de placa PP-6813.  Um vídeo gravado por câmara de monitoramento registrou o momento em que um dos elementos, armado com um revólver rendeu um funcionário para que o mesmo entregasse o dinheiro. O movimento foi acompanhado por Seledônio que permaneceu do lado de fora do escritório, até o momento em  que tentou imobilizar o assaltante atracando-se com o mesmo, que fez os dois disparos que o atingiu mortalmente. Os elementos fugiram, um deles a pé. Populares informaram que eles seguiram no sentido ao campo de futebol Anibal Pires (Cururu).  Com muitos anos de atividades no setor de revenda de combustíveis, inclusive exercendo o cargo de delegado regional do Sindicombustíveis, Seledônio Pinheiro, era pessoa bastante conceituada em Jequié, tendo participação no campo político-eleitoral do município,  candidatando-se  a prefeito em 2008 e nas eleições de 2012, representando o PSOL, na condição de candidato a vice-prefeito, compôs a  chapa majoritária da coligação encabeçada pelo PV, que teve como candidato a prefeito o médico Fernando Costa Vieira. O crime chocou a população local e as pessoas exigem uma resposta imediata das autoridades policiais.

Filantrópicos discutem com setor público crise que se agrava

Maurício Dias preside a  Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas

Maurício Dias preside a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Entidades Filantrópicas

A Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA) promove o seminário “A Relação do Poder Público com as  Entidades Filantrópicas de Saúde na Bahia” na próxima segunda-feira (30/3), das 8 às 17h30, no Bahia Othon Palace Hotel, debatendo a situação do segmento com seus principais parceiros do poder público. O quadro de recessão econômica, o atraso de pagamentos no início deste ano e a escassez de recursos no final do ano passado são fatores que contribuem para o agravamento da crise por que passa o setor. Uma crise que arrasta há muitos anos, principalmente por causa do subfinanciamento do SUS e dos atrasos, desaguando no endividamento das entidades e, em muitos casos, no fechamento de unidades. Segundo o presidente da FESFBA, Maurício Dias, as dificuldades do segmento e a construção  de uma nova política para regular as  relações entre  o setor  público  e  os filantrópicos  também serão  discutidas com a participação de representantes das secretarias da Saúde de Salvador e do Estado da  Bahia. Também participam do seminário representantes da Caixa Econômica Federal e do Desenbahia na mesa que discutirá “Linhas de Financiamento”.

BANNER PARA SITE

Pai de Santo vai ao Planalto para alertar Dilma sobre Eduardo Cunha

Pai Uzêda disse que é fã de Dilma, que ela está desprotegida e que ela precisa ser mais humilde

Pai Uzêda é fã de Dilma, disse que ela está desprotegida e que  precisa ser mais humilde

Um pai de santo conseguiu entrar no Palácio do Planalto na última quinta-feira (26/3) com o objetivo de entregar uma carta à presidente Dilma Rousseff. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, Roberval Uzêda, “Pai Uzêda” orientou Dilma a se defender de alguns políticos, principalmente o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).  Pai Uzêda conseguiu entrar no prédio com autorização de uma funcionária da Secretaria de Relações Institucionais. Segundo relata a coluna Radar Online, da revista Veja, o pai de santo ficou no quarto andar por meia hora. Ao jornal Folha de São Paulo, Pai Uzêda falou sobre o conteúdo da carta. “O Eduardo Cunha é a besta. O trabalho dele é destituir a Dilma. Ele é um pai de santo de mão cheia, ele entende do canjerê. Basta olhar para a sua aura (…). Se deixar, ele vai ser o presidente do Brasil. Ele é protegido pelo povo de rua, ele tem o poder sobre o mal”, disse ao jornal.Ele disse que procurou Dilma por “questão de ética e amor à presidente”. Na carta, ele contou que foram feitos três trabalhos contra a saúde de Dilma, 7 contra ministros e duas macumbas com caveira de burro em frente ao Palácio da Alvorada. “Ela está desprotegida, mas ainda está em tempo de se recuperar. Sou fã dela, mas ela precisa ser mais humilde. A mosca azul mordeu ela. Ela mexeu nos direitos dos trabalhadores. Ela não pode desfazer o que Lula, seu mentor, fez antes”, disse ao jornal.

Tema da Campanha da Fraternidade 2015 debatido na Câmara de Vereadores

Dom José Ruy, Bispo Diocesano destacou a importância da sociedade no combate à corrupção

Dom José Ruy, Bispo Diocesano destacou a importância da sociedade no combate à corrupção

O tema “Igreja e Sociedade”, discutido na Campanha da Fraternidade de 2015, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi discutido na noite de sexta-feira (27/3), em sessão pública solicitada pela Diocese de Jequié, à Câmara Municipal. A sessão aberta pelo presidente do legislativo municipal, Eliezer Pereira Filho “Fiim”, foi coordenada e palestrante do evento, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, bispo diocesano. Citações bíblicas e a sua relação com a sociedade contemporânea, foram enfatizadas pelo religioso católico que cobrou da sociedade fiscalizar ações que demandem em corrupção do dinheiro público, em prejuízo da própria população em seus direitos elementares.

Grande número de pessoas lotou as dependências da Câmara

Paroquianos presentes também se manifestaram com cânticos,  aplausos e vaias

Os escândalos relacionados aos esquemas de desvios de dinheiro público, a exemplo do que vem sendo divulgado nas investigações da Operação Lava Jato, foram criticados por Dom José Ruy que também abordou em nível de destaque a importância e o papel da família, “cujos valores tem se procurado desqualificar”, citação feita numa alusão direta aos conceitos familiares difundidos nas telenovelas.

O clero e a sociedade local estiveram representados na sessão

O clero e a sociedade local estiveram representados na sessão

Também fizeram pronunciamentos na tribuna Câmara, em torno do tema debatido na sessão, o médico Edson Carlos Silva, que representou os leigos católicos; o vice-presidente do Conselho Comunitário de Jequié, Antonio Fernando Suzarte Almeida; os vereadores Joaquim Caires, Pé Roxo e Chico de Alfredo e a prefeita do município Dra. Tânia Britto, em alguns momentos teve sua fala interrompida por intervenções da platéia e ao concluir suas palavras conclamou a todos para rezarem o “Pai Nosso”. No final, o  presidente da Câmara, vereador Eliezer Pereira, parabenizou a iniciativa da Diocese de Jequié, em trazer para a Câmara de Vereadores, um debate de tão relevante importância para o exercício da cidadania pelo povo jequieense. Também estiveram presentes na sessão, os vereadores Soldado Gilvan Santana, Beto de Lalá e Colorido, na mesa que dirigiu os trabalhos, o vigário geral da Diocese, Monsenhor Aroldo Coelho, o padre Vítor Menezes, coordenador diocesano das paróquias, o presidente da sub-seção da OAB, Dr. Agenor Júnior, além de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil e militar. (fotos João Lourenço)

Bulliyng é tema de palestra do projeto Ronda Escolar da PM

Palestra realizada em escola do bairro KM 3

Palestra realizada em escola do bairro KM 3

Policiais militares que integram a Ronda Escolar do 19º BPM, realizaram na manhã da última quarta-feira (25/3), no Colégio Estadual Navarro de Brito, bairro KM 3, palestra sobre bullying. Tecnicamente Bullying pode ser caracterizado como um ato de violência  física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angustia à vitima. Segundo os policiais militares que faziam a Ronda no Colégio Navarro de Brito, a palestra foi um pedido feito por uma aluna que se sentia vítima de Bullying. A diretora Fabrini Machado de Novaes que desenvolvia o projeto Oficina de Gentileza: o cuidado com o outro, agradeceu a presença da Ronda Escolar no evento e elogiou a apresentação dos policiais, estendendo a palestra para todas as salas de aula.

Cerimônia coletiva legaliza estado civil de 50 casais em Jequié

Casais, filhos e familiares aguardaram o inicio da cerimônia no Fórum de Jequié

Casais, filhos e familiares aguardaram o inicio da cerimônia no Fórum de Jequié

Cinquenta casais que necessitavam da legalização do estado civil uniram-se em matrimônio durante solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (27/3), no salão do juri do Fórum Bertino Passos. A iniciativa partiu da ONG Amigos Associados de Jequié, que requereu o processo junto à Justiça local, recebendo deferimento do Juiz de Direito, Tibério Coelho Magalhães. A cerimônia inédita na cidade, da realização de casamento coletivo foi celebrada pela Ordem dos Pastores Evangélicos de Jequié.

Conjuntivite de editora deixa blog sem atualização

Jornalista Lu Lélis fora do bom combate por três dias

Jornalista Lu Lélis fora do bom combate por três dias

A editora do Blog Lú Lelis em contato telefônico com o Jequié Repórter nos trouxe a informação de estar impossibilitada de atualizar a sua página de notícias na internet, em face de ter sido acometida por uma conjuntivite – inflamação da membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. De acordo com a jornalista, pelo período de três dias ela se manterá fora das atividades de atualização do blog, razão que a levou a nos repassar o pedido de desculpas aos seus leitores.

Implementado e Monitorado por: Neirival Neri  |  Agradecimento: AgenciaCARRILHO