Chaves das casas dos residenciais Segredo e Parque do Sol serão entregues no dia 20

Futuros moradores do residencial Segredo aguardam o recebimento das chaves desde dezembro de 2016

Adquirentes dos imóveis dos conjuntos residenciais Segredo (Curral Novo) e Parque do Sol (Jequiezinho) deverão minimizar a ansiedade e angústia com as quais conviveram nos últimos meses, após a anunciada  solenidade de entrega das chaves das casas na próxima quarta-feira (20), às 14h, no Ginásio de Esportes da AABB, em Jequié.

TCE/BA aprova cálculos de rateio do ICMS para o Índice de Participação dos Municípios

Sessão plenária do TCE/BA que aprovou a resolução

Em sessão plenária desta quinta-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou, à unanimidade,  resolução que fixa os percentuais do Índice de Participação dos Municípios (IPM) no rateio da parcela de 25% do produto de arrecadação pelo governo estadual do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) para aplicação em 2018. A medida é da maior importância para todos os municípios, até porque muitos deles têm na cota que recebem do rateio do ICMS um elemento essencial para a sua receita anual.

Na sessão plenária que aprovou a resolução, o presidente do TCE/BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, afirmou considerar este como um dos mais importantes trabalhos que o Tribunal realiza durante o ano. O conselheiros Antonio Honorato (relator do processo) e Gildásio Penedo Filho destacaram a importância do trabalho desenvolvido pelos auditores da 3ª Coordenadoria de Controle Externo (CCE), lembrando que em outras unidades da Federação os cálculos para fixar quanto cada município terá direito no rateio da parcela do ICMS são feitos pela administração estadual. Para fixar os percentuais do IPM, a 3ª CCE auditou a base de dados utilizada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) para o cálculo do Índice de Valor Adicionado (IVA) dos municípios, que compreende informações contidas em diversos documentos econômico-fiscais, tendo chegado à conclusão da correção do trabalho realizado pelos técnicos daquela pasta.

Conselho Paroquial explica pedido de devolução de prédio onde funcionou escola municipal

Paróquia N.S das Graças solicitou devolução do imóvel para utilizá-lo em projetos sociais

O Conselho Paroquial da Paróquia Nossa  Senhora da Graças divulgou nota, dando conta de que,  em reunião com seus membros e em comum acordo, foi ratificada a solicitação feita à Prefeitura Municipal de Jequié, para devolução do prédio onde funciona a Escola Municipal Lagoa Dourada, tendo em vista, que já é de conhecimento da gestão atual da Secretaria  de Educação,  desde o início do ano letivo de 2017, e considerando que o município de Jequié dispõe de espaços escolares dentro da comunidade,  para onde os alunos da referida escola poderão ser relotados  sem prejuízos nenhum. “Faz-se necessária a solicitação,  considerando que a Paróquia vai desenvolver novos trabalhos sociais com as comunidades e também as nossas formações catequéticas e outras” . O Conselho lembra ainda em nota pública,  que esta Paróquia já  contribuiu e continuará contribuindo  com a sociedade, mantendo os espaços onde funcionam as Creches Santa Tereza e Nossa Senhora de Fátima à disposição da Prefeitura Municipal de Jequié .

Prefeito Sérgio da Gameleira responsabiliza vereador Colorido por adiamento no Planejamento da Educação para 2018

Sérgio da Gameleira critica pedido de vistas do planejamento

O prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira divulgou nota através de sua assessoria de imprensa, na qual,  comunica à comunidade que pode haver considerado atraso nas ações planejadas para a melhoria da Educação do município, em 2018. “O que foi elaborado como Plano de Ação para a Educação do município, fruto dos constantes diálogos construídos com entidades como o Conselho Municipal de Educação, APLB Sindicato, o Conselho do Fundeb, o Conselho da Merenda Escolar, além de pais, alunos, professores e gestores escolares, pode não acontecer a partir de 2018, indo de encontro ao que foi apresentado pela Secretaria Municipal de Educação, especialmente nos Expedientes Coletivos, nas Audiências Públicas realizadas e nos encontros do programa REGAR”. O prefeito diz ainda que, “Essa impossibilidade surgiu diante do pedido de vistas apresentado pelo vereador Daubti Rocha (Colorido), na última sessão do Legislativo, ocorrida na terça-feira, dia 12. O pedido de vistas é uma solicitação feita pelo vereador para examinar melhor determinado projeto, adiando, portanto, sua votação. Fato que julgamos desnecessário caso o referido vereador tivesse acompanhado os debates promovidos ao longo de 10 meses, pela Secretaria de Educação, nas comunidades escolares”. Com essa suspensão da votação do Projeto de Lei, que tem como proposta a aprovação da utilização de parte dos recursos do precatório para a estruturação da rede municipal de ensino, ficam comprometidas. ações fundamentais para a Educação, já planejadas para o início de 2018, como a construção das escolas nos bairros da Cachoeirinha, Cidade Nova, no distrito de Florestal e também reformas em outras escolas já em funcionamento, além da compras de equipamentos educacionais, novas carteiras, a ampliação da climatização, entre outras intervenções importantes para o avanço da Educação em Jequié.

Prefeito  diz que pedido de vistas do  vereador Colorido prejudicará a Educação em 2018

Sérgio da Gameleira acrescenta que o vereador Daubit Rocha (Colorido), em várias intervenções pessoais feitas em diversos canais de comunicação da cidade, denunciou a precariedade de algumas escolas municipais, a exemplo da Escola Nossa Senhora da Luz e a Escola Municipal Simões Filho, pedindo a melhoria imediata das mesmas. Porém, com essa decisão, talvez deixe transparecer que os avanços no ensino público em Jequié não fazem parte do seu compromisso com o município, na condição de legislador e representante do povo.

Diante dessa situação inesperada, torna-se impossível calcular os enormes prejuízos causados para os alunos, pais, professores e gestores da rede municipal de ensino, tanto no aspecto das condições estruturais quanto na qualidade do ensino municipal. Apesar de ter aumentado em mais de 20% o ingresso de novos alunos na rede, de ter reformado toda frota dos ônibus escolares, de ter contratado vários professores em processo de Reda, de ter retomado as obras paradas com financiamento do FNDE, de ter ampliado em mais de 100% a Educação Integral, climatizado algumas escolas, implantado o café da manhã, de ter colocado as creches municipais para funcionar regularmente, de ter obtido tantos avanços reconhecidos por alunos, pais, professores e gestores, a sensação é de que 2018 será um ano de completo regresso diante do adiamento do Plano de Ação para a Educação do município.

“Esta ação isolada do vereador Daubti Rocha (Colorido), além de não encontrarmos entendimento em querer barrar a evolução da Educação municipal, põe em risco a melhoria da educação de Jequié e atinge, negativamente, a vida de mais de 50 mil pessoas que estão diretamente ligadas a Educação de Jequié entre professores, gestores escolares, pais e, principalmente, o maior de todos os atores neste grande projeto de reestruturação, que são os alunos da rede municipal de ensino”, diz o prefeito.

Ricardo David é o novo presidente do Vitória

Ricardo obteve 945 votos e vai comandar o clube até 2019

Ricardo David venceu a eleição para presidente do Vitória. A eleição aconteceu quarta-feira (13), no Barradão. Segundo o Bocão News, ele obteve 945 votos. Manoel Matos ficou em segundo lugar com 607 votos, Raimundo Viana com 229, Tiago Ruas com 13 e Gilson Presídio com sete votos. David comanda o clube até dezembro de 2019.

Santa Casa vai implantar Centro de Reabilitação de Jequié Nice Aguiar

Dona Nice Aguiar assinando a doação  com a superintendente da FJS Leila Iossef no cartório de Ana Paula

A Santa Casa de Jequié recebeu doação de terreno de 4.805 m2, feita pela senhora Nice Aguiar, onde será construído o Centro de Reabilitação de Jequié Nice Aguiar. Voltado à saúde do idoso e às pessoas com deficiência, o Centro vai oferecer diversos serviços de reabilitação, que serão realizados por uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados. A solenidade de assinatura do termo será realizada no próximo sábado (16), às 9h, na Santa Casa. Na oportunidade, será feita apresentação do trabalho desenvolvido pela unidade ao longo do ano.

Luto: Falece em Jequié o popular Zé Bodão da Ceplac

Zé Bodão funcionário do escritório da Ceplac em Jequié

Registramos o falecimento na manhã desta quinta-feira (14), em uma unidade hospitalar de Jequié, o Sr. José Barros de Souza, conhecido  popularmente por “Zé Bodão”, funcionário do escritório da Ceplac, em Jequié. Casado com a Sra. Ida Célia de Andrade Souza, funcionária administrativa da Câmara Municipal de Jequié, Zé Bodão é originária de tradicional família da região da caatinga, localidades de Santa Clara e Santa Rita. O corpo está sendo velado na Pax Internacional de onde sairá o féretro às 16h, desta quinta-feira (14), para o cemitério São Sebastião, no Curral Novo.

Congresso derruba vetos de Temer ao Pró-Santas Casas

Deputado Antonio Brito disse ser mais uma grande conquista para o setor

Com a articulação da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, deputados e senadores rejeitaram, na última quarta-feira (13), os vetos presidenciais impostos aos parágrafos 5º e 6º do artigo 2º da Lei do Pró-Santas Casas (13.479/2017). Os dispositivos estabeleciam que, para receber os recursos, as instituições devedoras de impostos à União ficariam desobrigadas da apresentação da Certidão Negativa de Débitos (CND), desde que o dinheiro fosse utilizado no pagamento das dívidas atrasadas. A norma, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), e que foi sancionada no dia 5 de setembro, visa a criação de duas linhas de crédito subsidiados direcionadas aos hospitais e santas casas que atendem de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS) pelos bancos oficiais: uma de reestruturação e outra de capital de giro. Após a derrubada dos vetos, o deputado federal Antonio Brito (PSD-BA) celebrou: “Esta é mais uma conquista para o setor, pois esta proposta foi criada justamente para atender as instituições que estavam com sérias dificuldades financeiras”, disse o presidente da Frente Parlamentar.

Indivíduo tomba ao reagir a voz de prisão no Sol Nascente

Arma e material apreendido que se encontra em poder do suspeito

Guarnição da CIPE CENTRAL recebeu denúncias de populares que havia grande movimento de veículos e motos na rua Demóstenes Pires, no bairro Sol Nascente, fato que despertou a atenção dos policiais em se tratando de período chuvoso. Ao realizar o patrulhamento tático, precisamente os policiais verificaram  um indivíduo em atitude suspeita, tendo o mesmo tentado evadir, adentrando em uma residência em desabalada carreira, momento em que a patrulha policial militar fez o acompanhamento. Diante o cerco imposto, o indivíduo identificado por Lucas Borges dos Santos efetuou disparos de arma de fogo, tentando abrir o cerco a força havendo o revide por  parte da guarnição PM.. Ao cessar os disparos, os policiais perceberam que o indivíduo tinha sido alvejado, sendo encaminhado ao Hospital Prado Valadares, ainda com sinais vitais, sendo posteriormente constatado o óbito pelo médico de plantão. Em poder do indivíduo que possui várias passagens por diversos delitos foram apreendidos 01 revólver calibre .38 com numeração suprimida,  marca Taurus, contendo 04 munições deflagradas, 02 munições intactas;  Uma quantidade de substância análoga a maconha, pesando cerca de 100 gramas;  20 pinos contendo substância análoga a cocaína, pesando cerca de 50 gramas.

Colo-Colo de Ilhéus está em processo de extinção

O Colo-Colo é nos dias de hoje não tem sequer tem jogos de camisas

Depois de tanto sucesso e alegria, campeão baiano da 1ª Divisão de 2006, lamentavelmente o Tigrão, como é conhecido o Colo-Colo da Cidade de Ilhéus, no Sul do Estado, vive um momento triste, a caminho da extinção, fora do futebol, como já aconteceu com o Camaçari, o Galícia, Ypiranga, deixando mais pobre o moribundo triste e feudal futebol da Bahia.  Um time sem gestão, sem projeto e sem nenhuma expectativa e perspectiva de futuro, fora da disputa da 2ª Divisão baiana em 2018.

Uma equipe que chegou ao fracasso por falta de profissionalismo. Um time insolvente e suas dividas ultrapassam meio milhão de reais. A situação do time é tão feia que até os troféus se encontram escondidos para que a Justiça trabalhista não faça a penhora, inclusive a taça de campeão de 2006. Seus funcionários estão com seis meses de salários atrasados.

O clube não tem sequer um imóvel ou mesmo um bem material. A administração do clube vive de favor há décadas num coió no Mário Pessoa. A situação do Colo Colo é desesperadora. Um time que não tem unidade entre os seus próprios diretores, inclusive o vice-presidente rompeu com o atual presidente alegando mazelas.  Por sua vez, o presidente acusa o vice de irresponsável e omisso nas situações difíceis. Parte da imprensa pede a renuncia do atual presidente; as torcidas organizadas afirmam que enquanto permanecer o Sr. Raimundo Borges na presidência, não irão ao estádio. O Colo Colo vive uma desgraça só. Texto  do Jornal do Radialista