Cerro Porteño inaugura estádio que custou 5% das obras do Maracanã

Na inauguração no sábado, 19, o Cerro foi derrotado por 1×2, em jogo amistoso com o Boca Juniors 

Enquanto vários clubes brasileiros sonham com um estádio próprio ou usam dinheiro público na intermediação, o Cerro Porteño, um dos dois maiores clubes do Paraguai, acaba de inaugurar sua nova casa. E com um preço de dar inveja a qualquer clube do Brasil: 22 milhões de dólares (cerca de R$ 69 milhões), o que corresponde a 5% do preço do Maracanã (R$ 1,2 bilhão). “La Nueva Olla” levou dois anos, oito meses e 18 dias para ser construído e passa a ser o estádio mais moderno do país, com capacidade para 45 mil torcedores. O novo estádio foi erguido no lugar do antigo “La Olla”, no coração do bairro Obrero, em Assunção. E com um detalhe: 40 torcedores da principal torcida organizada do clube participaram da construção. A diretoria do Cerro contratou os torcedores, que participaram das obras por 18 meses, ao lado dos demais trabalhadores, que eram de uma empresa terceirizada.

Direitos do Cidadão que maioria dos Cidadãos e Cidadãs desconhecem

“Pegar carona” em avião da FAB tem garantia na Lei

Na edição deste domingo, 20, do jornal Correio 24h, reportagem assinada pela jornalista  Amanda Palma, relaciona uma série serviços aos quais os cidadãos e cidadãs brasileiros têm direito, sem ter que pagar,  mas não fazem a menor ideia de que estão disponíveis. Conheça a seguir alguns desses serviços:

1 – Qualquer pessoa pode se cadastrar para pegar carona em um avião da FAB. Para isso, é necessário procurar o Correio Aéreo Nacional (CAN) e fazer a inscrição, que é válida por 10 dias. Segundo a FAB, não dá para fazer um agendamento preciso, “as aeronaves de transporte da FAB realizam voos não regulares com diversas origens e destinos e as vagas para pessoas inscritas no CAN são disponibilizadas em aproveitamento de missão”. Para fazer a inscrição é necessário levar o documento de identidade e preencher uma ficha, e também dá para fazer a ficha de outra pessoa, caso você queira levar um acompanhante. Mas, para voar em um desses aviões, é preciso respeitar algumas regras, como não usar “calções, bermudas, tamancos e chinelos; camisetas desportivas sem mangas; e camisas ou camisetas com propaganda político-partidária ou com inscrições que atentem contra a moral e os bons costumes”. Menores de 18 anos também podem viajar, mas com a autorização e inscrição realizada pelos pais ou responsáveis legais. As viagens são realizadas no C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-99 Emb 145, C-130 Hércules. Mais informações – CAN Salvador: (71) 3377-8225.

2 – Jovens podem viajar de graça pelo país: quem tem entre 15 e 29 anos e é de baixa renda pode viajar de ônibus sem pagar nada entre os estados brasileiros. Para ter direito ao benefício, é necessário ter uma renda de até dois salários mínimos. O jovem deve fazer um cadastro no aplicativo ou no site ID Jovem e fornecer o Número de Identificação Social (NIS). Quem for usar o benefício deve fazer a reserva com, no mínimo, três horas de antecedência. São reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros; e duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas. Se a empresa se recusar a conceder o benefício, a pessoa deve procurar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

3 – Doador de sangue tem direito a meia-entrada: a lei estadual está em vigor desde 2014, quando foi aprovada pela Assembleia Legislativa. O doador deve ter carteirinha do hemocentro onde fez a doação, com a data e o nome do doador. Após a doação, os homens terão três meses para usar o benefício, e as mulheres, 120 dias. Depois, é preciso uma nova doação para seguir com direito ao desconto.

4 – Estado dá cadeiras de rodas gratuitas para deficientes:  O paciente deve procurar em Salvador o Centro de Prevenção e Reabilitação do Portador de Deficiência (Cepred), que fica na Avenida ACM (em frente ao Bompreço) de segunda a quinta-feira, a partir das 7h,  apresentar relatório médico indicando a necessidade da cadeira de rodas e o tipo, além de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. Depois, o paciente é atendido pelo Grupo de Orientação, composto uma equipe multiprofissional, que avalia e faz a triagem para saber se ele é perfil do atendimento prestado pela unidade. Após a avaliação, o solicitante será informado de quando vai retirar o equipamento. Qualquer dúvida procura a Secretaria de Saúde do seu município.

5 – Pessoas com câncer têm direito a aposentadoria por invalidez, quitação de financiamento da casa própria, e podem sacar o FGTS: os pacientes que têm câncer e estiverem na fase sintomática da doença podem fazer o saque do FGTS ou do PIS/Pasep. Para isso, devem apresentar o atestado médico com validade não superior a 30 dias, contados a partir de sua expedição, firmado com assinatura sobre carimbo e CRM do médico responsável pelo tratamento, contendo diagnóstico que relate a doença do paciente. A retirada deve ser feita na Caixa Econômica Federal. Já a aposentadoria por invalidez pode ser concedida após uma perícia médica realizada no INSS.

6 – Idosos podem viajar de ônibus de graça ou com desconto: o Estatuto do Idoso garante o acesso gratuito ou desconto de 50% nas passagens de viagens interestaduais no país. De acordo com a lei, cada veículo deve reservar dois assentos para os idosos. Para ter direito ao benefício, é preciso emitir a Carteira do Idoso. Essa carteira só pode ser gerada para pessoas acima de 60 anos, que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos.Com o comprovante de renda também é possível garantir o desconto.

7 – DNA de graça: quem não tiver a paternidade reconhecida, pode recorrer à Defensoria Pública para fazer um exame de DNA gratuito. Durante esse mês de agosto acontece a Ação Cidadã – Sou Pai Responsável e será possível fazer o exame por meio da saliva. No decorrer do ano é feito por exame de sangue. O primeiro passo é a tentativa de reconhecimento voluntário, por meio do diálogo. Caso não ocorra, a Defensoria solicita o exame de DNA, que fica pronto entre 30 e 40 dias. “Caso a pessoa se negue a submeter o exame, a Defensoria aciona judicialmente para que o exame seja feito”. Após o exame, é feito o encaminhamento para o registro. Vale lembrar que se a pessoa já tiver um pai registrado, não poderá fazer o exame.

8 – Passe Livre para pessoas deficientes que sejam carentes: o Passe Livre é um benefício do governo federal, que garante a gratuidade nas passagens para viajar entre os estados brasileiros. O beneficiário deve possuir deficiência física, mental, auditiva, visual ou múltipla e ser comprovadamente carente. Para ter o direito concedido, é preciso fazer um cadastro no site do Ministério dos Transportes e enviar a documentação necessária, junto com a documentação do acompanhante. O prazo para que o benefício seja concedido é de 30 dias.

9 – Passagens de ônibus têm validade de um ano: desde 2009, a Lei nº 11.975 garante que as passagens tenham validade de 1 ano, a partir da data de emissão. A legislação é válida para bilhetes de passagens adquiridos no transporte coletivo rodoviário de passageiros intermunicipal, interestadual e internacional. A lei garante ainda que os bilhetes com data e horário marcados poderão, dentro do prazo de validade, ser remarcados. Além disso, também está garantido o reembolso da passagem antes do embarque.

10 – O consumidor tem o direito de suspender (uma vez no ano) serviços como telefone fixo, TV e energia: o artigo 111 da resolução da Anatel nº 426/2005 garante que o consumidor, caso esteja adimplente com a prestadora do serviço, pode solicitar uma única vez, a cada 12 meses, a suspensão do serviço por, no mínimo, 30 dias, e, no máximo, 120 dias.A resolução garante que deve ser mantido “seu código de acesso e a possibilidade de restabelecimento da prestação do serviço no mesmo endereço”.

11 – Cliente não pode ser obrigado a pagar multa por perda de comanda de consumo: apesar de ser comum, nenhum estabelecimento pode cobrar uma multa pela perda de comanda de consumo. Esse direito está assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor. O parágrafo V do artigo 39 garante que o comerciante não pode “exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva”. E no artigo 51, a lei diz que o não se pode estabelecer “obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade”. O cliente que passar por essa situação pode chamar a polícia.

NOSSO QUESTIONAMENTO – SERÁ QUE ESSES DIREITOS SÃO REALMENTE ACATADOS E RESPEITADOS PELOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E EMPRESAS PRIVADAS DOS SEGMENTOS CITADOS?

9ª Coorpin cria escala de plantão regional de 12 horas na DT de Jaguaquara

Ocorrências policiais de onze municípios passam  para a Delegacia de Jaguaquara nos finais de semana

A 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior/Coorpin instituiu desde a última sexta-feira, 18, a escala de Plantão Central de 12 horas, na sede da DT do município de Jaguaquara. A escala cumpre orientação do Departamento de Polícia do Interior-Dirpin e, se estenderá todos os finais de semana, das 18 horas de um dia até as 6h da manhã do dia seguinte. Para cumprimento da escala, comunicada pelo diretor regional delegado Fabiano Aurich, será utilizado através de revezamento equipes de quatro profissionais, formadas por um  delegado, um escrivão e dois investigadores da Polícia Civil. Durante o período de plantão, a equipe terá como incumbências registro de termos de flagrante, levantamentos cadavéricos e demandas procedentes de Jaguaquara (base), Brejões, Cravolândia, Irajuba, Itaquara, Itiruçú, Lajedo do Tabocal, Maracás, Nova Itarana, Planaltino e Santa Inês. Até a criação do Plantão Central de Jaguaquara, todas as ocorrências policiais nesses municípios, juntavam-se aos de Jequié e de outras localidades e eram direcionados à sede da 9ª Coorpin/Jequié.

Sd PM é preso por colegas da própria CIPM que trabalha sob suspeita de roubo

PM Denison foi apresentado inicialmente na Delegacia de Polícia onde foi autuado em flagrante

Um soldado da Polícia Militar foi preso pelos próprios colegas suspeito de tentar roubar algumas pessoas que se encontravam em uma oficina mecânica no centro de Ubaitaba, localizado no sul da Bahia. O soldado PM Denison José Souza Júnior estava portando o simulacro de arma de fogo. O policial chegou a roubar a corrente de uma das vítimas e foi surpreendido pela chegada de PMs que faziam rondas no centro da cidade. O comando da 61ª CIPM/Ubaitaba onde o policial é lotado confirmou o ocorrido. O delegado de Ubaitaba, Adelino Loyola, autuou em flagrante o policial por tentativa de roubo e resistência à prisão. Ele foi apresentado à Corregedoria da Polícia Militar, em Salvador e ficará custodiado na Coordenação de Custódia Provisória no complexo da Mata Escura. Ainda de acordo com a corporação, será instaurado um Processo Administrativo Disciplinar para apurar as circunstâncias “sob a ótica da esfera administrativa sem prejuízo das culminações penais que sua conduta delituosa prevê”.

Fones de ouvido podem transmitir muitas doenças, revela estudo

Uso do mesmo fone por mais de uma pessoa é desaconselhado pelos cientistas

Um estudo realizado pela faculdade de medicina da Devry Metrocamp, em Campinas, revelou que os fones de ouvido acumulam cerca de 10 mil tipos diferentes de fungos e bactérias. Os pesquisadores chegaram a este número depois de analisar 40 fones diferentes. Em 86% dos aparelhos analisados existiam microorganismos que podiam provocar infecções, seja na pele ou nas vias aéreas. Os cientistas aconselham a não dividir os fones com ninguém e eles devem ser totalmente limpos com álcool isopropílico, que não estraga os aparelhos eletrônicos.

BAHIATER muda direção operacional na regional de Jequié

Ricardo Rocha substitui Cláudio Pinto na direção da Bahiater

A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), na região de Jequié, estará mudando a direção operacional, com a nomeação publicada no Diário Oficial Oficial do Estado, de sexta-feira, 18, do advogado Ricardo Bittencourt Rocha, em substituição ao administrador Cláudio Pinto Duarte, que vinha exercendo o cargo desde a época em que tinha a denominação de EBDA (Empresa Bahiana de Desenvolvimento da Agricultura).  O órgão integra a estrutura administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural-SDR.

Panificadores participam de Encontro Regional em Jequié

Presidente Robson Bulhões (no centro) fez a abertura do XVI Encontro de Panificação

Aberta na noite desta sexta-feira, 18, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jequié-ACIJ, o XVI Encontro Regional de Panificação, promovido pela Associação de Panificadores de Jequié. O presidente da entidade, Robson Bulhões, fez a saudação aos parceiros, colegas e autoridades presentes, ao lado do presidente da ACIJ, Cássio Moura, do presidente do Conselho Comunitário de Jequié, Tadeu Cafezeiro, da gerente regional do SEBRAE em Vitória da Conquista, Josinete Viana e do presidente da Associação Comercial de Vitória da Conquista, Itamar Figueiredo dos Santos.

Palestrante Marcos Paulo abordou o tema Motivação

Após a abertura, o consultor Marcos Paulo, fez palestra sobre o tema Motivação. Panificadores das cidades de Itabuna, Vitória da Conquista, Juçari, Nova Itarana, Aurelino Leal, Pojuca, Planalto, Ubaitaba,  Canavieira, Planalto e Montes Claros-MG, juntam-se aos de Jequié e de outras cidades da região participando do evento.

Abertura do Encontro lotou de convidados o auditório da ACIJ

Neste  sábado,19, com palestras na sede da Associação dos Panificadores de Jequié, às 10h, sobre Gestão de negócios em tempo de crise, por Celso Galvão; às 14h, A importância da Central de Negócios para o setor de panificação, por José Alves Amorim, ambos do SEBRAE. No mesmo local, serão realizadas as oficinas Panificação e Confeitaria, às 8h, com os técnicos Wilson e Nicolau (Consolata) e às 10h, Pães rústicos com fermentação natural, com o técnico Samuel Souza Santos (M Dias Branca); na unidade móvel do Senai, instalada  na Praça da Catedral de Santo Antonio, as oficinas serão às 9h de Tortas finas pelo técnico Carlos Alexandre (J. Macedo), às 10h Doces e Salgados com massas folhadas, pelo técnico Danilo Araújo (Sarandi) e às 13h30 Confeitaria, brilhos e recheios (Adinor). A festa de encerramento no salão de eventos no Hotel Granterrara, contará com os shows do Mágico Mingau, o cantor e humorista Zéu Britto e no encerramento a banda Flash Back.

Prorrogadas inscrições do processo seletivo 2017 do IFBA

As inscrições para o  processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) foram prorrogadas até o dia 31 de agosto. Já o prazo para os candidatos efetuarem o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35 é até o dia 1º setembro. Ao total, serão ofertadas 5.185 vagas para cursos técnicos, distribuídas entre os 19 campi do instituto. As provas acontecerão no dia 22 de outubro, das 8h às 12h30. Para a forma integrada, a prova será composta por uma redação e questões de língua portuguesa, matemática, história e geografia. Já para a subsequente, os candidatos serão avaliados com provas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, física, química, biologia, inglês ou espanhol.

Família pede justiça na identificação de assassinos de guardador de carros

Eudes irmã de Ezequiel pediu justiça na 93 FM

A elucidação da autoria e motivação do assassinato do guardador de carros Ezequiel Santos de Araújo, 25 anos “Quiel”, foi pedido pela irmã da vítima, Eudes Santos, na manhã desta sexta-feira, 18, no programa Jequié Urgente, da 93 FM. Segundo a mulher, o seu irmão se encontrava por volta das 20h de sexta,11, num bar no KM 4, quando dois indivíduos se aproximaram andando da vítima e fizeram vários disparos contra o homem. Ezequiel tombou ferido foi levado para o Hospital Geral Prado Valadares, onde morreu, não resistindo aos ferimentos.  Eudes Santos disse que está clamando para a Polícia no sentido de que seja elucidado o crime.

Comunidade espanhola de Salvador lamenta atentado em Barcelona

Representantes da comunidade espanhola em Salvador lamentaram, nesta quinta, 17, o atentado terrorista na região de Las Ramblas,   em Barcelona. O Consulado Geral da Espanha, o Clube Espanhol, o Instituto Cervantes, a Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago e demais centros espanhóis na cidade; além do hotel Grand Palladium, em Praia do Forte (Mata de São João), hastearam a bandeira do país a meio mastro, em sinal de luto e solidariedade pelos mortos e feridos no atentado. O grupo extremista Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado em Barcelona que deixou ao menos 12 mortos e mais de 80 feridos. O grupo divulgou comunicado através de sua agência de notícias, Aamaq, e o núcleo de inteligência SITE, que monitora grupos extremistas, confirmou a informação. Um motorista avançou com uma van contra uma multidão em uma avenida do centro da cidade, perto das Ramblas, área turística de Barcelona. O motorista foi preso e já identificado, enquanto outro suspeito foi morto pela polícia.