GM Fraga eleito diretor da Guarda Municipal de Jequié

Guarda Fraga retorna para comanda a Guarda Municipal de Jequié

Guarda Fraga retorna para comanda a Guarda Municipal de Jequié

Com um total de 1o6 votos obtidos, a chapa 3, tendo como candidato ao cargo de diretor da Guarda Municipal de Jequié, o GM Adernil Fraga  de Oliveira e subcomandante a GM Ediene Neto Santos, foi eleita para dirigir a instituição no próximo quadriênio. Fraga retorna ao cargo pela maioria dos votos dos colegas, após passagem de três meses da direção este ano, no período de interinidade do vice-prefeito Sérgio da Gameleira.

Mesa que coordenou a apuração dos votos

Mesa que coordenou a apuração dos votos

A apuração dos votos foi realizada na sede da Guarda Municipal no final da tarde desta sexta-feira (9/12). A chapa 1, encabeçada pelo atual diretor, GM Frankney da Silva Souza e subcomandante o GM Valdinélio Santos Barros, obteve 53 votos e a chapa 4, tendo como diretor o GM Gilmar Nunes de Oliveira e subcomandante Nilson Jesus de Souza, obteve 10 votos, sendo registrado um voto nulo. Dos 180 guardas municipais aptos a votar, compareceram 170. Uma das propostas de campanha da chapa eleita é fazer voltar a escala de trabalho 24 por 48 horas, estando em prática atualmente a escala de 24 por 72 horas. Em valores  a carga atual com o pagamento mensal de horas extras, representa R$ 221 mil. Caso seja adotada a nova proposta o valor será aumentado para R$ 300 mil.

Gif_500_100_gimacon (1) (1)

Exigência para registro prova de vida em banco provoca insatisfação

Idosa acamada no banco para fazer a prova de visa provocou protestos

Anciã n acamada no banco para fazer a prova de visa provocou protestos

“Exigir que uma pessoa enferma [especialmente idosos] sejam levada no leito a uma agência bancária para fazer o registro de sua prova de vida, é um procedimento legal que não deixa de ser imoral”.

Essa foi a queixa das pessoas que se encontravam na manhã desta sexta-feira (9/12) em uma agência bancária de Jequié. Prostrada em uma maca, uma anciã foi conduzida ao banco por funcionários de uma empresa, para fazer o registro. As pessoas presentes entendiam que os bancos deveriam designar um funcionário para realizar no domicílio ou no hospital esse tipo de procedimento. A reportagem do blog Jequié Repórter, não procurou a administração da agência bancária para ouvir explicações sobre a exigência. A  prova de vida e a renovação de senha bancária dos beneficiários do INSS são obrigatórias e devem ser realizadas anualmente. Quem não fizer este procedimento poderá ter o benefício suspenso até regularizar a prova de vida. O beneficiário deve ir até sua agência bancária, levando um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, entre outros). Para tornar o processo de recebimento mais seguro, alguns bancos que possuem sistemas de biometria estão usando essa tecnologia para realizar a comprovação de vida nos próprios terminais de autoatendimento. Diz a lei que, “Quem não puder ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldade de locomoção pode realizar a prova de vida por meio de um procurador, que deve ser previamente cadastrado no INSS”.

SWS

Centrão pressiona e anúncio de Imbassahy em Ministério é adiada

Presidente do Senado Renan Calheiros sendo cumprimentado pelo deputado Antonio Imbassahy

Presidente do Senado Renan Calheiros  cumprimentado pelo deputado Antonio Imbassahy

O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, do PSDB da Bahia foi escolhido para assumir a Secretaria de Governo, deixada há duas semanas pelo peemedebista Geddel Vieira Lima.  O nome foi acertado entre o presidente Michel Temer, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, como forma de incluir os tucanos, descontentes com a gestão de Temer, no núcleo político do governo. No entanto, uma ampla mobilização ao longo do dia vinda do Centrão, um dos pilares da base aliada de Temer, fez o Planalto adiar o anúncio da nomeação, inicialmente previsto para a tarde de quinta-feira (8/12). Embora Imbassahy continue sendo apontado como o nome de Temer para o posto, o presidente preferiu aguardar para tentar resolver o conflito na base. O desafio de Temer agora é tentar isolar a escolha do Secretário de Governo da eleição para a presidência da Câmara. O líder do governo no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), afirmou, que a ida de Imbassahy para a vaga de Geddel seria um reforço importante na articulação política, principalmente na Câmara, onde a situação é complicada por causa de vários grupos na base governista com interesses diferentes. Senadores da oposição discursaram no plenário do Senado acusando o PSDB de estar articulando “um golpe dentro do golpe” para tomar o comando da economia do governo Michel Temer , derrubar o presidente e eleger indiretamente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para um mandato tampão até 2018. O primeiro passo seria a indicação do deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA) para chefiar uma nova secretaria, na vaga do ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Gif_500_100_gimacon (1) (1)

Já pensou em investir o 13º salário no sonho da casa própria?

Especialistas afirmam que o financiamento em imóvel é um investimento seguro; confira as dicas

Especialistas afirmam que o financiamento em imóvel é um investimento seguro; confira as dicas

O ano está acabando e, para que você possa começar 2017 com planejamento e cautela, o 13º salário deve ser utilizado com o nobre objetivo da realização de sonhos, dando um destino melhor para o extra e não com gastos supérfluos. Se você está determinado a cumprir esta meta, que tal usar esse valor na compra da casa própria? Especialistas afirmam que os fundos imobiliários têm ativo fixo, por isso transmitem maior segurança, inclusive em momentos de crise.

O 13º salário, portanto, pode ser aplicado na entrada da compra de um imóvel, servindo como um valor a mais para diminuir o montante do financiamento, verificando, inclusive, as condições da proposta e a possibilidade de se conseguir crédito, ou adiantando prestações, amortizando as parcelas de forma antecipada. Ao diminuir o saldo devedor você pode ver as suas parcelas futuras também diminuídas.

Mas se você já tem a certeza absoluta de que a compra de um imóvel é a escolha mais certa, organizou as contas antecipadamente para essa finalidade e já tem o dinheiro para o financiamento, você também pode fazer um fundo de reserva com o 13º salário, que vai servir pra pagar as despesas extras na aquisição da casa própria, ou usá-lo para pagar serviços e taxas.

O importante é fazer um bom planejamento pra começar 2017 com o sonho da casa própria realizado. Conheça o residencial que a E2 Engenharia e Empreendimentos indica pra você:

Parque Mirante

O Parque Mirante é um condomínio especial. Já conta com casas prontas pra morar, com dois quartos com suíte, sala, cozinha, área de serviço, varanda, banheiro e duas vagas de garagem em cada uma delas. O condomínio é seguro, 100% murado e com guarita de administração. Tem fácil acesso pelo bairro Jequiezinho, vista privilegiada da cidade e, quem comprar uma casa, ainda ganha seis meses grátis de taxa de condomínio. O condomínio fica no Loteamento Condomínio Chácara Borda da Mata, no bairro Jequiezinho. Contato da Central de Vendas: 73 3046-5115.

Deputado Euclides comenta suposta filiação de Euclides Júnior ao PSD

Deputado Euclides diz que possível filiação de Júnior ao PSD do deputado Antonio Brito

Deputado Euclides diz que  Júnior filiar-se ao PSD do deputado Antonio Brito não tem a sua orientação

O deputado estadual Euclides Fernandes (PSL), comentou pela primeira vez, nesta quinta-feira (8/12), em entrevista ao blog Jequié Repórter, informações dando conta de que o seu filho Euclides Júnior, estaria se desvinculando do PTN, partido que segue a sua orientação no município, para se filiar ao PSD, que tem o comando do deputado federal Antonio Brito. O deputado Euclides disse que  a suposta mudança não foi discutida com ele, tampouco teve de sua parte qualquer influência e, afirmou ter tomado como surpresa a notícia através de postagens feitas pelo próprio Euclides Júnior, em sua página pessoal nas redes sociais e em blogs da cidade. “Euclides Júnior, tem convicções próprias, é uma pessoal afável, tem muitos amigos e seguidores, teve passagens na vida pública pela Câmara de Vereadores e pela Secretaria de Serviços Públicos, o que deve ter despertado o reconhecimento do grupo político do deputado federal para lhe fazer o convite”, sugeriu. O deputado Euclides revelou que, se Euclides Júnior tivesse lhe consultado sobre o seu futuro político partidário, teria sido orientado para permanecer no PTN ou outra sigla aliada, nunca migrando para um partido adversário no município. O deputado se referiu também a entrevista concedida pelo prefeito eleito de Jequié, na qual, o entrevistador, integrante da assessoria política do prefeito, sugeriu que o ingresso de Euclides Júnior no PSD teria a orientação [dele Euclides] para conseguir espaço e aproximação à futura administração, para conquistar uma nomeação. “Essa talvez tenha sido uma insinuação com o cunho de maldade. Me mantenho adversário político do grupo que dirigirá o município nos próximos anos e não usaria desse artifício, através do prestígio de terceiros, para me aproximar da gestão. Minhas decisões são sempre muito pontuais e afirmativas quando decido apoiar ou ser adversário político de um grupo, sou eu quem tomo  frente das negociações, em nenhuma hipótese usaria meu filho como moeda de barganha”, concluiu o deputado Euclides Fernandes.

SWS

Bebê de 7 meses morre eletrocutada ao brincar com cabo de smartphone ligado à tomada

Manter cabos e celulares ligados ao alcance de crianças e muito perigoso

Manter cabos e celulares ligados ao alcance de crianças e muito perigoso

Uma bebê de 7 meses morreu eletrocutada enquanto brincava com um smartphone estava ligado na tomada para carregar, no Cazaquistão. O incidente aconteceu no último domingo, enquanto a mãe dormia. A criança acordou e alcançou o dispositivo, que estava ligado à tomada perto da cama. As informações são do site local Stand.A mãe, que não teve a identidade divulgada, contou que a filha acordou e começou a mastigar o cabo do celular. Foi quando ela sofreu a descarga elétrica. Os pais ainda tentaram socorrê-la, mas não tinha mais o que ser feito e os médicos declararam o óbito.As investigações ainda estão em andamento, assim como os exames médicos no corpo da bebê.

Gif_500_100_gimacon (1) (1)

Supremo mantém Renan Calheiros na presidência do Senado

STF

Por 6 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (7/12) manter o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no cargo. A Corte decidiu derrubar a decisão individual do ministro Marco Aurélio, que determinou o afastamento do senador. Votaram pelo afastamento de Renan do cargo o relator, Marco Aurélio, e os ministros Edson Fachin e Rosa Weber. Celso de Mello, Dias Toffoli, Teori Zavascki, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e a presidente do STF, Cármen Lúcia, foram contra. A decisão mantém Calheiros na presidência do Senado, mas ele não pode ocupar mais a linha sucessória presidencial. O ministro Marco Aurélio votou para manter sua decisão liminar que determinou o afastamento de Renan da presidência do Senado. Em seu voto, Marco Aurélio criticou o descumprimento da sua decisão pelo Senado e determinou envio da cópia do processo para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que investigue os integrantes da Mesa do Senado que se recusaram a receber a intimação e a cumprir a decisão. Com a decisão da maioria da Corte, Renan Calheiros fica impedido somente de ocupar a linha sucessória da presidência da República em caso de viagem do presidente, Michel Temer, por exemplo. A questão sobre a permanência ou não de Renan no cargo foi motivada por uma ação original movida pelo partido Rede Sustentabilidade. O partido pediu ao STF que declare réus – pessoas que respondem a ação penal – impedidos de ocupar cargos na linha de substituição do presidente da República, formada pelos presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do STF. (Agência Brasil)

SWS

Delegada faz avaliação positiva da atuação da DEAM em 2016

No próximo ano a Delegacia Especializada em Atenção à Mulher-DEAM estará completando 9 anos de sua criação em Jequié. A delegada titular da DEAM, Alessandra Pimentel, participa do Jequié Repórter Entrevista, fazendo uma avaliação do trabalho desenvolvido pela unidade policial.

TCE/BA lança sumários com resultados de auditorias

Print

Como parte do esforço que tem desenvolvido para levar ao maior número possível de cidadãos os resultados dos trabalhos realizados por seus técnicos, auditores e conselheiros, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) lança, na próxima segunda-feira (12.12), quatro Sumários Executivos de Auditorias Operacionais. Como conteúdo, as quatro publicações, produzidas em linguagem simples e acessível, trazem trabalhos auditoriais realizados na administração estadual, envolvendo as áreas de Atenção Básica à Saúde/Programa Bahia Saudável; Lei de Acesso à Informação; Defensoria Pública do Estado; e Plano Plurianual (PPA).

Para aumentar a facilidade do acesso, juntamente com as publicações serão distribuídos marcadores de páginas com o código QR, por meio do qual o conteúdo digital dos sumários pode ser baixado no celular. Outra forma de conhecer o teor dos Sumários Executivos é entrar no portal eletrônico do TCE/BA (www.tce.ba.gov.br) e clicar no espaço do banner de publicações. E quem desejar receber exemplares impressos das publicações deve entrar em contato com a Ouvidoria do TCE (tel. 71-31154561).

natal grupo big

Justiça realiza solenidade de diplomação de eleitos no Fórum de Jequié

Juízes Eleitorais Carlos Alberto Fiúsa (22ª Zona), Valnei Mota (23ª Zona), Promotor Eleitoral Luciano Borges e o comandante do 19º BPM, tenente coronel Mota Lima, na mesa que dirigiu os trabalhos

Juízes Eleitorais Carlos Alberto Fiúsa (22ª Zona), Valnei Mota (23ª Zona), Promotor Eleitoral Luciano Borges e o comandante do 19º BPM, tenente coronel Mota Lima

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e suplentes de vereadores dos municípios de Jequié, Apuarema, Lafaiete Coutinho e Manoel Vitorino, foram diplomados pela Justiça Eleitoral da 22ª e 23ª Zonas, com sede no município de Jequié. A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira (7/12), no salão do Júri do Fórum Bertino Passos, sob a presidência do Juiz Eleitoral Carlos Alberto Fiúsa, ao lado do colega Juiz Eleitoral Valnei Alves Mota de Souza e outras autoridades.

Eleitos, familiares e amigos lotaram o salão onde a solenidade aconteceu

Eleitos, familiares e amigos lotaram o salão onde a solenidade aconteceu

O Juiz Carlos Alberto Fiúsa disse que com a diplomação dos eleitos a Justiça Eleitoral de Jequié, encerrava o ciclo do pleito municipal de 2016, que considerou uma vitória da democracia, triunfante nos municípios sobre a responsabilidade da Comarca de Jequié, transcorrendo de forma organizada e pacífica. “Meu desejo é que essas pessoas eleitas façam o que for possível para conduzir bem os seus municípios diminuindo a desesperança do povo em relação à classe política”, disse o Dr. Fiúsa.

O prefeito Sérgio Gameleira (PSB) e o vice Hassan Yossef (PTB) ao lado do Juiz Fiúsa

O prefeito Sérgio Gameleira (PSB) e o vice Hassan Yossef (PTB) ao lado do Juiz Fiúsa

Deputado Euclides Fernandes (PSL) veio de Salvador prestigiar a diplomação do seu filho Ramon, o vereador mais votado do município

Deputado Euclides Fernandes (PSL) veio de Salvador prestigiar a diplomação do seu filho Ramon, o vereador mais votado do município no pleito deste ano

Ao lado do prefeito Sérgio da Gameleira, a vereadora Laninha (PRP), será a única representação feminina na próxima legislatura

Ao lado do prefeito Sérgio da Gameleira, a vereadora Laninha (PRP),  única representação feminina na próxima legislatura

Gif_500_100_gimacon (1) (1)