Jequié: PSOL e PCdoB marcharão juntos nas eleições 2016

Celso Argolo será vice de com Marcos Ferreira estarão juntos na majoritária

Celso Argolo será vice de com Marcos Ferreira estarão juntos na majoritária

O PSOL e o PCdoB estarão juntos na disputa sucessória municipal deste ano em Jequié. O professor Marcos Ferreira (PSOL) será o candidato a prefeito enquanto o dirigente sindical Celso Argolo será o candidato a vice. A definição saiu em reunião realizada na noite da última terça-feira (26.7), as duas siglas também estarão coligadas nas eleições proporcionais (vereadores). A convenção que homologará a chapa PSOL/PcdoB, será na mesma data em que o PMDB realizará a sua convenção municipal em Jequié.

GIMACON-CAMPANHA-NOVA-BANNER-500X100 (2)

CIPE Central registra 87 dias de início de atividades

Major PM Rodrigo e o Coronel PM Lázaro no ato inaugural da CIPE Central

Major PM Rodrigo e o Coronel PM Lázaro no ato inaugural da CIPE Central

Os 87 dias de atividades da Companhia Independente de Policiamento Especializado-CIPE Central, com sede em Jequié, será comemorado nesta quinta-feira (28/7), às 9h, no Centro de Cultura ACM, com apresentação da produtividade pelo comandante da unidade militar na região, Major PM Fábio Rodrigo e, em seguida palestra sobre Chefia e Liderança – Desafios de uma nova era na gestão de pessoas, pelo Coronel PM RR Péricles de Oliveira.

SWS

Homem assassinado no Joaquim Romão estava em liberdade condicional

Eminho tombou morto próximo do local onde matou uma adolescente em 2013

Eminho tombou morto próximo do local onde matou uma adolescente em 2013

O homem assassinado por volta das 8h30 desta quarta-feira (27/7), com mais de 20 tiros provenientes de armas de fogo de diferentes calibres, de acordo com as informações da polícia, em janeiro de 2013, foi o autor do crime que teve como vítima a adolescente Aline Valasques,16 anos, morta com um tiro no quintal da casa que morava, fato presenciado pela própria mãe.  Emerson Santos, vulgo Eminho, 27 anos, foi preso em 2014 confessando na época esteva sob efeito de drogas quando matou a adolescente e que estava arrependido do ato praticado. Ele cumpriu pena no Conjunto Penal de Jequié tendo sido colocado recentemente em liberdade condicional pela Justiça. Na manhã desta quarta, próximo do local onde ele matou Aline, na Rua São Lucas, Alto da Bela Vista, Eminho foi perseguido por dois desconhecidos que estavam a pé e fizeram os disparos contra ele, com armas de calibres .40 e .38. A vítima teria tentado fugir do encalço dos dois homens adentrando em uma residência, mas não resistiu aos ferimentos e tombou morto na calçada. O corpo foi removido e levado para o IML de Jequié.

Big

TCM entrega relação ao TRE com 950 gestores “Ficha Suja”

Processos serão analisados e muitos políticos poderão ficar inelegíveis

Processos serão analisados e muitos políticos poderão ficar inelegíveis

Uma relação com 950 processos por contas rejeitadas de prefeitos baianos foi entregue nesta quarta-feira (27/7) pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A relação corresponde aos últimos oito anos. Da lista a Justiça Eleitoral irá identificar e relacionar aqueles que tiveram contas rejeitadas “por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa”, e que, a princípio, se enquadram na Lei de Ficha Limpa e portanto são inelegíveis nas próximas eleições. Ao entregar a relação de gestores municipais que tiveram contas rejeitadas o presidente do TCM cumpriu dever imposto por lei a todos os órgãos de controle externo de contas públicas. A publicação fornece ao TRE informações para a instrução de processos contra políticos ficha suja e aos próprios juízes que decidirão sobre a validade das candidaturas. A ação é conjunta com o Ministério Público da Bahia, que este ano este ano, pretende fazer um cadastro nacional dos políticos inelegíveis e propor, sempre que necessário, ações judiciais contra políticos corruptos e que cometeram crimes contra o erário, para afastá-los da disputa eleitoral. (Bocão News)

GIMACON-CAMPANHA-NOVA-BANNER-500X100 (2)

Asfixia do setor filantrópico na Bahia já provoca suspensão de serviços e fechamento de hospitais

Antônio Brito e Fabíola Mansur discutiram a campanha #SOS Saúde da Bahia

Antonio Brito e Fabíola Mansur discutiram a campanha #SOS Saúde da Bahia

O setor filantrópico se reuniu com a presidente da Frente Parlamentar Estadual das Santas Casas, deputada Fabíola Mansur (PSB), e com o presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas no Congresso Nacional, deputado federal Antonio Brito (PSD) para discutir a crise que asfixia o setor filantrópico na Bahia e que já causa suspensão de alguns serviços e risco de fechamento de entidades. Brito contextualizou a crise no cenário nacional, informando sobre o encaminhamento da pauta do setor em Brasília. Na reunião, na Federação das Santas Casas da Bahia (FESFBA), com a participação de associados da capital e do interior, o presidente Mauricio Dias exibiu os números da crise e da produção SUS. A deputada, que conhece bem e reconhece a importância do setor filantrópico, se comprometeu em dinamizar a Frente, que é suprapartidária, em defesa das Santas Casas. Ela também conheceu a campanha “#SOS Saúde da Bahia”, que está radiografando o setor filantrópico, mostrando sua importância para a população e a ameaça de desassistência, se nada for feito já.

SWS

Como reduzir minhas contas? Que tal começar pela fatura de energia elétrica?

CPFL Energia dá dicas de como reduzir a conta de energia elétrica

CPFL Energia dá dicas de como reduzir a conta de energia elétrica

Em momentos de aperto no orçamento familiar, como o atual, a maioria da população busca alternativas para reduzir os seus gastos para que caibam no bolso e consigam manter o padrão de vida. O que poucos sabem é que pequenas mudanças de hábitos e uma boa gestão do consumo de energia podem trazer uma boa economia na conta de luz, uma das principais despesas fixas do orçamento da família brasileira. De acordo com o último levantamento, em maio de 2016, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo médio de uma residência brasileira é de 160 kWh/mês. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) calcula uma média brasileira de R$ 0,48 reais por quilowatt-hora (sem impostos). Assim, uma fatura de energia elétrica de uma residência brasileira, em média, pode custar R$ 76,80. Mas, como reduzir a minha fatura de energia elétrica? É simples responder essa questão. Com a calculadora em mãos e algumas informações básicas e de fácil acesso, é possível estimar o valor da conta de luz e descobrir quais são os vilões da sua fatura. O primeiro passo é checar a potência dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos que você tem na sua residência, o que está disponível no próprio aparelho. Lembrando que é importante se atentar às certificações de eficiência energética, como o Selo PROCEL e a Etiqueta do Inmetro, que auxiliam a identificar o equipamento que consome menos energia e é mais eficiente.

Vamos exemplificar o cálculo com um item bastante comum nos lares de milhões de brasileiros: a TV LCD de 42’’, cuja potência é de 250 watts (250 W), segundo o Inmetro. Esse valor deve ser multiplicado pelo número de horas e de dias de uso durante um mês, ou seja, quanto tempo o aparelho fica ligado ao longo do mês. Assim, se ligarmos essa TV apenas no horário de pico (entre 18h e 21h) e utilizarmos todos os dias (30 dias), chegaremos ao consumo de 22.500 W. Para chegar à quantidade de energia consumida em kWh/mês, que é a referência da tarifa das distribuidoras de energia elétrica no país, é preciso os 22.500 W dividir por 1.000.  Portanto, uma TV LCD de 42’’, com uso diário de 3 horas, representa um consumo final de 22,5 kWh/mês. O cálculo final de quanto o aparelho representará, em média, na conta de energia elétrica, vai ser o resultado da multiplicação do consumo (já em kWh/mês) do aparelho pela tarifa de energia da distribuidora da sua cidade (para melhor resultado, convém considerar os impostos).

Aí fica o alerta: será que é preciso ligar a TV todos os dias? Ou será que existe outro aparelho com uma potência menor e que proporcionará um consumo reduzido? De acordo com uma página sobre provedores de eletricidade da Grã-Bretanha (uSwitch), uma televisão LCD de 32 polegadas eficiente usa a metade da eletricidade de uma TV de plasma de 42 polegadas.

Ao conhecermos melhor o nosso consumo de energia, teremos mais consciência para cortar o desperdício, contribuindo com a preservação do meio ambiente sem comprometer a nossa qualidade de vida e, ainda, reduzindo o valor da nossa conta de luz, proporcionando um alívio para o orçamento familiar.

Texto de Luiz Carlos Lopes Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia

GIMACON-CAMPANHA-NOVA-BANNER-500X100 (2)

Vagas de empregos no SineBahia Jequié nesta quinta, 28

sinebahia-vagas-de-emprego

O SineBahia em Jequié nesta quinta-feira (28/7), tem disponíveis as seguintes vagas: Atendente de lanchonete, ensino médio incompleto, não requer experiência; Chapista de lanchonete, ensino médio incompleto;  Confeiteiro, ensino fundamental completo; Costureira, ensino fundamental completo; Empregada doméstica, ensino fundamental completo; Encanador, ensino fundamental completo; Gerente comercial, ensino médio completo; Inspetor de linha de montagem, ensino médio incompleto; Operador de caixa, ensino médio completo; Supervisor de calçados, ensino médio incompleto; Vendedor pracista, ensino médio incompleto, habilitação Classe A. Para cada uma dessas funções a disponibilidade é de uma vaga; Mecânico de automóvel (02 vagas) , ensino médio incompleto, sendo exigida comprovação da  experiência mínima de 06 meses na função. É Imprescindível ao candidato portar número do PIS, PASEP ou NIS; Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

SWS

19º BPM prende indivíduos com porte ilegal de arma de fogo

Material apreendido em poder dos suspeitos

Material apreendido em poder dos suspeitos

Por volta das 20h15 de terça-feira (27/7) durante ronda na Avenida Vavá Lomanto, bairro Jeuiezinho, policiais militares na viatura Gavião 1910 percebeu dois elementos em condição suspeita em uma moto Honda CG Titan, de cor preta, que seguiam no sentido Avenida Senhor do Bomfim. Ao serem abordados, um dos indivíduos tentou escapar adentrando em uma igreja evangélica, sendo perseguido pelos policiais que o alcançaram em um beco. Durante a abordagem foi identificado Jean Cleiton Vieira Silveira, 18 anos, morador da Rua do Calcário, de posse de um revólver calibre 38 marca Taurus, com numeração suprimida. O condutor da motocicleta foi identificado por Adriano Santos de Jesus (Didiu), 25 anos, morador da rua Teixeira de Freitas, Pau Ferro. Um dos elementos já teve passagem pela polícia por receptação e porte ilegal de arma. Os dois foram conduzidos à Delegacia de Polícia junto com a motocicleta e o material apreendido.

GIMACON-CAMPANHA-NOVA-BANNER-500X100 (2)

Estudantes da rede estadual fazem manifestação na BR-420 nesta quarta, 27

Estudantes bloqueiam a estrada entre Jiquiriçá e Mutuípe

Estudantes bloqueiam a estrada entre Jiquiriçá e Mutuípe

Alunos do Colégio Estadual José Malta Maia em Jiquiriçá, realizam nesta quarta-feira (27/7), novo ato público com fechamento da Rodovia BR-420, trecho que liga os municípios de Jiquiriçá e Mutuípe. Eles reivindicam melhorias na infraestrutura da instituição de ensino – alegam que o telhado e laboratório de informática e ciências apresentam defasagem, cobram a construção de uma quadra de esportes e se solidarizam com trabalhadores terceirizados contratados pelo Estado para o setor de Educação  em Jiquiriçá, que enfrentaram atraso salarial e aguardam recontratação.

SWS

PTC realizará convenção municipal no domingo, 31

Paulo Vasconcelos deverá ter o seu nome homologado para disputar a prefeitura de Jequié

Paulo Vasconcelos terá candidatura oficializada a prefeito pelo PTC

O Diretório Municipal do Partido Trabalhista Cristão (PTC), no município de Jequié tem agendada para este domingo (31/7), a realização de Convenção Municipal, a partir das 8h30,  na Câmara Municipal de Jequié, para homologações dos nomes de candidatos a prefeitos e vereadores da sigla. O presidente municipal da sigla, professor Paulo Vasconcelos, deverá ter o seu nome oficializado na reunião para a disputa da sucessória municipal deste ano em Jequié.

GIMACON-CAMPANHA-NOVA-BANNER-500X100 (2)