Justiça decreta sigilo de investigações do acidente que matou Teori

Avião caiu no mar, a 2km da Ilha Rasa, em Paraty, na última quinta, 19

Avião caiu no mar, a 2 quilômetros da Ilha Rasa, em Paraty, na última quinta, 19

O juiz da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis, Raffaele Felice Pinto, decretou nesta segunda-feira (23) o sigilo das investigações sobre a queda do avião King Air C 90, que matou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e outros quatro ocupantes. A partir de terça (24), o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal começam a ouvir testemunhas do acidente. A Aeronáutica informou que o gravador de voz do avião sofreu danos ao chocar-se com o mar, mas que o equipamento possui duas partes e que o aparelho é altamente protegido.  Em nota, a Aeronáutica informou que o gravador de voz chegou na manhã de sábado (21) a Brasília para ser analisado em um laboratório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O gravador, comumente conhecido como caixa-preta, sofreu danos devido ao contato com a água do mar. A partir deste momento, diz a nota, serão seguidos os seguintes passos: secagem do equipamento, verificação da integridade dos dados, processo de degravação e transcrição das conversas. O tempo de duração de todo o processo depende das condições do equipamento. “É importante esclarecer que o cockpit voice recorder (CVR) possui duas partes. A primeira é o gravador em si, que armazena os dados. Essa parte é altamente protegida. A segunda é a chamada “base”, que contém cabos e circuitos que fazem a ligação com o armazenamento de dados. É essa segunda parte que está molhada e precisa ser recuperada”. (Agência Brasil)

SWS

Conselho Estadual reconhece curso de Medicina em Jequié

Medicina Uesb

O Conselho Estadual de Educação (CEE) emitiu parecer aprovando, por seis anos, o Reconhecimento do curso de Medicina, oferecido pela Uesb no campus de Jequié. O parecer foi publicado no Diário Oficial do último dia 19. Após o parecer, o Conselho encaminhou o Ato ao governador do Estado. “O Reconhecimento significa que conseguimos, nestes seis anos, planejar, organizar e implementar um projeto pedagógico que atendesse de forma atualizada às Diretrizes Curriculares Nacionais, formando profissionais médicos capazes de atender às demandas de saúde, com visão crítica da realidade, levando em conta os aspectos técnicos e éticos necessários”, destacou o coordenador do Curso, professor Tarso Carvalho Barberino. Para o professor, esse “é um momento muito importante também para a cidade de Jequié, que tem a concretização de um Curso tão fundamental para formação de profissionais que podem contribuir para reduzir o cenário de desassistência em saúde e a carência de médicos nas cidades mais distantes dos grandes centros do país”. Já para a professora Talamira Taíta Rodrigues, pró-reitora de Graduação (Prograd), o Reconhecimento é um desdobramento do trabalho de professores, alunos e da gestão administrativa/acadêmica da Universidade. “Esse momento é de coroamento para todos aqueles que acreditaram no potencial do curso, que se esforçaram para dar certo”, ressaltou a professora. O professor Paulo Roberto Pinto Santos, reitor da Uesb, afirmou que o Reconhecimento, após a formatura da primeira turma do Curso, fecha um ciclo. “Esse resultado nos coloca com objetivo de avançar na melhoria da infraestrutura e na qualificação do corpo docente, garantindo a manutenção da qualidade dos profissionais formados pela nossa Universidade”, afirmou o reitor. O Curso de Medicina do campus de Jequié foi criado em 2009 e teve a sua primeira turma formada em outubro de 2016. Informação da assessoria de imprensa da Uesb

Gif_500_100_gimacon (1) (1)

Intolerância é uma das causas de problemas diários no trânsito

Leitor do blog Jequié Repórter filmou com a câmara do aparelho celular na tarde de sexta-feira (20) uma cena flagrante e preocupante enfrentada no cotidiano relacionada à falta de educação no transito urbano ou até mesmo fora dele. A cena de intolerância foi flagrada na Rua Colombo de Novaes, em frente ao prédio da agência 1 da Caixa Econômica Federal. O motorista do veículo de transporte de valores irritado ao perceber que o motorista de uma caminhonete havia estacionado o seu veículo em ângulo, no local onde habitualmente é feita a retirada e abastecimento da agência bancária decidiu atravessar o veículo que dirigia no meio da via impedindo a circulação por alguns minutos, de outros veículos. A situação que travou o tráfego no local somente foi contornada através do diálogo, tendo como interlocutor um mototaxista que trabalha na área e conseguiu com muita conversa convencer o motorista do carro da empresa de segurança a fazer o contorno da caminhonete até que o motorista que estava no interior do banco retornasse para retirar o seu carro.

SWS

Prefeitura libera R$ 646 mil para amortizar dívida com terceirizados

Cópia do crédito liberado para a empresa na sexta, 20

Cópia do crédito liberado para a empresa na sexta, 20

A liquidação do débito da Prefeitura de Jequié com a empresa Terceira Visão e, consequentemente com trabalhadores terceirizados relativo ao exercício de 2016, parece ainda estar distante de ser finalizado. Na última sexta-feira (20), foi feito um crédito no valor de R$ 646.121,40 em favor da empresa para amortização da pendência. De acordo informações trazidas ao Blog Jequié Repórter, por alguns credores, a direção da empresa alega que foram feitos pagamentos de salários do mês de junho/2016, com recursos próprios e, parte desse desembolso será recuperado com o crédito feito agora pela Prefeitura. Em razão disso, grande maioria dos terceirizados ainda permanecerão aguardando o pagamento dos valores a que fazem jus durante os próximos meses.

Gif_500_100_gimacon (1) (1)

Marine filho de jequieense atua na cerimônia de posse de Donald Trump

Jequieense Alex Barros, da Marinha americana atua na segurança do presindete Donald Trump

Alex Barros, da Marinha americana atua na segurança do presidente Donald Trump

O Sargento brasileiro Alex Barros, integrante da United States Marine Corp-USMC (Corpo dos Fuzileiros Navais dos EUA),  foi convocado para atuar na segurança da cerimônia de posse do presidente recém empossado dos Estados Unidos, Donald Trump.  Radicado na América do Norte desde 1993, Alex com 37 anos de idade, nascido em Feira de Santana, morou com os pais parte de sua infância em Jequié, até transferir-se com a mãe para a América do Norte,  sendo filho do jequieense Adroaldo Barros e neto de Dorival Ramos Barros, patriarca de família com grande estima e conceito na cidade. Alex  é especialista em sistemas de segurança, devendo pelos próximos três meses permanecer trabalhando na Casa Branca. Tem na sua bagagem profissional trabalhos realizados anteriormente no Iraque (1 ano) e Japão (2 anos).

sws_wilson

Computadores são furtados em escola municipal na Urbis III

índice

Computadores do Colégio Municipal Stela Câmara Dubois, situado na Urbis III, em Jequié, foram furtados no último final de semana. Operários da Prefeitura chegaram na manhã desta segunda-feira (23), para realizarem serviços de manutenção no prédio da escola e verificaram que cerca de cinco  equipamentos tinham sido furtados na sala da secretaria do colégio. O furto foi comunicado à Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos-DRFR que juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica-DPT, estão sendo aguardados para investigares o ocorrido,

Gif_500_100_gimacon (1) (1)

Integrantes do Sistema de Justiça Criminal debateram situação das unidades prisionais na Bahia

Objetivo do grupo é acompanhar e propor medidas

Objetivo do grupo é acompanhar e propor medidas para enfrentamento dos problemas

Problemas detectados no sistema prisional baiano foram discutidos em reunião que teve a participação da procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado. O encontro aconteceu na sede do Tribunal de Justiça e foi conduzido pela presidente do órgão, desembargadora Maria do Socorro Santiago, que conclamou os integrantes do Sistema de Justiça Criminal a trabalharem juntos na busca de soluções que propiciem resultados práticos e ofereçam para a sociedade mais segurança e paz social. “Não podemos ter a ideia simplista de que o problema é apenas do Judiciário e do Ministério Público. Ele é de todos nós: MP, TJ, OAB, Defensoria, Poder Público e sociedade”, destacou a PGJ Ediene Lousado, frisando que os órgãos estão unidos em busca de soluções. Ela assinalou que a conjugação de esforços contribuirá para o alcance efetivo de resultados para essa situação que existe há décadas. A PGJ registrou ainda que é preciso realizar um diagnóstico do sistema prisional para buscar as melhores soluções possíveis. Foi nesse sentido, complementou ela, que o Ministério Público estadual criou um Grupo de Trabalho de Acompanhamento do Sistema Prisional, que terá na sua composição promotores de Justiça que atuam nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Criminal, de Inteligência, de Combate às Organizações Criminosas e de Direitos Humanos. A PGJ registrou ainda que é preciso realizar um diagnóstico do sistema prisional para buscar as melhores soluções possíveis. Foi nesse sentido, complementou ela, que o Ministério Público estadual criou um Grupo de Trabalho de Acompanhamento do Sistema Prisional, que terá na sua composição promotores de Justiça que atuam nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Criminal, de Inteligência, de Combate às Organizações Criminosas e de Direitos Humanos.

big3

Policiais militares recuperam carreta roubada na Serra do Mutum

Motorista fugiu e abandonou o carro roubado

Motorista fugiu e abandonou o carro roubado

Durante o deslocamento a cidade de Jequié, na madrugada de sábado (21), policiais militares da guarnição Gavião 1919 do  Entroncamento de Jaguaquara suspeitaram da forma como uma carreta [cavalinho] Volvo FH 460 estava sendo conduzida na BR-116, trecho da Serra do Mutum, demonstrando falta de habilidade e nervosismo no volante. Conforme a PM, os policiais acionaram o giroflex e determinaram que o condutor parasse o veículo no acostamento da Rodovia Santos Dumont, porém, para a surpresa dos militares, o motorista parou a carreta e fugiu rapidamente pela porta do passageiro, adentrando numa área de mato fechado, deixando o veículo em funcionamento. De acordo com o Blog Marcos Frahm os policiais tentaram capturar o indivíduo, mas não obtiveram êxito. Após consulta sobre a situação da carreta, policiais da 3ª Cia conseguiram contato com o proprietário, sendo constatado que o veículo teria sido tomado de assalto na sexta-feira (20), no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O veículo foi encaminhado e apresentado na sede da 9ª Coorpin, em Jequié.

sws_wilson

Inscrições para o Sisu começam na terça-feira, 24

05112010-arquivoalunos1

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam esta semana, do dia 24 ao dia 27 de janeiro. As vagas já estão disponíveis e os estudantes podem aproveitar o final de semana para pesquisar as melhores opções. A consulta pode ser feita no site do Sisu por curso, instituição e município. Ao todo, são 238.397 vagas 131 instituições públicas. O Sisu seleciona os estudantes com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

Gif_500_100_gimacon (1) (1)

PSD emplaca Secretário Municipal de Agricultura

Com a nomeação em mãos prefeito Sérgio da Gameleira, deputado Antonio Brito e o novo secretário Adilson Miranda

Prefeito Sérgio da Gameleira, deputado Antonio Brito e o novo secretário Adilson Miranda

A única secretaria municipal de Jequié que ainda se mantinha sem a nomeação do seu titular, Agricultura, Meio Ambiente e Irrigação, foi preenchida na sexta-feira (20), com a nomeação pelo prefeito Sérgio da Gameleira (PSB), do farmacêutico bioquímico Adilson Miranda, que faz parte da cota de indicação do PSD local, liderado pelo deputado federal Antonio Brito que esteve presente na solenidade. Ao comentar a escolha, o prefeito disse que na pessoa do novo nomeado, “teremos um secretário comprometido, que somará a nossa equipe e, dessa forma, manteremos a ideia de se construir um governo interligado e participativo”, cirando a importância da pasta assumir demandas relacionadas à situação das estradas vicinais, o fortalecimento da agricultura familiar, a melhoria da condição do Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEVIG), a irrigação da Fazenda Velha, a reformulação da Exposição Agropecuária e do Parque de Exposição. Na cota de indicações do deputado Antonio Brito, ao governo municipal, também recaiu a nomeação do Secretário Municipal de Saúde, ocupada pelo vice-prefeito Hassan Iossef (PTB).

BIG1