Três sobreviventes de acidente na BA-549; três morreram no local

Uno e Classic envolveram em acidente

Um grave acidente na BA-549, trecho entre os municípios de Itamari e Gandu,  no final da tarde de segunda-feira, 26, deixou três pessoas mortas no local e uma terceira vítima ainda permanece internada no Hospital Geral Prado Valadares. O veículo Fiat/Uno era conduzido por Luis César Silva Mendes, que morreu no local o mesmo que ocorreu com a sua esposa Maricélia Castro da Silva. A filha do casal,  Paloma da Silva Mendes, 21, de acordo com informações de familiares por volta das 8h40, ainda permanece internada no hospital público de Jequié. A outra vítima fatal, estava no carro modelo Corsa Classic. O veículo ainda era ocupado por duas pessoas que foram socorridas até o Prado Valadares em Jequié. O resgate das vítimas foi realizado pela PM, Corpo de Bombeiros, Samu de Jequié e Apuarema, além de Bombeiros voluntários de Gandu. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas. Com informações do Giro Ipiaú 

Janot apresenta ao Supremo denúncia contra Temer por corrupção passiva

Janot e Temer: para o PGR, o presidente é corrupto  

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira, 26, uma denúncia contra o presidente Michel Temer e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva. Com a denúncia, fica formalizada a acusação contra Temer, que será julgada pelo Supremo se a Câmara dos Deputados autorizar. A assessoria da Presidência informou que o Palácio do Planalto não vai se manifestar. O presidente também é investigado por obstrução de Justiça e participação em organização criminosa, mas, para estes casos, a PGR ainda não apresentou denúncia. O crime de corrupção passiva é definido no Código Penal como o ato de “solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem”, com pena de 2 a 12 anos de prisão e multa, em caso de condenação. A acusação preparada por Janot se baseia nas investigações abertas a partir das delações de executivos da JBS  no âmbito da Operação Lava Jato.

 

PFC Cajazeiras e ADJ começam a decidir o título de Campeão da Série B neste sábado, 1º

Jogadores da ADJ e PFC-Cajazeiras voltam a se enfrentar neste sábado (1º/07) 16h, no Estádio de Pituaçu, em Salvador

A decisão do título de Campeão Baiano da Série B em 2017, terá a primeira partida da fase final neste sábado, 1º, a partir das 16h, no Estádio Roberto Santos (Pituaçu), em Salvador. O campeão do certame garantirá sua participação na Série A do Baianão 2018. O confronto de volta será no domingo, 09, no Estádio Waldomiro Borges “Waldomirão”, em Jequié, a partir das 10h. Com melhor campanha na primeira fase, onde terminou como líder, o Jequié terá a vantagem na decisão, jogando por dois resultados iguais.

“Jipão Amarelo” é o mascote da torcida da ADJ na campanha rumo à Série A em 2018

A torcida do Jequié empolgada com a campanha deste ano, pretende comparecer em grande número ao primeiro jogo em Salvador, com a adesão de jequieenses que moram na capital e que se manifestam em grupos de whatsapp marcando encontros no sábado, em Pituaçu. A liderança durante toda a fase de classificação garante ainda ao Jequié, jogar a decisão do título dentro dos seus domínios, diante de sua torcida. ADJ e PCF Cajazeiras, se enfrentaram duas vezes na fase de classificação. No jogo de ida dia 22 de abril em Pituaçu, terminaram empatados em 0 a 0; no jogo de volta dia 11 de junho no Waldomirão, o time de Salvador quebrou a série invicta do Jequié, vencendo a partida por 1 a 0. As duas partidas das finais são vistas como revanches entre as duas equipes.

Agressão e porte ilegal de armas leva indivíduo para o xadrez

Armas artesanais apreendidas na casa do agressor

Por volta das 10h20 desta segunda-feira, 26, policiais militares do 19º BPM detiveram Zulmiro Alves de Souza por violência doméstica e porte ilegal de armas no bairro Cansanção. Militares da 5ª CIA PM foram acionados pelo CICOM para se deslocarem até as imediações da Rua Belém, para verificar denúncia de violência doméstica. Chegando ao local, mantiveram contato com a senhora Valdeci dos Santos Nascimento, que confirmou ter sofrido ameaças e agressão da parte de seu cônjuge, que foi autuado em flagrante. No interior da residência foram, ainda, encontradas duas armas de fogo tipo espingarda de fabricação artesanal. Todos os envolvidos e o material apreendido foram encaminhados à DEAM para a adoção das medidas cabíveis.

Acidentes com motos liderou atendimentos no HGPV durante o São João

Os acidentes envolvendo motocicletas, registraram o número maior de atendimentos no Hospital Geral Prado Valadares de Jequié, no período de 23 a 25 de junho corrente. Os dados são do Sistema de Acompanhamento Hospitalar-SAH, que registrou no total 489 admissões por ocorrências. Foram 47 acidentes diversos, 6 acidentes de trabalho, 9 acidentes de veículos,  6 agressões, 3 pessoas feridas por arma branca, 4 feridas por arma de fogo, 3 atropelos, 326 atendimentos clínicos. Uma pessoa foi atendida em decorrência de coice de animal,  2 intoxicação exógena, 7 por mordida de animal, 30 quedas e 2 queimaduras.

Mais de 2.600 multas foram emitidas neste São João em todo o estado

Excesso de velocidade, dirigir usando o celular, licenciamento vencido e não usar cinto de segurança e capacete apareceram entre as infrações mais cometidas neste São João, segundo balanço da operação feita em conjunto pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar. Entre os dias 21 e 24 deste mês, os agentes abordaram 13.409 pessoas e 10.264 veículos. No período, 2.675 notificações foram emitidas. Dois carros roubados também foram identificados por meio do OCR, um equipamento que faz a leitura da placa do veículo, em conexão com a base de dados do Detran. As blitzes da Lei Seca aconteceram em Salvador e em 19 municípios do interior do estado. Dos 1.937 condutores que fizeram o teste do bafômetro, 43 apresentaram estado de embriaguez e 36 se recusaram a soprar o aparelho.

Bahia inicia em Cachoeira as comemorações do 2 de Julho

Cerimônia cívica realizada neste domingo, 25, em Cachoeira

O último capítulo da Independência do Brasil, a Batalha de Cachoeira, foi homenageado neste 25 de junho, no município do Recôncavo baiano, com atos cívicos, como a transferência da sede do Governo do Estado para a cidade, culturais e religiosos. Pela manhã, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do Estado e do Município, em frente à Câmara Municipal, cerimônia do tradicional Te Deum, uma missa em forma de canto, na paróquia local, e a sessão solene, também na Câmara. No dia 2 de junho de 1822, moradores da cidade iniciaram as lutas pela Independência da Bahia, que em 2 de julho de 1823, resultaram na libertação baiana do domínio português. Pela tarde, os tradicionais desfiles com a imagem do Caboclo e das fanfarras escolares animam munícipes e turistas. Anualmente, no 25 de Junho, o Governo do Estado disponibiliza os serviços do SAC Móvel para a população do município, sendo oferecidos emissão de carteira de identidade, antecedentes criminais, CPF, recadastramento de pensionistas e ouvidoria.

São João: Prefeitura realinha programação para compensar a “sexta sem som”

Pequeno espaço da Vila Junina recebeu o show de Waldonys na noite de sexta, 23

A Vila Junina na Praça Ruy Barbosa, foi utilizada como alternativa pela coordenação do São João 2017 de Jequié, para contornar os problemas provocados na grade de contratações, decorrência da pane com a sonorização da Praça da Bandeira, que não funcionou e levou à suspensão da primeira noite de apresentação das chamadas “grande atrações”, sexta-feira, 23. O sanfoneiro e intérprete Waldonys teve o seu show transferido para o palco da Vila Junina, o mesmo acontecendo como Nonô Curvello, enquanto Luiz Caldas, permaneceu no hotel sem ter como cumprir o seu contrato.

Um novo equipamento de som chegou à Praça da Bandeira na noite de sábado, 24

Na noite de sábado, 24, foi instalado na Praça da Bandeira,  um novo equipamento de som para restabelecimento da festa. A Prefeitura informou pela sua assessoria de imprensa que a programação “sofreu algumas alterações na sua grade, ocasionadas por um problema técnico ocorrido no som contratado para animar a Praça da Bandeira, o que levou a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Jequié a fazer as modificações”. Ainda de acordo com o informe oficial, “os artistas que se apresentariam na sexta-feira, 23, foram reagendados. As alterações na grade de programação da Praça da Bandeira se estenderam pelo sábado, 24. O palco denominado Zé Marcolino, em homenagem ao parceiro musical de Luiz Gonzaga começou a funcionar por volta da meia noite, com show de Zefa di Zeca, Banda Embalo 4 e, logo após, Calcinha Preta. O cantor e sanfoneiro Chambinho, que tocaria no sábado, foi reagendado para a segunda-feira, 26”. (?). As pessoas que trabalham ou já trabalharam com shows e eventos sabem o quando é difícil contratar às vésperas, muito menos no decorrer da festa, um equipamento de sonorização de boa qualidade. A Prefeitura de Jequié, teve que se desdobrar para contar essa emergência…

Missa homenageia a memória de Neto Lafaiete

Missa será celebrada por 1 ano do falecimento de Neto Lafaiete

A família de Manoel Lafaiete Guedes Torres – Neto Lafaiete – convida seus parentes e amigos para a missa de 1 ano de seu falecimento a ser celebrada neste domingo, 25, às 18 horas, no Santuário da Imaculada Conceição, na Avenida Rio Branco, em Jequié, ao tempo em que agradecem  a todos que comparecerem a este ano de solidariedade cristã.

Recordando Neto Lafaiete – “Neto, filho do casal Dona Alaíde e Seu Etelvino Torres, ao lado de seus irmãos e irmãs, foi um dos primeiros amigos que tive, quando criança, tendo como origem a relação de trabalho, do seu pai que era chefe da agência local do IBGE e o meu pai, como ele mesmo diria, funcionário da repartição. Afável, educado e sempre muito atencioso. Lembro-me e, uma foto em preto e branco testemunha, nossas presenças num churrasco, ao lado de nossos pais em uma comemoração na cidade de Manoel Vitorino. Muito jovem, herdou de Seo Etelvino, o gosto por escrever sobre temas diversos no Jornal de Jequié, hábito que restaurou nos últimos anos de vida. No Jequié Tênis Clube, vestiu a camisa nº 01 do Cruzeiro, equipe que fez sucesso no futebol de salão da cidade, mesma camisa vestida por Paulinho e Geraldo Costa, dentre outros bons goleiros. Funcionário do Banco do Brasil deu continuidade aos estudos e diplomou-se Advogado. Aposentado do banco retornou para a região passando a residir e trabalhar em Jaguaquara, cidade próxima a Jequié, onde militou na profissão e exerceu cargos na Prefeitura. Nosso último contato foi às vésperas do São João de 2016. Estava saindo da casa lotérica e ele da casa dos pais. Recebi de pronto uma intimação: Você está me devendo uma visita no sítio. No São João estou lhe esperando. Não deixe de ir. Poucos dias depois, Antonio Júnior, editor do Jornal Jequié, pelo zap me deu conhecimento sobre o sepultamento de Neto Lafaiete. A ficha demorou muito tempo prá cair. Saudades irmão. Que Deus tenha lhe dado um bom lugar”. Wilson Novaes Júnior 

19º BPM com mais de 90 policiais nas ruas durante o São João

O 19ºBatalhão disponibilizou neste ano um efetivo de mais de 90 policiais para atuarem na segurança dos festejos de São João em Jequié. O policiamento foi cuidadosamente planejado e distribuído em serviços de patrulha, radio-patrulha e motociclismo, para atender à população jequieense e aos seus visitantes.

Entre as medidas de segurança preventivas adotadas pelo batalhão, são destacadas as abordagens e rondas constantes nas imediações do circuito da festa. As ações de acordo com o comando da unidade militar visam intensificar o patrulhamento, garantindo uma maior tranquilidade à comunidade e aos turistas que curtem as festividades juninas na cidade.

Tráfico de drogas – Policiais da 5ª Cia PM detiveram na manhã deste sábado, 24, o indivíduo  Ricardo Duarte Costa (20), por tráfico de drogas. O  suspeito levava consigo também uma quantia em dinheiro. Por voltas das 10h quando os policiais efetuavam rondas ostensivas nas imediações da rua Desembargador Andrade Teixeira, bairro Joaquim Romão, avistaram uma pessoa em atitude suspeita e procederam com a abordagem. Foram encontrados com o elemento, quantidade significativa de maconha embalada; R$ 612, em espécie e documentos. O suspeito e todo o material apreendido foram apresentados às autoridades competentes para a adoção das medidas cabíveis.