Brasil enfrentará primeiro verão com dengue e chikungunya

Além da dengue e da Chikungunya, o Aedes Aegypti também transmite a já conhecida febre amarela. O bichinho não é fraco não! - Foto: NYT/AP

Além da dengue e da Chikungunya, o Aedes Aegypti também transmite a já conhecida febre amarela. O bichinho não é fraco não! – Foto: NYT/AP

O verão no Hemisfério Sul começa neste domingo (21/12), com um desafio particular para o Brasil. Pela primeira vez na estação, dengue e febre chikungunya circulam juntas pelo país. As doenças têm sintomas parecidos e são transmitidas pelo mesmo mosquito. Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador do Comitê de Doenças Emergentes da Sociedade Brasileira de Infectologia, Rodrigo Angerami, explicou como identificar os sinais de cada uma delas e as formas mais eficazes de prevenção. Angerami lembrou que o que torna o verão mais vulnerável à ocorrência de surtos e epidemias é a sazonalidade das doenças. O comportamento do Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya, segundo ele, tende a se intensificar em períodos de temperaturas mais altas e de muita chuva.

Outro agravante, sobretudo no caso da febre chikungunya, é a circulação de pessoas em razão das festas de fim de ano e das férias escolares. “Muitos saem de um estado e acabam se deslocando para áreas onde o vírus já está circulando. Isso pode favorecer a introdução do vírus em outros estados a partir do regresso dessas pessoas”, explicou o infectologista. Dados do Ministério da Saúde divulgados no início deste mês indicam que, até o dia 15 de novembro, o Brasil registrou 1.364 casos de febre chikungunya, sendo 71 casos importados e 1.293 autóctones. Desses, 531 foram identificados no município de Oiapoque, no Amapá, 563 em Feira de Santana e 196 em Riachão do Jacuípe, ambos na Bahia, um em Matozinhos e um em Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, e um em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. No caso da dengue, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) indica que pelo menos 135 municípios brasileiros apresentam risco de epidemia da doença. Alem disso, 612 cidades estão em alerta para a dengue.

Gimacon

Radialista Abraão Brito visita 93 FM e “mata saudades” de antigos colegas de trabalho

Abraão Brito ao lado do editor do Jequié Repórter relembraram o início da rádio FM na cidade

Abraão Brito ao lado do editor do Jequié Repórter relembraram o início da rádio FM na cidade

O radialista Abraão Brito, há 20 anos radicado em Salvador onde teve como primeiro trabalho a  extinta rádio Cidade e nos últimos 15 anos divide a bancada da Rádio Metrópole, ao lado do âncora Mário Kertézs, no programa ‘Jornal da Bahia’, esteve neste final de semana revendo familiares e amigos em sua terra natal. Aproveitou a oportunidade para visitar o  estúdio da Rádio 93 FM, por onde teve rápida passagem na década de 1980, após deixar a Rádio Cidade Sol FM, na qual iniciou seu trabalho no setor de radiodifusão como integrante da primeira equipe de comunicadores que fundou a emissora. Abraão Brito “matou saudades” dos antigos colegas de trabalho, a exemplo de Wilson Novaes, com quem trabalhou na fase inicial da Cidade Sol e com Adilson Alves que ele lançou rádio jequieense, na produção da  primeira fase do programa “De Coração Prá Coração”, que obteve grande sucesso de audiência em Jequié. O jequieense também foi entrevistado no programa “A Semana em Revista”, pelo apresentador, jornalista Euclides Fernandes, relembrando relacionados ao primórdios da primeira emissora em Frequência Modulada que foi ao ar na região. a partir de 13 de junho de 1986.

Dois momentos da primeira emissora de rádio 93 em Jequié. A transmissão da solenidade de inauguração e uma das primeiras equipes de comunicadores e funcionários

Dois momentos da primeira emissora de rádio 93 em Jequié. A transmissão da solenidade de inauguração em 1986 e uma das primeiras equipes de , comunicadores e funcionários (arquivo pessoal BJR)

Jequieense aos 28 anos é aprovado em concurso para Juiz Federal em Brasília

Jorge Peixoto atualmente, exercia o cargo de Analista Judiciário na Subseção Judiciária da Justiça Federal, em Jequié

Jorge Peixoto atualmente, exercia o cargo de Analista Judiciário na Subseção Judiciária da Justiça Federal, em Jequié

Jorge Souza Peixoto, nascido e residente na cidade de Jequié foi aprovado em concurso público  que, por muitos, é considerado o mais difícil do Brasil: Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília. Com 28 anos de idade, quando assumir o cargo no final de janeiro de 2015, será um dos juízes federais mais novos do país. Jorge estudou durante toda a sua vida em Jequié, exceto entre os anos de 2005 e 2009, quando cursou Direito e se formou na Universidade Federal da Bahia. Ele já havia sido aprovado em alguns concursos públicos anteriores.

Saúde: Dieta do chá verde: emagreça até 2.5 kg por semana

Que beber chá verde é ótimo para a saúde, isso já não é segredo para ninguém, certo? Então saiba que ele também dá um belo empurrãozinho na sua dieta e ajuda a reduzir a gordura abdominal

Que beber chá verde é ótimo para a saúde, isso já não é segredo para ninguém, certo? Então saiba que ele também dá um belo empurrãozinho na sua dieta e ajuda a reduzir a gordura abdominal

Segundo a revista “American Journal of Clinical Nutrition”, duas substâncias presentes no chá (a catequina e a cafeína), atuam afetivamente na redução da circunferência abdominal e, consequentemente, no emagrecimento. Um estudo realizado mostrou que, ao tomar entre 6 e 8 xícaras por dia de chá verde, aliados a exercícios físicos e uma alimentação saudável, o indivíduo consegue perder 5% de gordura corporal e até 8% da gordura abdominal. Isso significa praticamente em 2,5kg por semana!

As mulheres, principalmente, convivem com a guerra diária contra o sobrepeso

O ser humano notadamente as mulheres convivem com a guerra diária contra o sobrepeso

Além de ajudar a perder os quilinhos a mais, o chá verde também é ótimo para a saúde. Ele possui ação antioxidante e melhora o sistema cardiovascular, diminui o colesterol e ainda tem efeito diurético. Olha só quanta coisa boa!Vale lembrar também que o  chá verde tem manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C,  vitamina K, vitamina B1 e B2. Porém, vale lembrar que não existe milagre. Caso não seja reduzida a quantidade de gorduras e açúcares na dieta, a dieta dificilmente surtirá o efeito desejado, mesmo com o consumo frequente do chá. (por iG/Universo Jatobá)

Chuva causa transtornos e leva moradores a prejuízos e situações de risco nos bairros de Jequié

Casa desabou no KM 4 por muito pouco uma tragédia envolvendo moradores

Casa desabou no KM 4 por muito pouco uma tragédia envolvendo os moradores

O tempo ainda permanece instável com previsão de mais chuva em Jequié e região nas próximas horas, apesar do sol ter reaparecido no sábado e neste domingo (20 e 21/12).  Na tarde, noite e madrugada de sexta-feira (19), moradores da quase totalidade dos bairros da cidade, em especial dos conjuntos residenciais do programa Minha Casa Minha Vida, localizados no Mandacaru, Curral Novo/Cidade Nova e Cachoeirinha, ainda convivem com momentos de extrema dificuldade. Casas construídas sobre córregos ou em áreas anteriormente de concentração de águas pluviais foram invadidas pelas enxurradas e muitos moradores tiveram que passar a noite no meio das praças e ruas dessas localidade após  retirarem de dentro do imóvel o que era possível preservar.

Sistema de escoamento não foi capaz de dar vazão à água que invadiu muitas casas

Sistema de escoamento não foi capaz de dar vazão à água que invadiu muitas casas nos conjuntos residenciais

A Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social, divulgou comunicado relatando que equipes das Secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos, Saúde e Desenvolvimento Social foram orientadas a se manterem em caráter de alerta para atendimento em regime de urgência  a eventuais acontecimentos.

Na chamada rua do Espinhaço região da Banca um barraco desmoronou e uma casa foi ao chão

Na chamada rua do Espinhaço região da Banca um barraco desmoronou e uma casa foi ao chão

No bairro Agenor Aragão (KM 3) a rede de esgoto não suportou a intensidade da água ocorrendo o entupimento total do sistema. Os dejetos subiram à superfície da rua e no interior das casas. A presença do secretário de Infraestrutura, Ricardo Chaves, no local com sua equipe foi inicialmente hostilizada pelos moradores que reclamavam e responsabilizavam o  poder público municipal pela situação. A equipe da Secretaria de Infraestrutura permaneceu em campo durante toda a madrugada desobstruindo áreas de alagamentos e  realizando ações emergenciais em pontos críticos. Segundo o secretário de Infraestrutura, Ricardo Chaves, o trabalho teve o objetivo de diminuir o impacto das águas, mas depois serão feitas obras para melhoria das localidades onde foram detectados os principais problemas de escoamento das águas pluviais. A todo o momento chegavam novos pedidos de intervenções de moradores de outros bairros da cidade.

Secretários municipais acompanharam o trabalho das equipes

Secretários municipais acompanharam o trabalho das equipes

A Secretaria de Serviços Públicos que nos últimos dias havia  intensificado o serviço de limpeza de ruas, desobstrução de bueiros e podas de árvores, com a finalidade de evitar maiores transtornos, para o período de chuva também se mantém de plantão atendendo chamados na sede e zona rural.  O secretário de Serviços Públicos, Euclides Júnior, informou que a equipe do setor vem  acompanhando de perto a situação enfrentada pela população.

Canal do Rio Jequiezinho recebeu maior volume de água. Motorista perdeu o controle de direção e desceu com o carro para o leito do rio

Canal do Rio Jequiezinho recebeu maior volume de água. Motorista perdeu o controle de direção e desceu com a dianteira do carro para o leito do rio

A Secretária de Desenvolvimento Social, Magali Chaves, informou que está sendo mantida, com orientação da prefeita Tânia Britto, plantão de atendimento às famílias afetadas pela chuva, disponibilizando os telefones (73) 3527-2030 / 3526-1439 / 3526-9533, para recebimento de reclamações, além do Centro de Referência Especializado em Assistência Social; (73) 3527-2039.

Canais para escoamento da água para o rio foram abertos em caráter emergencial

Canais para escoamento da água para o rio foram abertos em caráter emergencialGimacon

 

Leur Jr. promove confraternização dom amigos e lideranças em Jequié

Leur Jr. ao lado do seu pai Leur Lomanto e de amigos (divulgação)

Leur Jr. ao lado do seu pai Leur Lomanto e de amigos (divulgação)

Em clima de confraternização, o deputado estadual Leur Lomanto Jr. se reuniu com vários amigos, no sábado(20/12), em Jequié para comemorar as conquistas de 2014 e renovar os votos de parceria para no ano novo. Reeleito para o terceiro mandato como deputado estadual, o peemedebista destaca as expectativas para a legislatura de 2015.

Leur Jr. reuniu vereadores, lideranças e amigos (divulgação)

Leur Jr. reuniu vereadores, lideranças e amigos (divulgação)

Em ambiente de descontração, o parlamentar conversou com as lideranças e parceiros sobre os planos para o futuro mandato. “Foi uma enorme satisfação reuni os amigos para compartilhar deste momento de alegria e amizade. Celebramos a vitória com a renovação do meu mandato e ressaltamos a importância de continuarmos juntos na luta por melhorias para Jequié”, disse.

Dia de terror em dois bairros de Salvador após sepultamentos de traficantes

Ônibus incendiado no bairro de Valéria (foto reprodução)

Ônibus incendiado no bairro de Valéria (foto reprodução)

Quatro veículos do sistema urbano de Salvador foram atacados a partir da tarde de sábado (20/12), durante  série de ações criminosas deflagrada após a morte de Ronaldo Ferreira dos Santos,  conhecido como ‘Roceirinho’, braço direito de um dos líderes do tráfico,  no bairro de Valéria.   No bairro de Pernambués, a morte de um acusado de envolvimento com o tráfico de drogas, Iury Laranjeira de Freitas, 19 anos, na “Baixa do Manu”, também teria gerado uma onda de protestos na localidade, ordenada por criminosos.

Veículo apedrejado pelos bandidos (foto reprodução)

Veículo apedrejado pelos bandidos (foto reprodução)

O quarto veículo atacado, segundo a polícia foi um micro-ônibus da empresa Axé cercado por criminosos e incendiado na rua Thomas Gonzaga.  Um ônibus da empresa Praia Grande foi incendiado e outro apedrejado na manifestação. O fogo atingiu ainda a fiação elétrica e um poste. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido em algumas ruas do bairro. Equipe da Coelba foi chamada para restabelecer o fornecimento de energia sendo impedida de trabalhar. Policiais militares foram enviadas ao local para garantir a segurança dos moradores. A polícia investiga se os ataques estão relacionados ao tráfico de drogas na região.  Policiais militares foram enviadas ao local para garantir a segurança dos moradores. Não há informações de presos. As lojas do comércio local foram fechadas e os moradores deixaram as ruas.

Novo extintor de incêndio no carro será exigido a partir de janeiro

 A obrigatoriedade do novo extintor aprovada pela Resolução 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), dava um prazo de cinco anos para a adaptação da frota

Obrigatoriedade do novo extintor aprovada pela Resolução 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), dava um prazo de 5  anos para a adaptação da frota

Os proprietários de veículos devem ficar atentos às novas normas sobre os extintores de incêndio, que a partir do dia 1º de janeiro, devem estar com equipamentos do tipo ABC, sob pena de multa de R$127,69 e cinco pontos na carteira. Apesar dos carros fabricados a partir de 2005 saírem com o equipamento apropriado, ainda existiam muitos com o tipo BC, que não poderá mais ser usado depois do dia 31 deste mês. Em média, o extintor ABC custa R$75, quase o dobro do valor do BC (R$40), mas conta com validade de cinco anos (enquanto o antigo dava prazo de três anos), sem a possibilidade de recarga, o que evita fraudes. O novo extintor, além de combater incêndios de líquidos inflamáveis, como gasolina e diesel, e equipamentos elétricos, pode ser usado contra o fogo em materiais sólidos, como bancos, tapetes e painéis do carro, coisa que o BC não consegue fazer. A nova regulamentação vale para todo o Brasil para carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhões, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada. Além da multa e dos pontos na carteira, o condutor que não cumprir a norma terá o veículo retido até que a situação seja regularizada, constituindo uma infração grave.

Inaugurada em Jequié unidade modelo do SineBahia

Coordenador Hildásio Pitanga representou a Setre na inauguração

Coordenador Hildásio Pitanga representou a Setre na inauguração

A primeira unidade modelo do SineBahia – Serviço de Intermediação para o Trabalho –, vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no interior do estado, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (19/12), em espaço contíguo à Biblioteca Central Dr. Nilton Pinto de Araújo, em Jequié. Com capacidade para realizar 6 mil atendimentos/mês, a nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 17h com os serviços de intermediação para o trabalho; habilitação para o seguro-desemprego; serviço de Psicologia para processos seletivos, captação e administração de vagas; salas para o desenvolvimento de ações de qualificação social profissional e treinamentos, laboratório de informática e o serviço de microcrédito – Credibahia. “Essa nova unidade modelo vai oferecer mais conforto e agilidade no atendimento, além do diferencial do serviço de Psicologia, que traça o perfil do trabalhador, encaminhando o mesmo de forma mais assertiva para as vagas disponibilizadas no sistema”, explicou o coordenador de intermediação pra o Trabalho e Seguro Desemprego da Setre, Hildásio Pitanga, presente à cerimônia de inauguração. A unidade é fruto de uma parceria firmada entre a Setre e a Prefeitura de Jequié. Participando do ato de inauguração, a prefeita Tânia Britto, falou da importância do equipamento para o município. “Reunir, no mesmo espaço, uma gama de serviços relacionados ao trabalho vai contribuir de forma significativa para dar mais conforto e oportunidades a quem procura emprego e serviços de documentação”, disse.

Assistência presente ao ato inaugural

Assistência presente ao ato inaugural

Polícia Militar detém em Jequié foragido da Justiça de São Paulo

Erivan Diogo, tem mandado de prisão em aberto em São Paulo (foto 19º BPM)

Erivan Diogo, tem mandado de prisão em aberto em São Paulo (foto 19º BPM)

Policiais militares do Setor de Missões Especiais (SME) do 19° BPM, através do serviço “Disque Denúncia”, localizaram e detiveram na quinta-feira (18/12), por volta das 12h,  Erivan Diogo de Souza (25), também conhecido como “Louro da banca”, foragido da Justiça, com mandado de prisão emitido pela comarca de São Paulo pelo crime de roubo. No relatório policial consta que o suspeito foi encontrado com um revólver cal. 38 e quatro munições intactas. O comandante do 19° BPM, major Ricardo Santana enfatizou a importância da população, sobretudo no que tange ao serviço do “Disque Denúncia”, que tem sido um forte aliado contra o crime. Segundo o  comandante as pessoas podem ligar, inclusive a cobrar, para o número (073) 35261658, pois, a identidade das pessoas que ajudam a Polícia Militar serão preservadas.

Implementado e Monitorado por: Neirival Neri  |  Agradecimento: AgenciaCARRILHO