Presos em flagrante passarão a ser julgados num prazo de 24 horas

 Ministro Ricardo Lewandowski cumprimenta o governador Rui Costa no  lançamento do Projeto de Audiência de Custódia na Bahia (foto Manu Dias GOVBA)


Ministro Ricardo Lewandowski cumprimenta o governador Rui Costa no lançamento do Projeto de Audiência de Custódia na Bahia (foto Manu Dias GOVBA)

A Bahia foi o 16º estado brasileiro a aderir na última sexta-feira (28/8), ao projeto Audiência de Custódia, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), lançado em fevereiro, que prevê que as pessoas presas em flagrante sejam ouvidas por um juiz e por representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública em um prazo máximo de 24 horas após o momento da prisão. Para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, Ricardo Lewandowski, que esteve presente no evento no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em Salvador, o projeto é uma forma de combater a “cultura do encarceramento” vigente no país.  “Cerca de 240 mil cidadãos brasileiros ficam meses, até anos na prisão, sem se defrontar com um juiz. Isso é muito grave, é um atentado permanente à Constituição. As pessoas que cometem pequenos crimes não merecem estar nas prisões porque as prisões devem ser reservadas para violentos, que apresentam perigos para a sociedade”, afirmou. Na audiência, o juiz indaga o preso sobre as circunstâncias da detenção e, após consultar o Ministério Público e a Defensoria Pública (ou o advogado do preso), em seguida julga se a pessoa deve seguir sob custódia até a data do julgamento. Durante a audiência, o preso poderá, ainda, relatar uma possível agressão policial que tenha sofrido durante a abordagem. A diminuição do número de presos provisórios representaria uma redução nos gastos estatais com a manutenção dessas pessoas na cadeia. Segundo o CNJ, gasta-se cerca de R$ 3 mil por mês com cada preso.

PA_3960_BANNER_500X70_GIMACON_2

Homem sofre infarto e morre na primeira noite do Festival de Inverno

Homem foi socorrido no local mas não resistiu (foto Blog do Marcelo)

Homem foi socorrido no local mas não resistiu (foto Blog do Marcelo)

Um homem morreu após sofrer um infarto durante o Festival de Inverno Bahia, que acontece em Vitória da Conquista. De acordo com a produção do evento, Aroldo Vilheira Fonseca, 48 anos, estava na pista do festival quando se sentiu mal durante o intervalo entre o primeiro e o segundo show na noite de abertura na sexta-feira (28/8). A vítima foi socorrida por equipes do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu), do Posto de Saúde e do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu. Ainda segundo os organizadores do evento, a namorada de Aroldo informou que ele tinha um histórico de problemas de saúde. Ele residia em Itabuna. O corpo do homem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). Em nota, a produção do festival diz lamentar profundamente pelo ocorrido e se solidariza com os familiares e amigos. Apesar do ocorrido, os shows das Cantora Ana Carolina e Ivete Sangalo seguiram normalmente. Humberto Gessinger já havia se apresentado. (A Tarde)

PA_3960_BANNER_500X70_GIMACON_2

PRB realiza encontro em Jequié com a presença de dois deputados do partido

Comando do PRB propôs fortalecimento da representação em Jequié

Comando do PRB propôs fortalecimento da representação em Jequié

Contando com as presenças de dois dos seus representantes na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa da Bahia, respectivamente, os deputados Márcio Marinho (federal) e José de Arimatéia (estadual), o Partido Republicano Brasileiro–PRB, promoveu na tarde deste sábado (29/8), encontro no plenário da Câmara Municipal de Jequié, para debater com seus representantes e filiados em Jequié e municípios da região, propostas, ações e estratégias da legenda. O presidente municipal do partido, vereador Dorival Júnior, foi o anfitrião do encontro, que contou ainda, com a presença do deputado estadual Euclides Fernandes (PDT). O PRB vem realizando reuniões pontuais nas várias cidades baianas onde busca fortalecer as suas bases com vistas às eleições de 2016, com as definições de candidaturas ou a formalização de alianças, além das definições de quadros para a disputa das eleições proporcionais. Os integrantes do PRB tem ligação com a Igreja Universal do Reino de Deus-IURD.

Deputado Euclides Fernandes esteve presente saudando o PRB e os deputados presentes

Deputado Euclides Fernandes esteve presente saudando o PRB e os deputados presentes

sws_wilson

Homem assassinado no Lotamento Mirassol

Homem tombou morto na margem do Rio das Contas (foto Repórter Tatu)

Homem tombou morto na margem do Rio das Contas (foto Repórter Tatu)

Pouco mais de cinco horas após ter sido registrado o quarto homicídio nas últimas 24 horas em Jequié, policiais militares e civis foram comunicados de mais um crime ocorrido na cidade. Em área do Loteamento Mirassol, no bairro Jequiezinho, foi encontrado o corpo de um homem com várias perfurações provocadas por arma de fogo. A companheira da vítima [com o qual tem três filhos menores] que esteve no local, o identificou como,  Eduardo Filho Cruz Souza, 24 anos. Ele teria sido perseguido pelo(s) criminoso (s), sendo alvejado várias vezes até tombar morto às margens do Rio das Contas. Ainda de acordo com a mesma fonte de informações, a quinta vítima de homicídio nas últimas 24 horas em Jequié, residia no final da Baixa do Bomfim. O corpo foi  removido para o IML com o apoio de uma empresa funerária da cidade, uma vez que, o rabecão horas antes seguiu com destino a Vitória da Conquista, conduzindo outros quatros corpos de vítimas de homicídios para necropsias.

No Km 3 multidão aglomerou em frente a casa onde o adolescente foi executado

No Km 3 multidão aglomerou em frente a casa onde o adolescente foi executado

sws_wilson

Empresa Jequieense é destaque regional em uso de tecnologia de Drone 4k

Pioneira em investimentos na área de produção audiovisual, a produtora SOLUÇÃO FILMES, fundada há 25 anos, recentemente trouxe para Jequié e Região, o que há de mais moderno em captação de imagens e fotos espaciais. Considerado o mais avançado da categoria dentre todos os fabricantes mundiais, o DRONE adquirido pela SOLUÇÃO FILMES é referência na linha de equipamentos de voo em aeronave não tripulada. É uma combinação de tecnologia e inovação que resulta em custo benefício bem melhorados se comparado a utilização de um helicóptero convencional para a tarefa de gravação de imagens e fotos. O equipamento tem a autonomia de voo de até 2km para ambos os lados e alcança a altitude de até 1000 metros, além da câmera de vídeo e fotos na resolução 4k, sendo 4096 x 2160 pixel,  chamada tecnologia ultra full Hd, ainda em difusão nos grandes centros comerciais.

É um equipamento que exige muita habilidade, destreza e conhecimento técnico para sua segura operação. Para isso, o diretor da SOLUÇÃO FILMES, Emanoel Andrade, foi a São Paulo se especializar em voos com este tipo de equipamento, e ainda no mês de outubro próximo, deverá retornar à Escola de Ciências Aeronáuticas, para participar de novos treinamentos em Mecatrônica, Robótica, Drones e as tecnologias embarcadas, Pilotagem Profissional de Drone, Drones ; usos e limites e Como utilizar Drones em Mapeamento em Fotogrametria.

Os interessados na contratação do Drone da SOLUÇÃO FILMES devem ligar para 73-3525-6264 ou através do e-mail [email protected]

PA_3960_BANNER_500X70_GIMACON_2

Jequié: Quatro homicídios em menos de 24 horas

Vítima foi perseguida e executada na sala desta casa na manhã de sábado, 29

Vítima foi perseguida e executada na sala desta casa na manhã de sábado, 29

Das 19h45 de sexta-feira (28/8), às 9h40 deste sábado (29), quatro pessoas foram vítimas de mortes violentas (assassinatos) em bairros de Jequié. A Polícia levanta a hipótese de correlação entre os crimes.

Quatro mortos com idades entre 17 e 25 anos

Quatro mortos todos jovens  com idades entre 17 e 25 anos

O primeiro crime, na noite de sexta-feira (28), ocorreu na Rua Dom Climério (Barro Preto), no Joaquim Romão, onde foi assassinado por desconhecido com vários disparos de arma do fogo (revólver calibre 38) no rosto e em outras partes do corpo, Samuel Pereira dos Santos, o “Juquinha”, 22 anos. A vítima se encontrava tomando cerveja no “Bar do Zé”, em companhia de Reinan Santos de Souza, quando um indivíduo se aproximou da mesa sacou de uma arma e fez os disparos à queima roupa. A vítima tombou morto no local.  Reinan foi atingido na perna, sendo socorrido e levado para a emergência do Hospital Geral Prado Valadares. O autor do crime ainda descarregou a arma com disparos a ermo; às 20h20, na Rua Bolivar Reis, bairro Km 3, Alexandre Alves Moura, o “Carlon Cigano”, 25 anos, se encontrava no interior do Bar e Distribuidora de Bebidas Bom Preço, quando desconhecido se aproximou e fez vários disparos com uma pistola calibre .30, atingindo mortalmente a vítima; às 23h30, na Rua da Linha (Barro Preto), Alessandro Santana Valasques, 24 anos, foi assassinado com disparos de arma de fogo, no crânio e outras partes do corpo, morrendo no local. Alessandro residia na Rua Nilo Peçanha, no Joaquim Romão. Neste sábado (9h40), na Rua Campo São Júlio, no Km 3, a poucos metros do local onde residia “Carlon Cigano”, dois elementos em um carro [características não anotadas] perseguiram Mikael Oliveira Ferreira, o “Neguinho”, 17 anos. O adolescente tentou fugir do encalço dos criminosos entrando em uma casa. Um dos elementos invadiu a casa e executou Mikael, que tombou morto sobre um sofá na sala, com perfurações de bala no rosto e em várias partes do corpo. A delegada plantonista Eliana de Castro, esteve no local para realização do levantamento cadavérico, juntamente com a equipe da Polícia Técnica. A Polícia Militar realiza rondas na área mas até o momento nenhum suspeito dos quatro crimes foi identificado.

Corpos foram levados do IML de Jequié para necropsias em Vitória da Conquista

Corpos foram levados do IML de Jequié para necropsias em Vitória da Conquista

sws_wilson

 

Rui Falcão admite possibilidade de Lula ser candidato em 2018

 Rui Falcão diz que a militância do PT espera que Lula seja candidato, mas a decisão só acontecerá em 2018

Rui Falcão diz que a militância do PT espera que Lula seja candidato, mas a decisão só acontecerá em 2018

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse na sexta-feira (28/8) não ver novidade na entrevista em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a admitir a possibilidade de ser candidato ao Planalto em 2018, mas reconheceu que existe um forte desejo, no partido, e temor, na oposição, de que isso aconteça. Segundo ele, existe uma campanha orquestrada para “derreter Lula” e, assim, aniquilar o PT. Falcão citou o blog do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) para abalizar a tese de que o alvo da oposição hoje é Lula. “O que a oposição quer… aliás está no blog do Cesar Maia, que para destruir o PT tem que antes derreter o Lula. É justamente o que eles querem. Ele (Maia) fala que tem pesquisas mostrando que as pessoas votam no PT, os negros, as mulheres, os pobres, nem tanto pelas conquistas sociais e pelos benefícios, é pelo que o Lula representa. Daí que para desmanchar o PT tem que antes derreter o Lula.

Boneco inflado de Lula na sexta-feira, 28, em São Paulo

Boneco inflável de Lula na sexta-feira, 28, em São Paulo

A presença do boneco inflável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Ponte Estaiada, Octavio Frias de Oliveira, em São Paulo e depois passou por outros pontos da capital paulista, fez com que a TV Globo transmitisse, na manhã de sexta-feira (28), seu jornal “Bom Dia São Paulo” de cortinas fechadas. O local serve como cenário do telejornal. O objeto tem 12 metros de altura e, além da roupa de presidiário, possui uma placa no peito com os números “13” e “171”. A figura foi criada pelo Movimento Brasil, um dos grupos que têm organizado protestos contra a presidente Dilma Rousseff, e custou R$ 12 mil.

PA_3960_BANNER_500X70_GIMACON_2

Fazenda Laurena de portas abertas neste domingo, 29

Fazenda Laurena

Considerada pelos frequentadores como o melhor espaço de lazer e turismo ecológico da região, a Fazenda Laurena, na cidade de Ipiaú, estará de portas abertas neste domingo (29/8), para receber os seus clientes. Amplo espaço em contato direto com a natureza. Restaurante com cardápio a la carte e a quilo. Pesque solte, passeio para crianças em animais domesticados e uma excelente estrutura de serviços para atender bem aos frequentadores.

Opções de recreação e lazer para crianças

Opções de recreação e lazer para crianças

sws_wilson

Base aliada sugere Antonio Brito candidato a prefeito em Salvador

Antonio Brito tem se mantido sensível aos pedidos para ser candidato a prefeito em Jequié

Antonio Brito mantém-se sensível aos pedidos para a disputa em  Jequié

O deputado federal Antonio Brito (PT) encontra-se em Jequié, desde a manhã desta sexta-feira (28/8), onde permanece neste final de semana mantendo contatos políticos, com uma grande dúvida pairando sobre a sua cabeça. O parlamentar não esconde o desejo de atender à convocação de sua base e simpatizantes para ser candidato a prefeito de Jequié, em 2016. Brito já teria inclusive encaminhado o propósito de transferir no próximo mês, o seu domicílio eleitoral para a “cidade sol”. Enquanto isso, as notícias que circulam em Salvador, dão conta de que, apesar de o PTB já ter colocado o nome do vereador Edvaldo Brito como pré-candidato da legenda a prefeito de Salvador, a base aliada do governador Rui Costa (PT) estaria tentando convencer o filho do legislador, o deputado Antônio Brito, a ser o prefeiturável da sigla.  Com o deputado petebista como candidato em Salvador estaria a alternativa que o próprio PT busca, embora a direção da sigla tenha negado tal articulação. O PT na capital à procura de um nome que não esteja desgastado como está a imagem do partido, atualmente. Segundo o presidente do PTB na Bahia, Jonival Lucas, não tem nada certo sobre o futuro político do petebista. “Antônio Brito teve uma expressiva votação em Jequié e tem o interesse da sociedade local que ele possa ser candidato. Da mesma forma Salvador”, contrapõe Lucas. De acordo com o dirigente petebista, Brito ainda não descartou e nem decidiu por disputar em nenhum dos dois redutos eleitorais. “Ele tem compromisso com o mandato, preocupação com a imagem construída até aqui e que poderia ser atingida se se afastasse agora”, pondera o presidente da legenda.

PA_3960_BANNER_500X70_GIMACON_2

APAE de Jequié encerra Semana Nacional com “Caminhada da Inclusão”

APAE e apoiadores participaram de caminhada pelas ruas de Jequié

APAE e apoiadores participaram de caminhada pelas ruas de Jequié

Com o tema “Inclusão se Conquista com Autonomia”, as APAEs do comemoraram desde o dia 21 com uma série de atividades até esta sexta-feira (28/8), a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O objetivo da comemoração é o de conscientizar a sociedade sobre a importância das leis e das políticas públicas na promoção da igualdade social, a fim de construir a efetiva participação da pessoa com deficiência nos diferentes espaços urbanos. Moana Meira explicou que a Semana, que promoveu uma série de oficinas de atividades teve ainda como objetivo de promover a integração e inclusão da pessoa com deficiência intelectual, para isso, a Apae de Jequié preparou uma série de atividades artísticas, culturais e educacionais. As ações buscam fortalecer a autoestima da pessoa com deficiência ao mesmo tempo em que mostra as suas potencialidades. Várias entidades apoiaram e participaram da manifestação. A Apae de Jequié que assiste 346 pessoas com deficiência acolhendo as suas família, encerrou a programação com a “Caminhada da Inclusão”, pelas principais ruas do centro da cidade.
sws_wilson