Ibope Brasil: Dilma 39%, Marina 25% e Aécio 19%

Dilma, Marina e Aécio

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (30/9),  encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”. aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República: Dilma Rousseff (PT): 39%; Marina Silva (PSB): 25%; Aécio Neves, (PSDB): 19%; Pastor Everaldo (PSC): 1%; Luciana Genro, (PSOL): 1%; Zé Maria, (PSTU): 0%*; Eduardo Jorge  (PV): 0%*; Rui costa Pimenta (PCO): 0%*; Eymael (PSDC): 0%*; Levy Fidelix (PRTB): 0%* e Mauro Iasi (PCB): 0%*.  Branco/nulo: 7%,  Não sabe/não respondeu: 7%.  * Cada um dos seis indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%. No levantamento anterior do instituto divulgado no dia 23, Dilma tinha 38%, Marina, 29%, e Aécio, 19%.

Segundo turno

O Ibope também simulou três cenários de segundo turno. São eles:

Dilma Rousseff: 42%,  Marina Silva: 38%, – Branco/nulo: 12%,  Não sabe/não respondeu: 8%

Dilma Rousseff: 45%,  Aécio Neves: 35%,  Branco/nulo: 12%,  Não sabe/não respondeu: 8%

Marina Silva: 38%,  Aécio Neves: 34%,  Branco/nulo: 16%,  Não sabe/não respondeu: 12%

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00909/2014.

 

Homem morto no presídio é suspeito de ter encomendado mortes no Inocoop

Yere Cardoso foi morto no interior do presídio de Jequié (foto arquivo Polícia Civil)

Yere Cardoso foi morto no interior do presídio de Jequié (foto arquivo Polícia Civil)

Um interno do Conjunto Penal de Jequié foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (30/09), em um dos módulos da unidade prisional. O corpo de Yure de Oliveira Cardoso, que cumpria pena por associação com o tráfico de drogas foi encontrado com sinais de espancamento, tortura e perfurações no módulo semi 3. As informações provenientes do presídio levantam a suspeita de Yure ter sido mandante das mortes dos irmãos Leivison (21) e Habacuque (18), ocorrida na noite anterior no meio da quadra de esportes do loteamento Inocoop, bairro Jequiezinho. Os dois irmãos foram atingidos por vários disparos provenientes  de arma de fogo.

TV Bahia encerra ciclo de debates com candidatos ao governo baiano

Seis candidatos ao governo estadual confirmaram presença no debate

Seis candidatos ao governo estadual confirmaram presença no debate desta terça-feira, 30

A última pesquisa  de intenção de voto realizada  Ibope na Bahia, contratada pela TV Bahia, deve ser divulgada no sábado (04/10), véspera do dia da votação.  O levantamento  foi registrada na segunda-feira (29/9) sob o número BA-00031/2014, apurando a preferência dos eleitores para os cargos de governador e senador.  A consulta será feita a 2.002 eleitores.

Debate – O ciclo de debates na televisão com os candidatos ao governo do Estado, deverá se encerrar nesta terça-feira (30), na  TV Bahia, com as participações dos seis candidatos.  Na segunda-feira (29), os candidatos participaram de debate promovido pela TV Aratu.

Policiais civis iniciam paralisação de atividades por 48 horas

Durante o período, 30% do efetivo vai trabalhar em casos de flagrante, termo circunstanciado e levantamento cadavérico

Durante o período, 30% do efetivo vai trabalhar em casos de flagrante, termo circunstanciado e levantamento cadavérico

Os policiais civis paralisam as atividades nesta terça e quarta-feira (30/9 e 01/10) em todo o estado. A decisão foi tomada em assembleia promovida pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Segurança Pública (Sindpoc), no dia 15 de setembro. Durante o período de paralisação, 30% do efetivo  será mantido, para casos de prisão em flagrante, termo circunstanciado e levantamento cadavérico. De acordo com Marcos Maurício, presidente da entidade, a categoria vai parar em reivindicação ao cumprimento da lei 12.601/2012. O Sindipoc cobra a  promoção de 2.583 profissionais, cuja lista final deveria ser publicada em abril. A assessoria de imprensa da Polícia Civil divulgou acordo assinado por representantes do Sindpoc, da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), em que constava a promoção de 988 investigadores, 243 escrivães e dois peritos técnicos, totalizando 1.233 profissionais. O texto, disponível no site da Casa Civil, diz que investigadores, escrivães e peritos técnicos deveriam ser promovidos para a “classe imediatamente superior” em 1º de abril. A assessoria de imprensa da Polícia Civil diz que todos os acordos firmados com a categoria estão sendo cumpridos, conforme documento assinado em agosto de 2012. Segundo a nota, a lista de acesso com a pontuação de cada servidor foi publicada na edição de 3 de setembro do Diário Oficial.

Prefeita assina ordens de serviços para pavimentações de ruas

Prefeita Tânia Britto assinou ordens de serviço e o secretário de Infraestrutura, Fernando Bonfim anunciou os locais a serem beneficiados (foto arquivo)

Prefeita Tânia Britto assinou ordens de serviço e o secretário de Infraestrutura, Fernando Bonfim anunciou os locais a serem beneficiados (foto arquivo)

A prefeita Tânia Britto ao lado do Secretário de Infraestrutura, Fernando Bonfim, de outros secretários municipais e  vereadores assinou na tarde desta segunda-feira (29/9), ordens de serviços destinadas a pavimentações a paralelos de 18 mil m2, de ruas em diversos bairros da cidade,, obras a serem realizadas com recursos próprios na ordem de R$ 958.577, também com recursos obtidos através de emenda parlamentar. Também foi anunciada a destinação de recursos próprios na ordem de R$ 1.454 milhão, para asfaltamento de 45 mil m2 de ruas.  De acordo o especificado pela prefeita e o secretário de Infraestrutura, serão calçadas ruas nos diversos bairros da cidade a partir de discussão de prioridades que envolveu vereadores e presidentes de associações.

Vias a serem calçadas com paralelos: Rua Belém (Cansanção), Travessa Edvaldo Cardoso Mandacaru), Travessa José  Alfredo Guimarães (Campo do América), Travessa Lomanto Júnior (Cansanção), Rua G Inocoop, 2ª Travessa Americano da Costa (Joaquim Romão), Travessa  Juvino Brito, Praça Cap. Silvino (Curral Novo), Rua Alvina Pereira (Barragem da Pedra), Rua Americano da Costa (Joaquim Romão),  Rua Dr. Antonio Carlos Martins (São Luiz) ,  Rua Elezenita Lessa (Mandacaru), Rua Joaquim Pereira (Barragem da Pedra), Rua José  Barbosa Almeida Mandacaru), Rua Santa Rita de Cássia (São Luiz)  e Travessa Rodolfo Pereira (Mandacaru), todas com recursos próprios. Com recursos de emenda parlamentar, serão calçadas a  2ª Travessa Alto do Cruzeiro (Cidade Nova), Rua 18 de Julho (Km 3) Rua H (Loteamento Água Branca), Rua C (Loteamento Água Branca), 1ª e 2ª  Travessas da Rua da Linha (Caixa Dágua), Rua E (Loteamento Felicidade), Rua L, Rua Q  (Loteamento Água Branca) e Rua Vasco da Gama (São Luiz).

Asfaltamento: Com recursos  próprios está prevista as pavimentações asfálticas de 21 vias: Rua Antonio Orrico (Campo do América), Praça Juracy Magalhães (Jequiezinho), Rua Professora Virgínia e Felicíssimo J. Silva, Rua João  Mangabeira, Rua Damião Vieira, Praça Joaquim Nabuco (Campo do América), Rua Jornalista Fernando Barreto (Campo do América), Rua João José Duarte (Joaquim Romão), Rua São Bernardo (Caixa Dágua), Avenida de Acesso aos bairros Pompílio Sampaio e Algarobas, Rua Monte Branco, Rua Itagí, Travessa Tote Lomanto, Rua Siqueira Campos,  Rua Desembargador Andrade Teixeira, Rua Antonio Jacobina de Brito, Rua Dr. Idelfonso Guedes e Rua Francisco Alves Meira.

Colégio Municipal promove eleição da Garota Primavera com foco na autoestima

Vencedora foi a estudante Viviane Costa Barbosa, 17 anos, moradora do Loteamento Jardim Tropical (dviulgação)

Vencedora foi a estudante Viviane Costa Barbosa, 17 anos, moradora do Loteamento Jardim Tropical (divulgação)

Um desfile para a escolha da Garota Primavera marcou o fim de semana de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola  Municipal Stella Câmara Dubois, na Urbis IV, no Agarradinho do bairro Jequiezinho. O evento, realizado no SESC Jequié faz parte do projeto “Primavera por um caminho mais feliz”, promovido pelo Programa Mais Educação do governo Federal. O projeto surgiu da necessidade da escola trabalhar a autoestima dos alunos. A escola Stella Câmara Dubois tem 540 alunos matriculados e atende aos bairros do Jequiezinho, Loteamento Tropical, Cachoeirinha e o povoado do Cajueiro, no município de Jequié.

Grupo de estudantes concorrentes ao título de Garota Primavera

Grupo de estudantes concorrentes ao título de Garota Primavera 2014

Durante uma semana, professores e alunos dos turnos matutino e vespertino trabalharam nas salas de aula temas como caráter, personalidade, formação, autoestima, valores e humanidade. Foram realizados ainda, café da manhã e do entardecer, aula sobre preservação do meio ambiente e reciclagem. De acordo com o coordenador do projeto, Johnson Carvalho, a iniciativa tem mudado a realidade dos alunos. “São jovens que estão elevando sua autoestima e mostrando os seus valores”, conclui.

 

Irmãos são vítimas de duplo homicídio na quadra do Inocoop em Jequié

Corpos dos dois jovens ficaram estendidos no meio da quadra de esportes

Corpos dos dois jovens ficaram estendidos no meio da quadra de esportes

Dois irmãos foram assassinados com vários disparos de arma de fogo no final da tarde desta segunda-feira (29/9), na quadra de esportes do loteamento Inocoop, bairro Jequiezinho, em Jequié. Leivison Ribeiro Nunes, 21 anos, “Baselê” e o irmão Habacuque Ribeiro Nunes, 18 anos, estavam jogando bola com outros rapazes quando surgiu um elemento desconhecido fazendo inúmeros disparos [no local podiam ser vistos cerca de 15 cápsulas deflagradas] com os dois irmãos que não tiveram a menor chance de escaparem do atentado. Os dois rapazes,  filhos de Tânia Nunes Souza (pai já falecido), moravam na Rua Albertino Pereira, na região conhecida como “Banca”. O duplo homicídio é mais um crime na cidade,  atribuído aos  traficantes de drogas. Leivison esteve preso recentemente no Conjunto Penal de Jequié, acusado de tráfico de drogas. Há cerca de um ano e meio, Adriano Ribeiro Nunes, irmão dos dois jovens, também foi vítima de assassinato. A Polícia Militar esteve no local, onde também compareceram a Polícia Civil e a Polícia Técnica para procedimento  dos levantamentos cadavéricos e encaminhamento dos corpos ao IML.

Fundação José Silveira implantará unidade de oncologia em Jequié

Unidade de Oncologia está sendo projetada no andar superior do Centro Médico da SCHSJT

Construção da Unidade de Oncologia está sendo projetada no andar superior do Centro Médico da SCHSJT

O Departamento de Engenharia da Fundação José Silveira iniciou a  elaboração do projeto visando a construção de uma unidade destinada ao tratamento de pacientes portadores de câncer, em área anexa à Santa Casa Hospital São Tadeu, em Jequié, para ser inaugurada e iniciar atividades em 2015.

Médico Silvio Vasconcelos explicou que está sendo antecipado um projeto que estava previsto para uma etapa futura

Médico Silvio Vasconcelos explicou que está sendo antecipado um projeto que estava previsto para uma etapa futura

O gerente técnico da Fundação, Dr. Silvio Vasconcelos visitou na tarde desta segunda-feira (29/9), o local da futura construção, acompanhado do engenheiro Eduardo Marques, encarregado de coordenar a elaboração e da coordenadora da Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, Catarina Carreiro. “Inicialmente nós tínhamos pensado em construir nessa área um auditório deixando um espaço livre para futuras ampliações. No entanto, face ao anúncio do nosso presidente [Dr. Geraldo Leite] no mês de junho deste ano, na  inauguração da ampliação, de que  teríamos aqui uma unidade de Oncologia, com quimioterapia, para que a população de Jequié não precisasse continuar se deslocando para outros centros, em busca de tratamento decidimos antecipar o projeto aproveitando toda esse pavimento construindo aqui a unidade de Oncologia, para fazermos todo o tratamento, voltado principalmente para as mulheres da região”. Explicou Vasconcelos que a proposta da FJS é evitar os deslocamentos das pessoas portadoras de uma doença estigmatizante, como é o câncer, passando-os a fazer o tratamento na própria região onde  mora, “se tornando uma coisa mais confortável e certamente um tratamento mais efetivo e uma cura mais rápida”, disse.

Unidade Oncológica da Santa Casa será edificada em área de 300m2

Unidade Oncológica da Santa Casa será edificada em área de 300m2

Atendimentos – O gerente técnico da Fundação José Silveira explicou ainda que o Sistema Único de Saúde-SUS, contempla o programa de tratamento de doenças oncológicas mas,  a  entidade irá fazer um estudo financeiro detalhado para ver a possibilidade de conseguir um incremento de receitas  para manutenção da unidade. “A ideia é que todas as pessoas que procurarem a unidade oncológica da  Santa Casa, tenham ou não convênio, possam ser atendidas nessa unidade. Quem não tiver nenhum tipo de convênio será atendido pelo SUS, os demais serão atendidos pelos seus respectivos convênios, especialmente os funcionários públicos do estado que tem o Planserv e que nós buscaremos formalizar parceria”. A nossa expectativa é que em junho de 2015 já tenhamos essa unidade implantada.

PMs fazem mais duas apreensões por portes ilegais de armas de fogo em bairros de Jequié

Apreensões de José Roberto, no Jequiezinho e de  Gilvanildo Mota, no Mandacaru (fotos 19º BPM)

Apreensões de José Roberto, no Jequiezinho e de Gilvanildo Mota, no Mandacaru (fotos 19º BPM)

No domingo (28/9), por volta de 9h50, policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), conseguiram localizar e deter José Roberto Gonzaga dos Santos Junior (19), numa localidade conhecida como Rua do Sal, bairro Jequiezinho com um revólver calibre .38, carregado com cinco cartuchos intactos. Segundo relatório policial, José Roberto estava preso no Conjunto Jenal de Jequié pelo crime de tráfico de drogas e foi solto no último dia 24 de setembro. Os policiais da CETO executavam a operação de redução dos Crimes Violentos Letais e Intecionais (CVLI), em toda a extensão do bairro do Jequiezinho, quando avistaram José Roberto, que tentou se esconder. O indivíduo foi levado para a delegacia e autuado em flagrante delito, por porte ilegal de arma de fogo.

Na sexta-feira (26), por volta das 22h policiais militares do 19º BPM conseguiram localizar e prender Gilvanildo da Silva Mota (34), na  Rua  Beira Rio,  bairro do Mandacarú, com um revólver Taurus calibre 38, com cinco cartuchos intactos. Os policiais militares realizavam operação de combate aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) no referido bairro. Na ação preventiva, foram utilizadas duas guarnições táticas que realizavam abordagens aos transeuntes e também aos motociclistas, cujo objetivo era encontrar armas e drogas. Gilvanildo, apelidado de “Gugui”, foi conduzido para a delegacia e apresentado à autoridade judiciária competente, juntamente com a arma apreendida.

Justiça derruba liminar e blitzs do IPVA voltarão a ser feitas

Blitzs são realizadas com o apoio da PM (foto reprodução)

Blitzs são realizadas com o apoio da PM (foto reprodução)

As blitzs do IPVA voltarão a ser realizadas a partir da decisão da justiça baiana, na última sexta-feira (26/9), em favor da ação movida pelo Detran para reverter a liminar movida pela Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), que teve acatamento da juíza de Direito, Verônica Moreira Ramiro, da 11ª Vara da Fazenda Pública, em Salvador. pesar do parecer favorável, as blitzs a partir de agora atuarão de forma contida. O Detran tem o poder de realizá-las, porém as apreensões dos veículos continuam proibidas. “É muito complicado atendermos esse pedido da Justiça, não faz sentido fazer uma blitz, em caso de constatação de uma irregularidade, conforme dita o código de trânsito brasileiro, não poder atuar da forma correta”, comenta o assessor técnico do Detran, major Genésio Luide. O  esquema de apreensão de veículos continua o mesmo até que exista um comunicado oficial da Justiça. “Ainda não recebemos a notificação. Vamos acatar a ordem da Justiça, fazer a blitz sem prender o veículo, mas somente após a entrega da notificação”, informa. A ordem judicial não significa, no entanto, que os inadimplentes estejam livres de punição. “O proprietário ou condutor que não apresentar o documento de porte obrigatório terá seu veiculo apreendido. Pelo IPVA não vamos prender, mas pela falta de licenciamento sim”, pontua o assessor técnico do Detran. “A blitz que foi intitulada como do IPVA , faz fiscalização do trânsito e, dentro disso, ela verifica se o veiculo está com o  CRLV em dia, que é o documento que informa se o seguro DPVAT, licenciamento e o  IPVA do automóvel estão regulares. A falta desse documento pelo artigo 269 do código de trânsito é motivo de apreensão do porte do veículo”, explica. (Tribuna da Bahia)

Implementado e Monitorado por: Neirival Neri  |  Agradecimento: AgenciaCARRILHO