Marcelo Nilo traz ex-prefeito de Manoel Vitorino para a base do governo

Ex-prefeito Heleno Vilar no governo com o aval de Marcelo Nilo

Ex-prefeito Heleno Vilar no governo com o aval de Marcelo Nilo (reproduções)

O ex-prefeito do município de Manoel Vitorino, odontólogo Heleno Vilar (PTB) estará recepcionando em sua residência, nesta sexta-feira (29/5), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT). O encontro em Manoel Vitorino,  deverá estar selando o ingresso de Heleno [principal adversário político do prefeito Lenilton Lopes (PDT)] no grupo aliado ao governador Rui Costa (PT). Nas eleições de 2014, o ex-prefeito liderou o time opositor no município, apoiando a chapa do então candidato a governador Paulo Souto (DEM). O prefeito Lenilton Lopes, esteve ao lado da chapa majoritária encabeçada pelo governador Rui Costa mantendo apoio para a Assembleia Estadual, ao deputado Euclides Fernandes, que conseguiu a maior votação na localidade. A vinda de Heleno para a base governista com o aval de Nilo, promete apimentar ainda mais a disputa eleitoral de 2016 no vizinho município.

sws_wilson

Prefeitura discute melhoria de condições para catadores do aterro sanitário

Reunião envolveu representantes da prefeitura e  dos catadores que atuam no aterro

Reunião envolveu representantes da prefeitura e dos catadores que atuam no aterro

Com o objetivo de oferecer melhores condições de vida aos catadores de materiais recicláveis do aterro sanitário de Jequié, a Prefeitura, por meio da Secretaria Desenvolvimento Social, se reuniu com representantes dos catadores na  última quarta-feira (27/2). Foram debatidas medidas que promovam novas oportunidades às famílias dos catadores. Atualmente, no aterro sanitário de Jequié, vivem cerca de 50 pessoas que tiram o seu sustento do que conseguem coletar. Os representantes dos catadores se reuniram com a secretária de Desenvolvimento Social, Magali Chaves, o secretário de Infraestrutura, Ricardo Chaves, o diretor de Planejamento, Alexandre Almeida, a diretora de Habitação, Zayra Caroso, e a assistente social Maria Leda Sá Meira.  Ainda serão realizadas novas reuniões nas próximas semanas. Para isso, será feito um levantamento com a identificação e a situação de todas as pessoas que atuam no aterro sanitário de Jequié. Com esses dados, a primeira medida da Secretaria de Desenvolvimento Social será inserir essas pessoas em programas sociais como o Bolsa Família, o Minhas Casa Minha Vida, entre outros.

PA_3960_BANNER_500X70_GIMACON_2 (1)

FTC realiza projeto na comunidade

FTC

No último domingo (24/05), a Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC Jequié, realizou o Projeto Saúde & Cidadania na Comunidade na Baixa do Senhor do Bonfim. A abertura do evento teve a participação do diretor da FTC Jequié, Prof. Me. Paulo Vasconcelos, e dos demais coordenadores de cursos. A feira foi marcada por uma intensa participação das pessoas que compõem aquela localidade, bem como de bairro circunvizinhos. Vários serviços foram oferecidos de saúde, engenharia civil, psicologia, administração, gestão dos espaços urbanos, oficinas sócio-educativas e de lazer para as crianças. Em sua fala, o diretor Paulo Vasconcelos exaltou “a importância da faculdade em transpor seus ‘muros’, a fim de levar para as comunidades, o conhecimento construído em sala de aula em forma de serviços e atendimentos que venham dignificar a humanidade e cidadania das populações, principalmente daquelas que necessitam de uma maior atenção”. (ASCOM-FTC JEQUIÉ)

Vereadores de Jequié entregam demandas do município em audiência na SSP

Secretário Maurício Barbosa debateu reivindicações de Jequié com os vereadores

Secretário Maurício Barbosa debateu reivindicações de Jequié com os vereadores

A Câmara Municipal de Jequié, esteve representada em audiência com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Telles Barbosa, em seu gabinete na SSP, em Salvador. O presidente da Câmara, vereador Eliezer Pereira Filho “Fiim” (PDT), juntamente com os vereadores Soldado Gilvan (PTdoB), Pé Roxo (PT) e Manoel Gomes (PDT), entregaram ao titular da SSP, um documento no qual foram solicitadas várias demandas na área da segurança pública para o município de Jequié. O deputado estadual Bira Corôa (PT), que agendou a audiência, a pedido do vereador Pé Roxo, também se fez presente. A criação de uma delegacia especializada em homicídios ou combate às drogas, na sede da 9ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior), sediada em Jequié, foi um dos pontos discutidos com o secretário Maurício Barbosa. A criação e instalação em Jequié, de uma  Companhia Independente de Policiamento Especializado-CIPE e o retorno do Centro de Formação de Soldados, na sede do 19º Batalhão da Polícia Militar, também foi reivindicada.

Vereadores expuseram ao titular da SSP problemas que inquietam a população de Jequié na área da segurança pública

Vereadores expuseram ao titular da SSP problemas que inquietam a população de Jequié na área da segurança pública

Constaram ainda da lista de reivindicações, a designação de médico legista para completar a escala semanal da unidade do Instituto Médico Legal-IML, com a realização de autopsias nos finais de semana, sem a incômoda necessidade de remoção de cadáveres nos sábados e domingos de vítimas de mortes violentas para a cidade de Vitória da Conquista, onde são realizados os procedimentos da medicina legal,  a ampliação do  efetivo policial militar a renovação da frota do Batalhão a partir da destinação de novas viaturas  e a ampliação do sistema de monitoramento eletrônico das vias públicas da cidade, com a instalação de câmaras nos bairros e nos acessos de entrada e saída de Jequié. Os vereadores afirmaram que o Secretário foi bastante solícito aos pedidos revelando que todos estarão sendo devidamente avaliados. Os vereadores aproveitaram do momento com o secretário Maurício Barbosa, para revelarem a preocupação reinante na população de que a área da antiga Escola Profissional do Menor, pertencente ao patrimônio da  Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), venha a ser transformado em um centro de medidas socioeducativas para abrigar menores infratores. O secretário explicou que a autarquia passou para a estrutura administrativa da Casa Civil e que ele não teria maiores informações acerca do assunto.

sws_wilson

Custo da energia elétrica tende a cair no ano que vem, afirma Aneel

Energia

A sinalização para o próximo ano é de redução do custo da energia,. A afirmação foi feita na quarta-feira (27/5), pelo diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino. Entre os fatores que indicam essa redução está a renovação de um conjunto de concessões de hidrelétricas cuja tarifa será reduzida e uma provável melhora do regime hidrológico do país. Segundo ele, diante de uma melhora do cenário de chuvas no futuro, não será necessário operar todas as termelétricas, principalmente as mais caras. Essa medida pode alterar a cor da “bandeira tarifária”, indicando uma melhora no quadro de abastecimento e uma redução nas tarifas de energia.  Romeu Rufino afirmou que espera um cenário mais favorável à modicidade tarifária, quando o valor das tarifas cobradas é bastante próximo aos dos custos de produção. “A grande questão para a modicidade tarifária é o custo da energia”, afirmou Rufino. A sinalização, de acordo com o diretor da Aneel é para uma redução do custo de energia no próximo ano. A outra pressão pela alta na conta de luz, os encargos antes assumidos pelo Tesouro, já começaram a ser repassados para os consumidores, reduzindo a pressão em 2016, afirmou.

PA_3960_BANNER_500X70_GIMACON_2 (1)

Mais dois menores apreendidos comercializando drogas em Jequié

Material apreendido com os menores (foto 19º BPM)

Material apreendido com os menores (foto 19º BPM)

Policiais Militares da 5ª CIA PM, do 19º BPM, apreenderam os menores  M.Q.O. e  L.S.N., ambos com apenas 17 anos, por porte ilegal de drogas, no bairro  Joaquim Romão em Jequié. As apreensões ocorreram por volta das 11h40 de quarta-feira (27/5).  Os policiais militares realizavam rondas preventivas no bairro, quando flagraram os menores, nas imediações da Rua Osvaldo Souza Rocha, em atitude suspeita. Na abordagem foram encontradas 15 pedras de crack, 10 “cocadinhas” de maconha, dois celulares e a quantia de R$ 154,00, em dinheiro.  O 19º BPM informou que, todo o material encontrado, assim como, os menores apreendidos, foram devidamente conduzidos para a Delegacia de Jequié, onde foram apresentados à autoridade judiciária competente, para as providências cabíveis.

Deputados aprovam fim da reeleição para presidente, governador e prefeito

A votação foi parte da série de sessões iniciada nesta semana, destinada à apreciação das propostas de reforma política

A votação foi parte da série de sessões iniciada nesta semana, destinada à apreciação das propostas de reforma política

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27/5), por 452 a favor, 19 contra e uma abstenção, o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito. O texto do fim da reeleição, de autoria do relator, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), não altera o tempo atual de mandato (quatro anos), mas, nesta quinta-feira (28), o plenário analisará a ampliação da duração do mandato para cinco anos. Antes de votar o fim da reeleição, os deputados rejeitaram nesta quarta o financiamento público das campanhas e aprovaram a doação de empresas e partidos, mas não a candidatos. A proposta de emenda à Constituição da reforma política começou a ser votada no plenário na terça (26). Por decisão dos líderes partidários, cada ponto da PEC, como o fim da reeleição, será votado individualmente, com necessidade de 308 votos para a aprovação de cada item. Ao final, todo o teor da proposta de reforma política será votado em segundo turno. Se aprovada, a PEC seguirá para análise do Senado. Pelo texto aprovado pelos deputados, a nova regra de término da reeleição não valerá para os prefeitos eleitos em 2012 e para os governadores eleitos em 2014, que poderão tentar pela última vez uma recondução consecutiva no cargo. O objetivo desse prazo para a incidência da nova regra foi obter o apoio dos partidos de governantes que estão atualmente no poder.

Professores municipais de Jequié paralisam atividades nesta quinta e sexta-feira

Consultor técnico da APLB/Sindicato deu explicações sobre aplicação do FUNDEB

Consultor técnico da APLB/Sindicato deu explicações sobre aplicação do FUNDEB

A APLB/Sindicato divulgou nota em seu site informando que os professores da rede municipal de Jequié, aprovaram em assembléia a paralisação de suas atividades nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/5), considerado “Dia Municipal de Luta em defesa da Educação Pública com Qualidade, do Piso Salarial Nacional do Magistério e por mais Segurança nas Escolas”. Também em adesão à Paralisação Nacional dos trabalhadores, liderada pelas centrais sindicais, como a CTB. Os professores se queixam da prefeitura não ter apresentado até o momento uma contraproposta ao pleito da categoria. Em assembléia realizada no último dia 15, o consultor técnico do Sindicato Joel Câmara, explicou para a categoria, números do FUNDEB de 2015, o impacto da folha dos 60% do fundo sem o reajuste de 13,01% e o impacto da folha dos 60% com o reajuste de 13,01%. Os professores defendem a tese de que a luta pelo pagamento do percentual de 13,01% do Piso definido pelo MEC é algo imprescindível, pois é uma lei que deve ser cumprida pelos governantes.sws_wilson

Senado aprova mudança no fator previdenciário e na pensão por morte

Valor da aposentadoria é menor se o trabalhador se aposentar antes do prazo. A medida valeria a partir de 2016

Valor da aposentadoria é menor se o trabalhador se aposentar antes do prazo. A medida valeria a partir de 2016

O Senado aprovou na quarta-feira (27/5) a MP 664, que dificulta o acesso ao benefício da pensão por morte e dá uma alternativa que pode permitir se aposentar mais cedo. A mudança já havia sido aprovada na Câmara duas semanas atrás e agora segue para sanção (aprovação final) da presidente Dilma Rousseff. A votação foi de 50 votos a 18. A medida provisória foi editada pelo governo como parte de um conjunto de propostas para viabilizar o ajuste fiscal (corte nos gastos públicos). A emenda aprovada sobre fator previdenciário altera o tempo necessário para se aposentar. Ela propõe como alternativa ao fator previdenciário o chamado fator 85/95. Os números representam a soma do tempo de trabalho e da idade (85 para mulheres, 95 para homens). Assim, uma mulher pode se aposentar se tiver 55 anos de idade e 30 anos de trabalho (com contribuição ao INSS): 55 + 30 = 85. Um homem precisa ter, por exemplo, 65 anos de vida e 30 anos de trabalho (65 + 30 = 95). A combinação pode ser qualquer uma, desde que dê 85 ou 95. Caso o trabalhador decida se aposentar antes de atingir essa marca, a emenda determina que a aposentadoria continue sendo reduzida pelo fator previdenciário.

Pensão por morte ficou mais difícil

No caso da pensão por morte, a medida prevê a exigência de dois anos de casamento ou união estável para que o viúvo ou viúva tenha direito à pensão por morte. Antes não havia nenhuma exigência. Não existia também tempo mínimo de contribuição para ter direito ao benefício. Agora será 1 ano e meio. A duração do benefício era para a vida toda, mas agora vai variar conforme a idade da pessoa que recebe a pensão.  (Folha)

CIPE/PM: Tinho preside sessão e sugere Moção de Aplausos a Leur Júnior

Vereador Tinho (PV) presidiu sessão ladeado pelos vereadores Ednael (PSD) e João Cunha (PROS)

Vereador Tinho (PV) presidiu sessão ladeado por Ednael (PSD) e João Cunha (PROS)

Na presidência da sessão desta quarta-feira (27/5), da Câmara Municipal de Jequié,  o vereador Emanuel Campos “Tinho” (PV), criticou decisão da Câmara de Vereadores de Jaguaquara, ao aprovar proposta do vereador daquele município, Nildo Pirôpo (PT), que propôs Moção de Repúdio ao deputado estadual Leur Lomanto Júnior (PMDB), pelo fato do parlamentar ter cobrado do governo do estado, a implantação da base de uma Companhia Independente de Policiamento Especializado-CIPE/PM, no município de Jequié, relacionando as condições favoráveis em termos de população, economia e situação geográfica. Tinho sugeriu que a atitude do deputado Leur Júnior, é merecedora inclusive de uma Moção de Aplausos por parte do Legislativo jequieense e do reconhecimento da população local. Lembrou ainda o vereador, que a Câmara Municipal de Jequié, também se manifestou oficialmente em defesa da instalação da CIPE/PM na cidade, através de documento entregue pela manhã em audiência, ao Secretário de Segurança do Estado, Maurício Barbosa, em Salvador,  por uma comissão de vereadores locais, formada pelo presidente da Casa,  Eliezer Fiim (PDT), e os vereadores Soldado Gilvan (PTdoB), Pé Roxo (PT), Manoel Gomes (PDT) e Deyvison Batista (PT). “Entendo e respeito o posicionamento das lideranças e representações políticas de Jaguaquara, que defendem a implantação da CIPE naquele município. No entanto, a nossa luta continuará sendo para que o órgão policial seja instalado em Jequié”, acrescentou Tinho.

sws_wilson

Implementado e Monitorado por: Neirival Neri  |  Agradecimento: AgenciaCARRILHO