Bandidos assaltam frigorífico em Jequié

Assaltantes levaram dinheiro em espécie do frigorífico

Assaltantes levaram dinheiro em espécie do frigorífico

Oito elementos encapuzados invadiram o Frigorífico Vale do Sol (antigo Frisuba) em Jequié, rendarem funcionários e subtraíram do cofre cerca de R$ 20 mil, em espécie, folhas de cheques e dois aparelhos celulares. Policiais militares foram comunicados do ocorrido pelo funcionário Júlio Souza de Oliveira. Rodas foram realizadas na área e nenhum suspeito foi preso.

Homicídio – Por volta das 13h45 de quinta-feira (5), um homem foi assassinado no Residencial Cachoeirinha I, bloco IV, Quadra I. No local foi encontrado o corpo de Genivaldo Santos de Jesus com várias perfurações no corpo provenientes de arma de fogo. No local populares informaram que dois indivíduos em uma motocicleta Honda Fan preta, foram os autores do disparos. Foi utilizada pelos criminosos uma pistola .40. Ninguém foi preso. O corpo foi encaminhado ao IML de Jequié.

Após boatos nas redes sociais, governo afirma que o Planserv não será encerrado na Bahia

Governo diz que cancelamento do Planserv é boato

Governo diz que cancelamento do Planserv é boato

A Secretaria da Administração (Saeb) emitiu uma nota de esclarecimento na quinta-feira (5/2) após boatos nas redes sociais de que o Planserv, Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia, seria cancelado. Segundo o órgão, o plano de saúde não será encerrado e a secretaria também irá manter assistência para todos os beneficiários atendidos pelo plano, tornando improcedente a informação que trata de sua migração para outro plano de saúde. No total, o Planserv soma em torno de 1.600 unidades credenciadas, entre clínicas, laboratórios e hospitais na Bahia.

Rui Costa deverá visitar Jequié no próximo dia 23

Rui Costa em Jequié dia 23

Rui Costa em Jequié no próximo  dia 23

O governador Rui Costa (PT), deverá fazer a sua primeira visita oficial a Jequié, na segunda-feira (23/3). Na agenda deverão constar visita às obras de ampliação do Hospital Geral Prado Valadares e a inauguração do sistema integrado de abastecimento de água que beneficia as populações da localidades de Nova Esperança, Ouro, Boaçu e Castanhão. Também deverá estar incluída na agenda oficial, ainda a ser divulgada pela Casa Civil do Estado, visita do governador a um colégio da rede estadual, onde estará detalhando o projeto Pacto pela Educação.  Rui Costa também deverá tratar em Jequié da proposta que vem sendo difundida da criação de consórcios para melhorar a qualidade dos serviços de saúde nas cidades do interior.

Lançamento do livro Jequié Sol, História e Encantos

Livro é composto de obras de 54 coautores

Livro é composto de obras de 54 coautores (foto ilustração)

No próximo sábado (7/3) será lançado em Jequié, o livro “Jequié, Sol, Histórias e Encantos, escrito por 54 coautores, que manifestaram o seu amor e dedicação a sua terra. Trata-se de um foto biografia resultante de uma construção coletiva, que juntou jequieenses de todos os rincões do país, contando histórias, estórias, casos e causos interessantes, com o objetivo de preservar a memória da Cidade Sol. O evento acontecerá às 18 h, no Cerimonial Marlene Marinho, na Avenida Landulfo Caribé. A obra contou com o apoio da Assembleia Legislativa, através de seu presidente, Marcelo Nilo e dos deputados Leur Lomanto Júnior e Euclides Fernandes, que estará representando o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia no evento.

A lista óbvia de Janot

Política à Flor da Pele

Essa semana, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot,  apresentou ao Supremo Tribunal Federal pedidos de abertura de inquérito para investigar vários políticos suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.

Ao todo são 54 pessoas, dentre elas senadores, deputados, ministros de Estado e grandes empresários. A participação deles em um dos maiores escândalos de desvios de verbas públicas foi revelada nas delações premiadas de dois confessos articuladores da corrupção no país: o Paulo Roberto Costa (ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, que se utilizava de sua posição na empresa para facilitar a vida de empresários e botar muito dinheiro nas mãos de políticos corruptos) e Alberto Youssef (doleiro que, ao que se tem notícia, chefiava  quadrilha e que possui nos bastidores da política muitos aliados, sócios e amores que facilitam suas negociatas).

Os dois firmaram acordo com o Ministério Público Federal para colaborar com as investigações. E baseado no que eles contaram, Rodrigo Janot solicitou quebra de sigilos bancário e fiscal dos políticos, além da abertura dos inquéritos mencionados.

Ocorre, leitor, que temos que avaliar duas questões:

A primeira: não podemos criar expectativas acerca de um julgamento desses grandes políticos, empresários e lobistas pelo STF, porque senão vamos nos frustrar. O STF não tem por hábito punir políticos influentes e o Mensalão (caso alguém resolva citar seu julgamento como exemplo) foi uma exceção na história da Corte Máxima. Mas como a investigação do Procurador Geral é uma das mais profundas, uma das que mais dissecou os bastidores da política brasileira, que ela nos sirva de exemplo e lição, para compreendermos nosso país e buscarmos – através do voto – expurgar esses nomes da política brasileira.

Se esperarmos que o STF faça nosso papel na limpeza da corrupção, vamos ficar a ver navios.

A segunda questão é que a lista do Procurador trará nomes óbvios. Muito óbvios! É se enganar achar que o Procurador-Geral descobriu algo que nós já não soubéssemos. A lista ainda não foi divulgada na sua totalidade, mas constará dela nossos velhos conhecidos bandidos de sempre.

Os presidentes das duas Casas do Congresso (não que eu os inclua na expressão “velhos conhecidos bandidos”) estão na lista. E porque será que ninguém ficou admirado com isso, né? Renan Callheiros é um indivíduo que já chegou ao cúmulo de pagar pensão para amante com dinheiro público, entregue em mãos por um lobista e empresário; e Eduardo Cunha, pessoa cuja vasta lista de inquéritos que já respondeu não pode ser citada nesse artigo por falta de espaço.

Só que o mais impressionante é que nenhum dos dois pareceu ofendido com a revelação, claro, porque sempre souberam que mais dia menos dia seriam citados. E outra: ambos demonstraram chateação (inoportuna) com o governo e a presidente Dilma, como se o fato do nome constar na lista fosse obra do PT. E não é. Ambos constam na lista do Procurador por atitudes pessoais relacionadas ao recebimento de dinheiro de empresas investigadas.

Isso nada tem a ver com perseguição do governo ao PMDB, até porque ninguém está mais envolvido nessa história até o pescoço do que o próprio governo.

Daniele Barreto é advogada, consultora política e escreve no blog www.danielebarreto.com.br

Imóveis do Residencial Colina apresentam rachaduras nas paredes

Empresa construtora realiza obra na base dos prédios (foto repórter Uberlan Costa)

Empresa construtora realiza obra na base dos prédios (foto repórter Uberlan Costa)

Moradores de imóveis do Residencial Colina (programa Minha Casa, Minha Vida), no bairro Cansanção, em Jequié mostram-se preocupados com o surgimento de rachaduras nas paredes dos imóveis. Os moradores afirmam ter levado o fato ao conhecimento da empresa E2 Engenharia, responsável pela construção do empreendimento, que determinou escavações na base dos prédios com o pretexto de reforçar as alvenarias, com o uso de brita, areia e cimento. A moradora do Bloco 24,  Tatiane dos Santos, é uma das pessoas prejudicadas, disse ter chegado ao seu conhecimento a informação de que problemas hidráulicos e elétricos não são da alçada empresa. Ela afirma que os banheiros de cada prédio  que individualmente abriga 12 famílias, estão com infiltrações e vazamentos.  “Quanto as rachaduras, na diretoria de Habitação, eles dizem que devemos observar se elas aumentam e caso isso aconteça deverá ser comunicada à empresa, com sede em Vitória da Conquista”, disse.

Espuma no leito do Rio Jequiezinho chama atenção

Acúmulo de espuma no encontro dos rios Jequièzinho e das Contas

Acúmulo de espuma no encontro dos rios Jequièzinho e das Contas

Chamou a atenção das pessoas que transitavam na manhã desta quinta-feira (5/3), a grande quantidade de espuma formada no leito do Rio Jequiezinho. O temor das pessoas era em relação a origem do produto e o seu efeito nocivo que possam causados  ao meio ambiente e às pessoas. Dos órgãos ligados ao setor  estão sendo cobradas explicações.

Plenário do STF aprova perdão e pena de José Genoino é extinta

José Genoíno foi beneficiado pelo indulto natalino, previsto em decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro passado (foto AFP)

José Genoíno foi beneficiado pelo indulto natalino, previsto em decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro passado (foto AFP)

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram na tarde desta quarta-feira (4/3), por unanimidade a extinção da pena imposta ao ex-presidente do PT José Genoino no processo do mensalão. Genoino é o primeiro dos réus condenados no processo do mensalão a se livrar da pena. O ex-presidente do PT foi condenado em 2012 a 4 anos e 8 meses de prisão por corrupção ativa e passou a cumprir a pena em novembro de 2013. No final do ano passado, o ex-parlamentar conquistou a progressão de pena e passou para o regime aberto. Atualmente, ele está em prisão domiciliar. O decreto presidencial de 24 de dezembro do ano passado, praxe no período de Natal, concedeu o perdão da pena para aqueles que tiverem pena privativa de liberdade inferior a oito anos e que tenham cumprido um terço da pena para o caso de presos não reincidentes. Até 25 de dezembro, quando começou a valer o decreto presidencial, o ex-deputado havia cumprido um ano, um mês e dez dias da pena, período que foi estendido pelo fato de o réu ter conseguido reduzir 34 dias da punição, alcançando com isso o período mínimo necessário para pedir o benefício, de um ano, dois meses e 14 dias. Com a extinção da punibilidade, aprovada pelo STF,  Genoino não é mais um condenado e, portanto, não tem nenhum tipo de restrição. O relator das execuções penais do mensalão no STF, ministro Luís Roberto Barroso, seguiu parecer da procuradoria-geral da República para conceder o benefício a Genoino. Todos os ministros acompanharam o voto de Barroso. (Estadão Conteúdo)

Falha no sistema mantém o SAC de Jequié dois dias fora do ar

SAC provisoriamente instalado em espaço do Centro de Cultura (foto Zenilton Meira)

SAC provisoriamente instalado em espaço do Centro de Cultura (foto Zenilton Meira)

Os serviços de expedição de documentos na unidade do SAC de Jequié, estiveram prejudicados nesta terça e quarta-feiras (3 e 4), em razão de uma falha no sistema da rede de computadores. Usuários da própria cidade e também de outras localidades que se dirigiram ao órgão [funcionando temporariamente no salão de exposições do Centro de Cultura], retornaram sem conseguirem atendimento. A expectativa da gerência do SAC é que o problema esteja solucionado na abertura dos trabalhos na quinta-feira, 5.

Mais quatro cidades baianas recebem verbas para educação de jovens e adultos

Incentivo ao Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)

Incentivo ao Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)

O município Jitaúna está incluído na relação das quatro cidades do estado que irão receber recursos federais para abrir novas turmas de Educação de Jovens Adultos. A Portaria do Ministério da Educação, publicada nesta quarta-feira (4/3) no Diário Oficial da União, autorizou o repasse de verbas. Jitaúna está contemplada com R$ 122,5 mil para 67 vagas; Jussara, na região de Irecê,  recebe a maior fatia, R$ 206,6 mil para 113 vagas; seguida de Barra do Choça, R$ 126,1 mil para 69 vagas;  e Senhor do Bonfim,  fica com R$ 67,6 mil para abrir 37 oportunidades. A Bahia é o segundo estado com maior número de municípios contemplados junto com Paraíba e Rio Grande do Sul. O Maranhão teve cinco cidades na lista das 33 contempladas em todo país.

Implementado e Monitorado por: Neirival Neri  |  Agradecimento: AgenciaCARRILHO