Prevista visita de Dilma a Itabuna para inaugurar Cidade Digital

Presidente Dilma estaria desembarcando em Itabuna ao lado do governador Jaques Wagner (foto reprodução)

Presidente Dilma estaria desembarcando em Itabuna ao lado do governador Jaques Wagner (foto site Grande Bahia)

A presidente Dilma Rousseff deverá estar de volta a Bahia no próximo dia 29, quando está prevista a sua participação no ato de inauguração do Projeto Cidade Digital, na cidade de Itabuna.  De acordo com informações do governo municipal grapiúna, 95% da rede já está instalada. Além de Itabuna, outros municípios serão beneficiados com internet gratuita. No município sul-baiano, estão sendo implantados 18,5 quilômetros de fibras óticas para garantir acesso à internet de alta velocidade. A visita  da presidente a Itabuna foi noticiada na edição  da Coluna Esplanada, do jornalista Leandro Mazzini  e repercutida no site Pimenta na Muqueca, embora não seja citado o motivo da visita.

Morre aos 66 anos o narrador esportivo Luciano do Valle

Ano passado ele completou 50 anos de carreira (foto reprodução)

Ano passado Luciano do Valle completou 50 anos de carreira (foto reprodução)

O narrador Luciano do Valle, 66 anos, faleceu neste sábado (18/4) vitimado por um infarto.  Ele passou mal durante uma viagem de avião sendo levado em ambulância do Corpo de Bombeiros para a UTI (Unidade de Transmissão Intensiva) do Hospital Santa Genoveva, na cidade de Uberlândia-MG onde faleceu por volta das 16h15. Ele viajou para a cidade mineira onde faria a transmissão do jogo Atlético-MG x Corinthians, pela rodada de abertura do Campeonato Brasileiro Série A. Luciano marcou época na televisão brasileira desde a década de 70, tendo trabalhado na TV Globo e no momento atual era o principal narrador da Band,  onde teve duas passagens, de 1983 a 2003 e depois de 2006 até os dias de hoje. Transformou a emissora em Canal do Esporte. Além de se especializar na narração do futebol, foi um dos principais divulgadores dos esportes olímpicos. Narrou boxe, onde lançou Maguila, também foi ícone da geração de prata do vôlei masculino na década de 80. Sua importância foi tão grande que ganhou o apelido de Luciano do Vôlei. As partidas de futebol da rodada de abertura das séries A e B, mesmo as que estavam em andamento fizeram um minuto de silêncio,  em homenagem ao jornalista.

 

Fazenda Laurena espera por você neste domingo!

Fazenda Laurena, em Ipiau

Fazenda Laurena, em Ipiau

Desfrute de bons momentos do feriadão neste domingo, 20, visitando a  Fazenda Laurena, em Ipiau. Turismo rural, trilha ecológica num aprazível espaço de lazer, com muita água, animais domesticados e equipamentos de diversão para a criançada. A Fazenda Laurena coloca ao seu dispor um restaurante com cozinha a la carte e self service. Ambiente agradável com excelente atendimento.

Pescaria no sistema "pesque e solte" é uma das atrações do local

Pescaria no sistema “pesque e solte” é uma das atrações do local

 

 

Com pedido de habeas corpus advogado de Marco Prisco diz que sua prisão é ilegal

Marco Prisco está no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília presídio federal de segurança como mandado de prisão preventiva por 90 dias

Marco Prisco está no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília

O advogado Fábio Brito, que defende o vereador, Marco Prisco, ingressou com um pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), na noite de sexta-feira (18/4). “(A prisão) foi ilegal, porque o juiz concedeu a ordem devido à iminência da greve, para preservar a ordem pública, para evitar a greve. Perdeu o objeto, já que a greve acabou”. Segundo ele, o pedido de prisão preventiva elaborado pelo MPF cita o Relatório de Inteligência 9800/2014, da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA). A procuradoria alega no pedido que o relatório “dá conta de que a situação (de greve) pode se repetir, sob a liderança do requerido (Prisco)”. “O Estado disse que não ia perseguir ninguém, mas participou diretamente no pedido de prisão de um vereador eleito com mais de 15 mil votos”, reclamou Brito. Para os procuradores do MPF, o fim da greve não tira a eficácia da decisão judicial. A greve encerrada na quinta, para o MPF, é o exemplo de que Prisco voltou, e pode voltar, a reincidir em crimes pelos quais já responde. Ainda segundo o MPF, como o vereador é acusado de “crime político grave”, qualquer recurso contra sua prisão só poderá ser ajuizado no Supremo Tribunal Federal (STF). Após a prisão de Prisco, nas redes sociais alguns policiais sugeriam que os soldados deveriam ficam dentro dos quartéis. Em nota, o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, orientou “todos os oficiais e praças a manterem seus postos de trabalho, assegurando a proteção da sociedade baiana”. Ele destacou que a prisão de Prisco não teve envolvimento do estado, já que foi executada pela Justiça Federal. A SSP não quis se pronunciar sobre o relatório que substanciou o pedido de prisão do vereador. No presídio federal de segurança máxima do de Brasília, o vereador está com prisão preventiva por 90 dias. (Correio)

 

Médico ex-coordenador do Samu/Jequié envolve-se em acidente de carro na ‘Curva do Padre’

Acidente despertou a curiosidade de pessoas que trafegam pela rodovia (foto reprodução)

Acidente despertou a curiosidade de pessoas que trafegam pela rodovia (foto reprodução)

O cardiologista José Roberto Cabral, ex-coordenador do Samu 192 de Jequié, com pessoas de sua família envolveram-se em acidente ocorrido na BR 101, trecho conhecido como “Curva do Padre”, próximo a Aurelino Leal. Dois veículos, um Focus e um Corolla estiveram envolvidos no acidente. Dr. Cabral que dirigia um dos veículos juntamente com as  outras três pessoas feridas foram levadas em ambulância do Samu para hospitais da cidade de Itabuna, onde recebem atendimento médico.  O trecho da BR 101 onde ocorreu o acidente tem o histórico de registrar graves acidentes, inclusive com pessoas moradoras de Jequié como vítimas fatais, como foram os casos dos funcionários da Uesb/campus de Jequié, Dalva Oliveira Santos,  Fábio Sabadelhe dos Santos  e do menor Paulo Rogério, fato ocorrido em 29 de dezembro de 2012 e, no dia 17 de abril de 2013, o comerciante de GLP,  José Orlando Andrade Barreto, “Gordo”, que veio a falecer no hospital de Itabuna para onde foi levada e, posteriormente a sua esposa Elenize dos Santos Barreto, que viajava em companhia do esposo e dias após veio a óbito na mesma unidade de saúde de Itabuna.

Série B: Justiça determina e Portuguesa abandona o jogo contra o Joinville

Jogadores da Portuguesa retornaram ao vestiário depois de 17 minutos de jogo

Jogadores da Portuguesa retornaram ao vestiário depois de 17 minutos de jogo na Arena Joinville

Um episódio inusitado no futebol profissional do Brasil ocorreu na noite desta quinta-feira (18/4) na Arena Joinville, em Santa Catarina: Aos 17 minutos da partida entre o time da casa e a Portuguesa, válido pela rodada de abertura da Série A do Campeonato Brasileiro de 2014,  a Lusa paulista  ignorou liminar judicial e entrou em campo.  No entanto, isso não foi suficiente para que o jogo contra o Joinville acontecesse. A decisão dos tribunais chegou às mãos do quarto árbitro, e o jogo  foi interrompido. “Fomos ameaçados pela Justiça. Fui obrigado a retirar o time de campo, mesmo contra a minha vontade. Enquanto a liminar não cair, o time não pode entrar em campo. Acatamos o que a Justiça determinou. Temos medo de um WO, mas não temos o que fazer”, disse Ilídio Lico, presidente da Portuguesa, em conversa por telefone com a reportagem do site UOL Esporte.  A postura da Portuguesa já havia causado uma cisão interna no clube. Orlando Cordeiro de Barros, que ocupava a vice-presidência jurídica, não concordou com a decisão e  entregou o cargo. A liminar foi concedida no dia 10 de abril pela juíza Adaísa Bernardi Isaac Halpern, da 3ª Vara Cível do Foro Regional da Penha, em São Paulo. A decisão é fruto de uma ação movida pelo torcedor Renato de Britto Azevedo, que contesta punição que a Portuguesa recebeu no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) chegou a pedir reconsideração, mas a juíza negou. Por causa disso, a Portuguesa enviou à entidade nacional na quinta-feira um pedido para adiar o jogo contra o Joinville. (UOL)

Capitão Tadeu assume comando da greve dizendo que ‘governo não cumpriu o acordo e agiu de má-fé’

Capitão Tadeu disse que passou de moderador a líder por "exigência da tropa" (Foto Beto Jr. /Ag. Haack/Bahia Notícias)

Capitão Tadeu disse que passou de moderador a líder, “por exigência da tropa” (Foto Beto Jr. /Ag. Haack/Bahia Notícias)

O deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) falou na tarde de sexta-feira (18/4) como novo líder da greve da PM na Bahia, após a prisão do vereador de Salvador, Marco Prisco (PSDB), que liderou o movimento grevista e  foi detido à  tarde, em um resort na Costa do Sauipe, no litoral norte baiano. “Recebi diversos telefonemas e manifestações pelas redes sociais. Foi uma exigência”, disse. Segundo ele, a orientação é que a tropa fique aquartelada, mas que seja garantido o número mínimo de 30% das tropas nas ruas. Questionado se a decisão de retomar a greve sem uma nova assembleia não seria ilegal, Tadeu respondeu que a partir do momento da prisão de Prisco, o acordo foi quebrado. “O governo não cumpriu o acordo de quem ninguém seria punido. Logo, o que foi decidido na assembleia está suspenso, pela quebra de confiança. O governo agiu de má-fé em fazer essa prisão na Semana Santa, quando não seria possível fazer outra assembleia”. Ainda segundo Tadeu, a priori, a paralisação só deve acabar quando o governador Jaques Wagner pedir a libertação de Prisco. “Assim como foi ele que pediu a intervenção, que ele peça a revogação”, sentenciou. Informações publicadas no Bahia Notícias

Feira do Joaquim Romão cresce e carências de infraestrutura avançam

Apesar de ser realizada nos finais de semana praça permanece interditada durante toda a semana

Apesar de ser realizada nos finais de semana praça permanece interditada durante toda a semana

A antiga ‘feirinha’ do Largo São Francisco, bairro Joaquim Romão nasceu da iniciativa de alguns moradores do local e, nos dias atuais representa um centro comercial importante para a cidade após atrair para o seu entorno inúmeras empresas,  dentre as quais, lojas de ramos diversos, supermercados, açougues e farmácias, além de igrejas e também, imóveis residenciais. A feira acontece nos finais de semana,  com maior afluência de consumidores nas manhãs de domingos. A praça onde a feira teve o seu surgimento não mais comporta o seu crescimento e os problemas de infraestrutura são flagrantes. Vão desde as dificuldade de mobilidade das pessoas entre as barracas e tabuleiros onde os produtos são comercializados  durante a realização da feira [muitos deles expostos em contato direto com o piso] à falta de higiene, inexistência de sanitários públicos,  a não disponibilidade de área próxima para a guarda das barracas de madeira que permanecem durante os dias da semana amontoadas no meio da praça dificultando a circulação dos veículos. A ‘feirinha do Joaquim Romão’, como é popularmente denominada, não se restringe hoje ao Largo São Francisco  ampliando-se por  ruas próximas, a exemplos da Siqueira Campos, Permínio Amorim, Jacobina de Brito e  João José Duarte, dentre outras. Muitos comerciantes que durante a semana comercializam seus produtos no Centro de Abastecimento Vicente Grillo, no centro da cidade,  principalmente nos setores de carnes, hortifruti, peças de vestuários e miudezas, a partir das manhãs de domingos podem ser encontrado na feira do Joaquim Romão.  O crescimento e importância econômica da feira do  Joaquim Romão [a exemplo do que começa a acontecer com a feira da Avenida Artur Moraes, bairro Jequiezinho] cobra dos poderes públicos projetos que resultem em alternativas para dotar o ambiente da  infraestrutura necessária ao seu funcionamento.

Nos finais de semana a feirinha não fica limitada ao Largo São Francisco

Nos finais de semana a feirinha não fica limitada ao Largo São Francisco

Dois menores apreendidos com revólveres. Um deles teria praticado assalto contra supermercado

Armas de fogo continuam circulando em poder de menores (foto divulgação)

Armas de fogo continuam circulando em poder de menores (foto divulgação)

Por  volta das 10h, desta sexta-feira (18/4),  a guarnição da Companhia de Emprego Tático (CETO) do 19° BPM, apreendeu mais um menor portando arma de fogo em Jequié, nas imediações da rua Vale do Rio, no bairro do Km3. O menor de iniciais M. S. 16,  trafegava pela rua quando fora abordado pela equipe tática do 19° BPM que executava a operação “rondas nos bairro”. O menor ainda tentou empreender fuga, mais fora contido pelos policiais militares. Após a identificação do adolescente, o mesmo fora levado para a delegacia e entregue para as autoridades competentes.

Suspeito de assalto – Na quarta-feira (16), durante operação de ronda ostensiva, no bairro da Cachoeirinha, na estrada  de acesso ao  Conjunto Penal de Jequié, foi detido o menor M. S. N., portando um revolver cal. 32, com 3 munições não deflagradas e uma quantia de R$ 50, em dinheiro. O suspeito disse no momento da prisão, ter 17 anos e residir na Baixa do Bonfim, em Jequié. Na verdade, segundo consta, o suposto menor, se enquadra perfeitamente no perfil de um dos suspeitos que teria assaltado o Supermercado Giro Rápido no mesmo dia à  tarde.

Ao comentar as duas ações bem sucedidas das equipes do 19º BPM,  o comandante do 19° BPM, Maj PM Ricardo Santana, frisou a importância do trabalho ostensivo nos bairros. “As rondas nos bairros aumentam a sensação de segurança da população”, disse.

Líder da greve da PM, Marco Prisco é preso pela Polícia Federal

Marco Prisco, diretor geral da Aspra (foto reprodução)

Marco Prisco, diretor geral da Aspra (foto reprodução)

O vereador Marco Prisco Caldas Machado, líder do movimento grevista da Polícia Militar da Bahia, foi preso na tarde desta sexta-feira (18/4), a pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA). O pedido de prisão preventiva ajuizado pelo MPF foi concedido pela Justiça Federal na terça-feira (15). O diretor-geral da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado da Bahia (Aspra) foi localizado em um resort pela Polícia Federal. O pedido foi feito na segunda-feira (14), dentro da ação penal movida pelo MPF em abril de 2013, que denunciou sete pessoas entre vereadores, soldados e cabos da PM por diversos crimes, a maioria deles contra a segurança nacional, praticados durante a greve realizada entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012. Segundo o MPF, a intenção do pedido de prisão preventiva é garantir a ordem pública.Prisco é processado pelo MPF por crime político grave. Ainda de acordo com o MPF, qualquer recurso contra sua prisão poderá ser ajuizado apenas no Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão será cumprida inicialmente em presídio federal localizado fora do estado da Bahia. (Correio)

 

Implementado e Monitorado por: Neirival Neri  |  Agradecimento: AgenciaCARRILHO