Inscrições abertas para Concurso Cultural de Poesias

Universitária Giulia Limongi coordena o concurso

Universitária Giulia Limongi coordena o concurso

Até o dia 20 deste mês estarão abertas gratuitamente no site www.poesiajequie.com, inscrições para o Concurso Cultural de Poesias. O certame foi idealizado pela universitária jequieense Giulia Limongi, estudante de Psicologia, na Uesb/Vitória da Conquista. O concurso se destina a jovens estudantes de escolas da rede pública de Jequié. A premiação é de R$ 300, em vale-livros e as 50 melhores classificadas serão inseridas em uma publicação. Formulários de inscrições também podem ser obtidos nas escolas públicas da cidade.

Ministério Público da Bahia abre concurso para promotor

mp ba

O Ministério Público do Estado da Bahia publicou nesta terça-feira (02/09), no Diário da Justiça Eletrônico , o edital do Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de promotor de Justiça Substituto. As inscrições devem ser feitas a partir da próxima quinta-feira (4), exclusivamente por meio de requerimento de inscrição preliminar disponível no site da instituição. Os candidatos interessados devem se inscrever até 3 de outubro, pagando a taxa de R$ 200, para concorrer às 30 vagas iniciais. A prova, com questões de direitos Constitucional, Administrativo, Eleitoral, Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal, Transindividuais e Legislação Institucional, está prevista para ser aplicada no dia 9 de novembro, em Salvador. O candidato deve ter concluído o curso de bacharelado em Direito e comprovar, na data da posse, três anos de atividade jurídica exercida após a conclusão do curso. O concurso terá validade de dois anos, contados da sua homologação, e poderá ser prorrogado por igual período. Amparado no Decreto Estadual nº 15.353/2014, o Ministério Público reservou 30% das vagas aos negros, além de 5% às pessoas com deficiência.

Mudanças nas secretarias de Saúde e Infraestrutura são alvos de comentários na Câmara Municipal

Conversas dão conta de que os Secretários Ivanilton Cerqueira (Saúde) e Alexandre Almeida (Serviços Públicos) serão substituídos

Conversas davam conta de que os Secretários Ivanilton Cerqueira (Saúde) e Alexandre Almeida (Serviços Públicos) serão substituídos

A sessão desta terça-feira (02/09) não aconteceu por falta de quorum mas, o assunto que predominou nas conversas entre os vereadores presentes no plenário foram as possíveis substituições em duas secretarias municipais: A de Saúde e a de Infraestrutura. Na Saúde, era dado conta  da provável saída do médico Ivanilton José de Freitas Cerqueira, do cargo de Secretário.  Segundo os comentários, a exoneração do Dr, Ivanilton estaria na dependência, tão somente, de um encontro dele com a prefeita Tânia Britto, o que deverá ocorrer nas próximas horas. Integrando a administração desde o início, o Dr. Ivanilton, resistiu a momentos críticos á frente da pasta municipal, principalmente o relacionado à denúncia feita por ele,  na delegacia de Polícia, do favorecimento de políticos por funcionários do setor, o que resultou na abertura de inquérito administrativo e na abertura de uma CPI na Câmara Municipal. Ainda figurando no terreno das hipóteses, comentários davam conta de que teria sido convidado para ocupar o cargo de Secretário de Saúde de Jequié, o médico Gilson Manoel Fonseca, ex-prefeito de Itagibá, ex-diretor da Direc 13  que no momento atual exerce atividade em unidade de saúde do município de Jequié. Com relação à secretaria de Infraestrutura, as especulações eram de que, o secretário Alexandre Almeida, seria substituído por Luiz Gonzaga Andrade, que nos últimos anos, exerce a direção da EGBA (Empresa Gráfica da Bahia), em Salvador. O administrador Alexandre Almeida, iniciou no atual mandato como Secretário de Administração, passou para a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social, até assumir a titularidade em Serviços Públicos. Luiz Gonzaga, na gestão do ex-prefeito Roberto Britto, ocupou o cargo de Secretário Municipal de Infraestrutura. As informações ainda transitam no campo da informalidade.

Avenida Exupério Miranda com acesso interditado no Mandacaru

Moradores alegam que passagem de caminhões pesados da obra da ferrovia

Moradores alegam que passagem de caminhões pesados da obra da ferrovia

Cobrando a pavimentação de ruas no bairro Mandacaru, moradores do local interditaram nesta segunda-feira (02/03), por volta das 6h da manhã, a   Rua Idelfonso Guedes de Araújo, no bairro Mandacaru e, horas  depois, a Avenida Exupério Miranda, principal via pública do mesmo bairro. Tendo em mãos um abaixo assinado, os manifestantes cobravam a pavimentação asfáltica da via e chamavam a responsabilidade da prefeitura e das  empresas que prestam serviços para a Valec, na construção do sub-trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). “Eles trafegam dia e noite com caminhões pesados em alta velocidade deteriorando ainda mais a pavimentação”, explicou um dos moradores.  Outro morador afirmou que nas paredes da sua casa estão abrindo rachaduras em decorrência do tráfego intenso de veículos pesados no local. Como medida extrema, “caso não seja dada uma resposta pelo poder público municipal”, os moradores ameaçam interditar o tráfego na ponte Theodoro Sampaio, principal interligação do centro com o bairro Mandacaru.

‘Pacote anti-Marina’ leva governo a desengavetar a Lei Geral das Religiões

Lei Geral das Religiões deverá ser votada no plenário do Congresso Nacional

Lei Geral das Religiões deverá ser votada em  plenário 

O Palácio do Planalto vai desengavetar o projeto proposto em 2009 e há mais de um ano parado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, que concede diversos  benefícios a instituições religiosas, entre eles tributários. A proposta é atender  a uma das principais bandeiras  evangélicas  no Congresso: o apoio à chamada Lei Geral das Religiões. Trata-se de  uma tentativa de furar  a adesão das igrejas pentecostais à campanha de Marina Silva, que é evangélica.  O texto, que deverá pular etapas de tramitação e ganhar prioridade de votação,  estende  a igrejas evangélicas e outras denominações religiosas  benefícios concedidos à  Igreja Católica, a partir de um acordo feito com a Santa Sé em 2008. Entre outros pontos, o projeto concede às associações  das igrejas que tiverem reconhecida ação social os mesmos benefícios tributários concedidos às filantrópicas. Também prevê que fiéis que ajudam no dia a dia das igrejas não terão vínculo empregatício  para evitar ações trabalhistas e dá uma proteção especial contra a desapropriação e a penhora dos bens  das igrejas. Pelo projeto, a imunidade tributária é garantida “às pessoas jurídicas  e eclesiásticas e religiosa, assim como ao patrimônio, renda e serviços relacionados com as suas finalidades essenciais”. Informações da Folha SP 

Equipe de Dilma trabalha para conter o crescimento de Marina junto ao eleitorado

Equipe de Dilma trabalha para conter o crescimento de Marina junto ao eleitorado, conforme indicam as últimas pesquisas de intenção de voto

Moradores fazem nova interdição de rua no Mandacaru

Moradores cobram calçamento da rua (foto Dhan Silva)

Moradores cobram calçamento da rua (foto Dhan Silva)

Moradores da Rua Idelfonso Guedes de Araújo, bairro Mandacaru interditaram a passagem de veículos na via pública, na manhã desta terça-feira (02/09). Eles cobram o calçamento do local pela prefeitura. Com o uso de galhos de árvores, pedaços de madeira e móveis velhos, o trânsito no local permanece interrompido. Os líderes do movimento se dizem cansados de promessas e da convivência alternada com a poeira e a lama durante todos os dias.

93 FM com Movimento TLC promovem passeio ciclístico dia 14

Pedalada

No próximo dia 14 (domingo), a partir das 8h, será realizado em Jequié o grande passeio ciclístico denominado “Pedalando com a Família”, comemorativo aos 30 anos do TLC (Treinamento de Líderes Cristãos) em Jequié e os 25 anos de fundação da rádio 93 FM. A largada do passeio será na Praça da Bandeira, percorrendo ruas da cidade, “clamando a paz nas famílias”. Durante o percurso haverá sorteios de brindes e show com o Ministério TLC. As primeiras inscrições farão jus a camisas promocionais. No ato da inscrição o participante deverá oferecer 02 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a entidades sociais de Jequié. Inscrições na portaria da 93 FM.

 

Ação do MP visa regularizar o sistema de drenagem de águas pluviais em Jequié

Moradores reclamaram ao MP sobre a ocorrência de inundações que atingem residências de várias localidades da cidade (foto reprodução)

Moradores reclamaram ao MP sobre a ocorrência de inundações que atingem residências de várias localidades da cidade (foto reprodução)

Levando em consideração o recebimento de várias representações noticiando danos habitacionais e urbanísticos em diversas áreas de Jequié e comprovações de laudos técnicos, o Ministério Público estadual ingressou no dia 26 de agosto passado, com uma ação civil pública com pedido de liminar contra o Município de Jequié. Os promotores de Justiça Maurício Foltz Cavalcanti e Mônia Lopes de Souza Ghignone narram na ação que o Município não cumpriu com seu dever legal de fiscalizar a regular ocupação do solo urbano e as obras construídas em desacordo com as regras ambientais e sanitárias, ao lado da ausência de um sistema adequado de drenagem pluvial que vem provocando alagamentos na área urbana, prejuízos materiais e desencadeando danos ao meio ambiente e à saúde. Moradores reclamam dos freqüentes alagamentos que danificam bens móveis e imóveis além de comprometer as vias e calçamentos públicos, impedindo a circulação das pessoas nas ruas. Técnicos da Central de Apoio Técnico e Pericial do MP (Ceat) realizaram perícia nas localidades denunciadas e comprovaram os problemas. Foram emitidos pareceres dando conta das “diversas bacias ocupadas irregularmente por construções realizadas com a anuência e/ou conivência do Poder Público apesar de não atenderem aos mínimos critérios ambientais”. Para agravar a situação, explicam os promotores de Justiça, Jequié não dispõe de um sistema de drenagem pluvial adequado para atender ao crescimento populacional e econômico. Explicam, ainda, que o MP propôs ao Município, no último mês de junho, a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas “sua Procuradoria Jurídica apresentou uma justificativa genérica para não assinar o compromisso”, “evidenciando a situação de abandono e negligência por parte do Poder Público Municipal no trato das questões ambientais e de saúde pública de interesse da população local, a qual sofre os transtornos com a ausência de um serviço adequado de drenagem pluvial, não restando alternativa senão o ajuizamento da ACP.” Na ação proposta, o MP sugere prazos para as várias etapas relacionadas à elaboração e execução do projeto de sistema de drenagem das águas pluviais contemplando toda a área urbana da sede bem como que seja exigido o projeto e implantação de drenagem pluvial para concessão de alvarás de construção dos novos parcelamentos do solo urbano, em especial dos condomínios residenciais. É sugerida também a cominação de multa diária em caso de descumprimento das determinações judiciais. Fonte: MP BA

Agenda de Marina Silva pode incluir visitas a Brumado e Conquista neste sábado, 6

Marina Silva fazer campanha nas duas cidades baianas (foto reprodução)

Marina Silva em campanha nas duas cidades baianas (foto reprodução)

Depende apenas no aval de Marina Silva (PSB/ Rede) a confirmação de uma agenda da candidata à Presidência da República em Brumado e Vitória da Conquista no próximo sábado (06/09). De acordo com a assessoria da candidata ao governo da Bahia pelo PSB, Lídice da Mata, há uma previsão de que Marina participe de um evento de campanha nos dois municípios, agenda anteriormente acordada pelo ex-candidato Eduardo Campos. Marina, todavia, ainda não bateu o martelo sobre a visita ao sudoeste baiano, região do candidato a vice pelo PSB, Eduardo Vasconcellos. (Bahia Notícias)

Jequié promove atividades para prevenção e controle da dengue‏

Dengue

A prefeitura de Jequié estará promovendo até quarta-feira (03/09), atividades para prevenção da dengue. Segundo informações do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), até a semana 36ª, o município de Jequié apresentou 279 casos com suspeita de dengue. Dando início às atividades neste segunda-feira (01), à tarde,  na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi realizada reunião direcionada ao Secretário e demais profissionais da Saúde com o objetivo de apoiar e reforçar a equipe da Coordenação do Projeto no município.  Na terça-feira (02), às 8h, também na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), acontece a Oficina de Atualização dos Coordenadores Municipais do Projeto, com a proposta de debater sobre os avanços e entraves no planejamento, desenvolvimento, execução e avaliação das ações de mobilização social para a prevenção da dengue. Em seguida, às 14h, na sede da Prefeitura, está programada uma reunião com a Prefeita, Secretários Municipais e Gestores de Saúde, momento destinado à busca de apoio institucional, intersetorialidade, adesão e parceria das diversas áreas nas ações do Projeto. Por fim, no dia 03, às 8h, os Coordenadores Municipais do Projeto realizam uma reunião de avaliação, a fim de discutir as atividades desenvolvidas durante a semana e planejar uma agenda de ações para a segunda visita ao município ainda neste ano de 2014. As ações fazem parte do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue, promovido pela SESAB em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Jequié e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM). O Projeto abrange 23 municípios baianos, considerados prioritários, por apresentarem alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e casos de óbito.

Implementado e Monitorado por: Neirival Neri  |  Agradecimento: AgenciaCARRILHO