José Alves nomeado Secretário Estadual de Turismo com indicação do PR

José Alves tem trânsito livre no trade turístico baiano

José Alves tem trânsito livre no trade turístico baiano

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Bahia (Abav), José Alves, é  o novo secretário estadual do Turismo, nomeado pelo governador Rui Costa (PT), com  indicação da direção estadual do Partido Progressista-PR. O novo secretário teve a nomeação publicada neste sábado (23/7), no Diário Oficial do Estado, que também traz a exoneração do ex-titular da pasta, Nelson Pelegrino (PT), que retorna a Brasília para ocupar sua vaga na Câmara dos Deputados. José Alves traz na bagagem experiência de 27 anos na área de turismo e tem bom diálogo com o trade turístico, o que ele acredita ser um trunfo na condução da secretaria. No dia em que foi nomeado Alves disse estar preocupado com as obras de recuperação do Centro de Convenções. A previsão da conclusão das intervenções é em novembro, quando o equipamento vai receber o XVII Congresso Internacional de Odontologia, evento considerado importante para o trade turístico. Esse deve ser um dos assuntos na pauta da conversa entre José Alves e o governador Rui Costa (PT), na segunda-feira, 25, para traçar as diretrizes da pasta. O secretário aprova o projeto do governador de levar o Centro de Convenções para a Cidade Baixa. Nelson Pelegrino soube da exoneração na noite de sexta-feira (22), após participar da abertura do Festival do Chocolate, em Ilhéus. Ele tinha ainda uma agenda a ser cumprida na região, mas retornou à capital mais cedo. Com o retorno de Pelegrino à Câmara, Davidson Magalhães (PCdoB), volta à suplência e antecipa sua saída para disputar a prefeitura de Itabuna.

SWS

Mulheres explanam sobre ações exitosas de três entidades

Nelma Gomes, Alcione Carneiro e Marilda Santos servem de exemplos para muitas mulheres

Nelma Gomes, Alcione Carneiro e Marilda Santos testemunhas bons exemplos 

O “empoderamento feminino” ou o “empoderamento das mulheres”, foram termos conceituais implícitos na entrevista do quadro O Assunto em Debate, do programa A Semana em Revista (93 FM),  deste sábado (23/7), com as convidadas Marinelma Gomes, presidente da Associação das Donas de Casa da Bahia-ADCB, Alcione Carneiro, presidente da Associação de Mulheres do Assentamento Flor da Terra e Marilda dos Santos, fundadora e ex-presidente da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia-Cooproaf, com sede em Manoel Vitorino. O empoderamento das mulheres consiste na concepção do poder das mulheres como forma de exigir equidade de gênero nos variados tipos de atividades sociais, de modo democrático e responsável, sendo visto também como um desafio às relações patriarcais, em relação ao poder dominante do homem e a manutenção dos seus privilégios de gênero. A ADCB administra em Jequié e municípios da região edital do programa de instalação de cisternas em pequenas propriedades rurais; com um grupo de 14 mulheres cooperadas administra o Restaurante Universitário do campus da UESB e no campo da Economia Solidária está ao lado de um grupo de artesãs que estarão se instalando na Praça Luiz Viana; a Associação de Mulheres do Assentamento Flor da Terra, conseguiu recentemente assinar convênio com a CAR, na ordem de R$ 266 mil para instalação de uma cozinha comunitária  no povoado de Tamarindo onde serão produzidas em escala industrial, doces em compota, cocadas etc; A Cooproaf está à frente de quatro fábricas de processamento de derivados do umbu e de outras frutas, sendo duas na sede de Manoel Vitorino, uma na região do Poço da Pedra e uma no município de Mirante, estando em fase de implantação uma quinta indústria no município de Jitaúna. A Cooproaf reúne um total de 76 cooperados, dos quais, 50 mulheres.

SWS

Com aval de ACM Neto DEM e PMDB aliam-se a Dr. Fernando do PV

Prefeito ACM Neto define apoio do DEM ao PV de Jequié

Prefeito ACM Neto define apoio do DEM ao Dr. Fernando do PV de Jequié

O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) pré-candidato à reeleição reuniu-se na noite de sexta-feira (22/7), em Salvador, com o pré-candidato a prefeito de Jequié, Dr. Fernando Vieira (PV), oportunidade em que declarou seu apoio  à pré-candidatura do Partido Verde em Jequié. O encontro foi agendado pelo presidente da Fundação Hebert Daniel e membro da direção nacional do Partido Verde, Ivanilson Gomes e contou com as presenças dos  deputados estaduais Leur Junior (PMDB) e Sandro Régis (DEM), além do  secretário de Cidade Sustentável da Prefeitura de Salvador, André Fraga, do membro da direção estadualda sigla, jornalista Domingos Ailton  e do vereador Emanuel Campos (Tinho de Waldeck) do PV de Jequié. ACM Neto gravou mensagem de vídeo [reproduzida abaixo] divulgado nas redes sociais. A orientação do prefeito de Salvador foi no sentido de que as lideranças do PV, PMDB e DEM de Jequié busquem atrair outras lideranças de partidos que integram a sua base aliada, para que se juntem à pré-candidatura do Dr. Fernando. O PPS, PSDC, PSDB e PSC, são alguns desses partidos.  Para ACM Neto, o apoio político em torno do pré-candidato verde, “traduz a vontade de mudança que representa o novo, um futuro completamente diferente para Jequié e que o Dr. Fernando possa fazer um governo responsável, equilibrado com projetos e ideias que contribuíam para o desenvolvimento do município”. A partir dessa nova configuração político-partidária, o prefeito interino Sérgio da Gameleira (PMDB), deverá perder pelo menos dois vereadores da bancada situacionista, Tinho (PV) e Joaquim Caires (PMDB). Uma dúvida ainda paira em relação ao posicionamento do vereador Pé Roxo (PT). Sérgio da Gameleira em mensagem de áudio reproduzida em blogs e nas redes sociais, dispensou o apoio do PT local, sem fazer nenhum reparo em relação ao único vereador que permaneceu no partido e é reconhecido como um dos mais atuantes no processo de desgaste da prefeita afastada Tânia Britto (PP), que resultou na ascensão do vice-prefeito ao cargo de prefeito.

GIMACON-CAMPANHA-NOVA-BANNER-500X100 (2)

 

Antonio Brito confirma apoio a Sérgio e indica Alexandre vice

Alexandre Yosssef (PR) foi indicado por Antonio Brito (PSD) para compor chapa com Sérgio da Gameleira (PSB)

Alexandre Yosssef (PR) recebeu a indicação de  Antonio Brito (PSD) para ser pré-candidato a vice na chapa encabeçada pelo prefeito Sérgio da Gameleira (PSB)

O deputado federal Antônio Brito (PSD) confirmou na noite desta sexta-feira (23/7), em reunião no salão de convenções do Hotel Itajubá, que apoiará o prefeito interino Sérgio da Gameleira (PSB), no seu projeto de reeleição, em 2 de outubro deste ano. Sérgio ofereceu publicamente ao deputado o direito de indicar o seu candidato a vice. “Deputado escolha alguém de sua inteira confiança. Sei o que é ser vice e no meu governo o vice não terá tratamento semelhante ao que eu tive”, alfinetou. Antônio Brito apresentou como indicação para compor a chapa majoritária ao lado de Sérgio da Gameleira, o  presidente municipal do PR, Alexandre Yossef, anteriormente lançado como pré-candidato da sigla ao cargo de prefeito.

Sergio da Gameleira voltou a críticar à gestão Tânia Britto

Sergio da Gameleira voltou a criticar à gestão Tânia Britto

Os vereadores Ednael Almeida e Chico de Alfredo (ambos do PSD) e José Simões de Carvalho (PPS), estiveram presentes à reunião. O deputado Antonio Brito explicou que decidiu em não ser ele próprio candidato a prefeito, após discutir intensamente o processo nos últimos meses, “caso não houvesse nenhum nome no grupo, o meu estaria à inteira disposição. Disse isso em 2014 fiz uma criteriosa avaliação e entendi que em Brasília posso continuar sendo muito importante para Jequié. Coloquei R$ 16 milhões  de emenda parlamentar para o município. Temos agora um prefeito que está atuando fora do cenário que era praticado anteriormente. Podemos fazer muito mais com o apoio do governador Rui Costa, não podemos esperar mais, temos que agir imediatamente”.

Publico

Antonio Britto ressaltou que a indicação do nome do seu cunhado Alexandre Yossef, não era uma indicação a vice prefeito, porque a formação da chapa ainda dependerá de uma conversa com o governador Rui Costa e todas as forças políticas do município. “Tenho feito tudo em conjunto com o governador do estado. Jequié não dá para caminhar sem o apoio do governo, a situação está muito difícil, as finanças, a cidade deteriorada, tenho conversado com o governador  sobre o que poderemos fazer. Eu não terei o vice-prefeito, terei o prefeito e o vice porque entendo que sou deputado federal  do governo atual e se a população se decidir em favor desse governo estarei ao seu lado”.

Chapa

Com o alinhamento do deputado Antônio Brito à gestão Sérgio da Gameleira, a futura chapa majoritária encabeçada pelo prefeito interino está sendo direcionada para um perfil governista em nível de estado. Até aqui, o nome que vinha ganhando força para compor a chapa na condição de vice, era o do engenheiro Waldomiro Borges Filho (PPS), que mantém participação efetiva no mandato a ser encerrado em 31 de dezembro, com indicações de vários ocupantes de cargos de confiança na administração.

A partir de agora resta saber qual será o caminho ou os caminhos a serem seguidos pelos outros dois deputados governistas com domicílios eleitoral no município – Roberto Britto (federal) e Euclides Fernandes (estadual).

SWS

TV Baiana/Rede Cultura inicia retransmissão em Jequié

TV Baiana pode ser sintonizada no canal aberto 39

TV Baiana pode ser sintonizada no canal aberto 39

A TV Baiana, com sede em Salvador (Canal 39 analógico em Jequié), afiliada da Rede Cultura de Televisão, de São Paulo, acaba de ativar o seu sistema de retransmissão em Jequié. A Rede Cultura de Televisão atinge 2.152 municípios no país, alcançando diariamente 183 milhões de pessoas. Representantes da emissora informaram que equipe de reportagem  j está em Jequié produzindo material a ser exibido 45 minutos diários, no jornal do meio dia. Uma unidade móvel de transmissão fará cobertura direto das ruas. A TV Baiana pode ser acessada em canal aberto, com a utilização de antena convencional  do tipo conhecido por “pé de galinha”. A TV Baiana começou a operar em Salvador a partir de 20 de maio de 2011 com afiliação à Fundação Brasil. No dia 10 de novembro de 2014,  a TV Baiana assinou o contrato passando a integrar a TV Cultura, passando a retransmitir o sinal no dia 13 de novembro, após distrato com a Rede Aparecida. Em Julho deste ano, a TV Baiana estreou com o sinal 100% HD da TV Cultura em Salvador e, agora chega a Jequié, como a primeira cidade do interior da Bahia a retransmitir o seu sinal.

GIMACON-CAMPANHA-NOVA-BANNER-500X100 (2)

 

Pelo Whatsapp prefeito esclarece equipe sobre rumores de aliança

Sérgio da Gameleira descarta integrar "chapão governista"

Sérgio da Gameleira descarta integrar “chapão governista”

O prefeito interino Sérgio da Gameleira (PSB)  em mensagem de áudio pelo Whatsapp, endereçada à sua equipe de secretários, procurou acalmar os ânimos de membros de sua equipe de secretários, diretores e assessores após o reboliço gerado com a postagem de informações  nas últimas horas na cidade, dando conta de que após uma reunião em Salvador, a convite do governador Rui Costa (PT), estaria formalizada uma segura governista ampla para as eleições municipais de Jequié, integrada pelo PSB,PSD,PT,PSL e PP. Sérgio da Gameleira no áudio orienta seus secretários a  ficarem seguros porque não existe a menor possibilidade de aliança com os deputados Roberto Britto,  Euclides Fernandes e o PT local. Sérgio afirma na mensagem que, prefere abrir mão de sua candidatura.  Na declaração o prefeito interino não fez nenhuma referência apenas ao deputado Antônio Brito (PSD), que também foi citado na postagem como participante da reunião realizada em Salvador.

SWS

Pesquisa da Fiocruz comprova que muriçoca também transmite vírus zika

Pernilongos comuns também transmitem o vírus Zika

Pernilongos comuns também transmitem o vírus causador da zika

Pesquisa inédita realizada pela Fiocruz detectou a presença do vírus zika em mosquitos Culex quinquefasciatus (a popular muriçoca ou pernilongo doméstico) coletados na cidade do Recife. Esse achado confirma a espécie como potencial vetor do vírus causador da zika, hipótese que, de acordo com a literatura científica, não havia sido comprovada até o momento. O Culex quinquefasciatus é a espécie de mosquito mais abundante no ambiente urbano das áreas tropicais e subtropicais, onde costuma estar presente numa densidade 20 vezes maior que o Aedes aegypti. A pesquisa foi conduzida pela Fiocruz Pernambuco na Região Metropolitana do Recife, onde a população do Culex é cerca de 20 vezes maior do que a população de Aedes aegypti. Os resultados preliminares da pesquisa de campo identificaram a presença de Culex quinquefasciatus infectados naturalmente pelo vírus zika em três dos 80 grupos de mosquitos analisados até o momento. Em duas dessas amostras, os mosquitos não estavam alimentados, demonstrando que o vírus estava disseminado no organismo do inseto e não em uma alimentação recente num hospedeiro infectado O objetivo do projeto é comparar o papel de algumas espécies de mosquitos do Brasil na transmissão de arboviroses. Foi dada prioridade ao vírus zika devido a epidemia da doença no Brasil e sua ligação com a microcefalia. A partir dos dados obtidos, os pesquisadores afirmam que serão necessários estudos adicionais para avaliar o potencial da participação do Culex na disseminação do vírus zika e seu real papel na epidemia. De acordo com a Fiocruz, o estudo atual tem grande relevância, uma vez que as medidas de controle de vetores são diferentes.

GIMACON-CAMPANHA-NOVA-BANNER-500X100 (2)

Homem é assassinado e menor baleado de raspão no Residencial Campo Belo

Menor foi atingido de raspão. Abraão (no detalhe) tombou morto

Menor foi atingido de raspão. Abraão (no detalhe) tombou morto

Um homem foi assassinado com pelo menos sete tiros por volta das 19h30, desta quinta-feira (21/7), no Residencial Campo Belo (Minha Casa Minha Vida), no Cansanção, bairro Joaquim Romão, em Jequié. Abraão Henrique Santos, 21 anos, funcionário da Indústria de Calçados Ramarim, retornava do trabalho e nas proximidades de um bar localizado dentro do conjunto residencial próximo de sua casa, foi emboscado pelos criminosos que após fazerem os disparos fugiram a pé tomando rumos ignorados. Um menor de iniciais L.S.C., 14 anos, ao presenciar o crime saiu correndo pela rua e foi alvejado  de raspão no braço e no supercílio, por balas perdidas. O menor foi socorrido por uma ambulância do Samu e não corre risco de morte. O Residencial Campo Belo, fica a pouco mais de 50 metros no Complexo Policial de Jequié e, no local vem sendo recorrentes as ações de grupos criminosos.

Material apreendido pelos policiais em poder do suspeito

Material apreendido pelos policiais em poder do suspeito

Prisão de traficante – Policiais militares da guarnição Carcarás, com apoio da Gavião 01, durante diligência realizada na Rua da Pedreira, KM 4, localizaram dois elementos em atitudes suspeitas, conseguindo prender um deles, Eduardo Santana de Souza, vulgo “Porquim”, sendo encontrada em poder do mesmo em uma residência, um revólver calibre 22, com três munições intactas, três balinhas de Madonna, uma faca e um material de limpeza de arma. Todo material apreendido e o indivíduo foram apresentados na Delegacia de Polícia.

D gula

Homem com extensa folha criminal encontrado morto em Ipiau

Corpo foi encontrado por agricultores no meio do mato

Corpo foi encontrado por agricultores no meio do mato

O corpo de um homem com duas perfurações de bala, no peito e na cabeça foi encontrado por trabalhadores rurais na manhã desta quinta-feira (21/7), na região do Corcovado, zona rural de Ipiau. No bolso da vítima foi encontrada uma passagem de ônibus no trajeto Itabuna/Eunápolis, em nome de João Batista da Silva, que segundo informação do delegado Ivan Lessa, era proveniente de documentos falsos utilizados pela vítima. A partir do nome da esposa gravado na aliança e de um aparelho celular que estava sob o cadáver, foi possível identificar o morto, como José Vitoriano Rodrigues, 54 anos, residente na cidade de Ariquemes, em Rondônia. Contatada pelo delegado, a esposa revelou que ele teria viajado para a Bahia, com a finalidade de  encontrar-se com parentes. Ela não soube dizer para qual cidade ele teria viajado, sendo que o último contato com o marido foi às 19h30, de quarta-feira (20/7). De acordo informações levantadas pelo Blog Giro em Ipiau, José Vitorino tinha antecedentes criminais em Ariquemes e na Bahia. Ele teria sido preso em Jequié, com grande quantidade de maconha e cumpriu pena de dois anos no Conjunto Penal.  Respondia processos por porte ilegal de arma e estelionato. O corpo foi trazido para o IML de Jequié.

SWS

 

Manoel Vitorino: Vereadoras de oposição contestam Secretário de Educação

Jocinha e Marlene afirmaram que Valmick faltou com a verdade

Jocinha e Marlene afirmaram que Secretário Valmick faltou com a verdade

O secretário municipal de Educação de Manoel Vitorino, Valmick Costa Lima, em entrevista ao programa “Jequié Urgente” (93 FM), atribuiu aos cinco vereadores de oposição ao prefeito Lenilton Lopes (PDT), a responsabilidade pela provável devolução de dois micro-ônibus do programa Caminho da Escola, para a empresa Marcopolo, pelo fato da Prefeitura não poder pagar a compra dos veículos por falta de dotação orçamentária. De acordo com o secretário Valmick, por questões de ordem política, a bancada de oposição não teria aprovado o pedido de suplementação encaminhado pelo Chefe do Executivo, “temos o dinheiro em caixa mas não podemos pagar por falta de orçamento”, afirmou. Nesta quinta-feira (21/7), a presidente da Câmara Municipal de Manoel Vitorino, Jocilene Lima de Souza “Jocinha” (PT) e Marlene Costa (PCdoB), no mesmo programa de rádio, afirmaram que o secretário “faltou com a verdade em suas afirmações”. Exibindo cópias do orçamento da Secretaria de Educação, extraídas do Diário Oficial Eletrônico, as vereadoras comprovaram que consta da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015, recursos na ordem de R$ 1,615 milhão, para Promoção de Políticas de Transporte Escolar Aquisição de Veículos, estando projetada a aquisição de cinco unidades, sendo R$ 125 mil com recursos próprios e R$ 1,490 milhão através de financiamento. “Dotação orçamentária sempre existiu o que faltou foi responsabilidade da administração em empenhar a verba”, enfatizou Jocinha. As duas vereadoras de oposição também apresentaram fotografias de dois dos três micro-ônibus do transporte escolar da Prefeitura parcialmente destruídos e fora de uso, após terem se envolvido em acidentes “fazendo o transporte de grupos de pessoas que nada tinham a ver com a educação municipal. Eles terão que devolver e explicar à fábrica dos veículos, duas carcaças imprestáveis em face à situação em que se encontram os dois micro-ônibus destinados ao município”, acrescentou Marlene Costa.

GIMACON-CAMPANHA-NOVA-BANNER-500X100 (2)