Emissoras de TV definiram datas de debates com candidatos ao governo baiano

Eleições debateAs emissoras de TV da Bahia, sediadas em Salvador já definiram as datas de realizações dos debates com os candidatos a governador do Estado, no mês de agosto. A  TV Band abre a rodada, ancorada pela jornalista Silvana Oliveira, no dia 14.  Paulo Souto (DEM), Rui Costa (PT), Lídice da Mata (PSB) e Marcos Mendes (PSOL) devem participar do encontro, já que têm representação na Câmara dos Deputados, como prevê a Lei Eleitoral. No dia 29 de setembro, acontece o  confronto entre os candidatos na TV Aratu/SBT, terá o comando do jornalista Casemiro Neto. No dia seguinte, 30 de setembro, os postulantes se encontram na TV Bahia/ Globo. Já a data do embate na Record Bahia será divulgada apenas no dia 1º de agosto. Caso haja segundo turno, as emissoras de televisão já têm agendas pré-definidas. A Band mais uma vez abre o ciclo, com encontro no dia 9 de outubro, e, na sequência, a TV Aratu, no dia 20 do mesmo mês. A TV Bahia pode reunir os candidatos, novamente, no dia 23 de outubro, caso se confirme a segunda fase eleitoral. Outro encontro tradicional é o debate da Rádio Sociedade. Ele acontece no dia 19 de setembro e vai ser mediado pela jornalista Jéssica Senra. (Bahia Notícias)

Pesquisa Ibope/TV Bahia: 39% avaliam governo Wagner como regular

(Reprodução)

O governador Jaques Wagner (PT), em pesquisa Ibope/TV Bahia divulgada na noite desta quarta-feira (23/7), teve os seus, até então, sete anos e sete meses de gestão avaliados em 39% como regular. Ouvindo 1008 eleitores entre os dias 19 e 21 de julho em 59 municípios baianos, o Ibope também divulgou que 6% acham que a administração do petista está sendo ótima, 23% como boa, 10% ruim e 17% péssima. Os que não souberam ou não opinaram somam 4%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00006/2014 e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 00237/2014. (Política Livre)

Pesquisa Ibope aponta vitória de Paulo Souto no 1º turno com 42% dos votos

Paulo Souto aparece disparado na frente das intenções de votos entre os candidatos ao governo da Bahia

Paulo Souto aparece disparado na frente das intenções de votos entre os seis candidatos ao governo da Bahia

O ex-governador Paulo Souto seria eleito para o governo da Bahia no primeiro turno com 42% das intenções de votos, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (23/7) pela TV Bahia. A pesquisa é a primeira com os candidatos já confirmados pelos partidos e tem margem de erro de 3 pontos percentuais. Lídice (PSB) aparece em segundo lugar, com 11% das intenções de voto. O candidato do PT, Rui Costa, tem 8% das intenções de voto. Da Luz (PRTB), com 2%, Marcos Mendes (PSOL), com 1%, e Renata Malet (PSTU), com 1%, aparecem em seguida. Brancos e nulos somaram 18% e indecisos chegam a 17%. O Ibope também levantou a rejeição dos candidatos. Da Luz aparece na frente, com 27% dos entrevistados afirmando que não votariam nele. Lídice é a segunda, com 20%. Paulo Souto e Rui Costa aparecem empatados com 18%. Marcos Mendes e Renata Malet aparecem com 13% cada. Não rejeitaram nenhum dos candidatos 11% dos entrevistados. Outros 25% não souberam ou não opinaram. O Ibope ouviu 1008 eleitores entre 19 e 21 de julho em 59 municípios baianos. A pesquisa foi registrada no TRE com número 00006/2014 e no TSE com número 00237/2014. (Correio)

Parecer da LDO aprovado por unanimidade em primeira votação

LDOO  parecer conjunto das comissões de Justiça e Finanças, subscrito pelos vereadores José Wanderley (PT) e Ednael Almeida (PSD), relativo ao Projeto de Lei 12/2014, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para  exercício de 2015, foi aprovado por unanimidade na sessão desta quarta-feira (23/07) da Câmara de Vereadores de Jequié. Com ausência justificada, não esteve presente na sessão apenas o  vereador Soldado Gilvan (PTdoB). Duas novas votações serão feitas na próxima semana. Recomendando pela aprovação da matéria, o parecer  apresentou o entendimento de o projeto  estar revestido de base legal, além de atender aos princípios técnicos que norteiam as regras de elaboração da LDO contidas na Constituição Federal  e na Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF. Enquanto o processo de aprovação da LDO não for concluído,  a pauta do legislativo permanece trancada sem a inserção de outras matérias na ordem do dia.

Morre o escritor Ariano Suassuna aos 87 anos de idade

Ariano Suassuna  autor de peças teatrais, como O Auto da Compadecida, e de romances, como A Pedra do Reino (foto Dilma Campos)

Ariano Suassuna autor de peças teatrais, como O Auto da Compadecida, e de romances, como A Pedra do Reino (foto Dilma Campos)

O escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira (23/7), em Recife aos 87 anos, vítima de complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral hemorrágico, informou a assessoria de comunicação do Real Hospital Português. Suassuna passou mal em casa, na noite de segunda-feira (21), e foi levado ao hospital por volta das 20h, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Ariano Vilar Suassuna nasceu em João Pessoa, na Paraíba, no dia 16 de junho de 1927 quando a cidade ainda se chamava Nossa Senhora das Neves e o Estado era governado por seu pai, João Suassuna. Cresceu no sertão paraibano e, em 1942, mudou-se com a família para o Recife, onde concluiu os estudos secundários. Em 1946, iniciou a Faculdade de Direito e conheceu Hermilio Borba Filho, seu parceiro na criação do Teatro do Estudante de Pernambuco e do Teatro Popular do Nordeste. Foi também professor de Estética na Universidade Federal de Pernambuco e um destacado agitador cultural, liderando a agremiação de artistas e músicos que deu origem em 1970 em Recife ao Movimento Armorial, uma forma de expressão erudita nordestina, sobretudo musical, resultante do estudo das expressões populares tradicionais. Ocupava cadeiras na Academia Pernambucana de Letras, na Academia Brasileira de Letras e na Academia Paraibana de Letras.

Atenção Alunos da FTC!

Curso FTC

Amab distribui Carta Aberta aos baianos denunciando precariedade da Justiça

Transcrevemos abaixo íntegra da Carta Aberta da AMAB dirigida ao povo baiano

Transcrevemos abaixo íntegra da Carta Aberta da AMAB dirigida ao povo baiano

A JUSTIÇA QUE ATENDE A VOCÊ, CIDADÃO, EXIGE ATENÇÃO!

Os juízes têm a missão de garantir que os direitos sejam respeitados. Por isso, eles dedicam o seu tempo, energia, conhecimento, sensibilidade. Os juízes correm riscos, enfrentam pressões e trabalham com afinco e imparcialidade, para resolver os conflitos que aumentam a cada dia.

A verdade é que, cedo ou tarde, você, como tantas outras pessoas, pode precisar da decisão de um juiz.

Qual poderá ser a sua necessidade? Saúde, educação, liberdade, patrimônio, dignidade, vida?

Cada pedido formulado faz funcionar uma grande oficina de ideias e ações que se encontra sobrecarregada, prestes a parar de funcionar. São quase 2 milhões de processos para pouco mais de 580 juízes, na Bahia.

Os juízes despacham, decidem, julgam, realizam audiências, conciliam, atendem as partes e advogados, trabalham em plantões noturnos, finais de semana, muitas vezes em mais de um cartório, cumprem metas, e fazem relatórios. Também julgam crimes graves e hediondos, contrariam grandes interesses, impõem limites a quem não respeita a lei.

Depois que os juízes analisam os processos, os funcionários do cartório precisam executar os atos, atender as partes, fazer mandados, cartas, notificações, juntar petições e cumprir as determinações dos juízes.

FALTAM JUIZES:

São cerca de 4 magistrados para cada 100.000 habitantes na Bahia. A ONU estabelece a média de 400 processos por ano para cada juiz.

FALTAM ASSESSORES:

.Aproximadamente um terço dos magistrados não conta com a colaboração de um bacharel em direito para auxiliá-los.

FALTA SEGURANÇA:

Aumentam os números de ataques e invasões a Fóruns e casas de magistrados, além de ameaças à integridade física dos juízes.

FALTA SISTEMA DE INFORMÁTICA EFICIENTE:

Atualmente, quatro sistemas, que não se comunicam, operam em toda a Bahia. Petições pendentes de juntada, constantes falhas nos sistemas e manutenção ineficiente prejudicam a celeridade no andamento dos processos, a realização de audiências e a elaboração de atos pelos juízes e servidores.

FALTAM SERVIDORES:

Há cerca de 10 anos não é realizado concurso público. Os servidores se aposentam, adoecem e não são nomeados novos funcionários. Hoje existem mais de 10 mil vagas não preenchidas em todo o estado.

FALTAM NOVAS UNIDADES JUDICIÁRIAS:

340 novos cartórios criados pela Lei de Organização Judiciária de 20O7. para melhorar o acesso à Justiça ainda não foram instalados.

Pensão alimentícia, divórcio, adoção, guarda, conflito entre vizinhos, violência contra idosos, mulheres, crianças e adolescentes; indenizações, contratos não cumpridos, produtos não entregues, remédios não fornecidos, cirurgias não autorizadas, cobranças, eleições, prisões, liberdade, condenações, absolvições.

Não bastam caneta, conhecimento e amor pela misão. Os juízes precisam de ferramentas para prestar a você cidadão, uma justiça,  mais rápida, acessível e justa!

JUÍZES mobilizados por uma JUSTIÇA EFICAZ!      

- Associação dos Magistrados da Bahia -

Mãe diz que filha de 1 ano e 6 meses morreu por falta de socorro médico

Nádia Martins, mãe da criança se mostra inconsolável com o ocorrido (foto Repórter Dhan Silva)

Nádia Martins, mãe da criança se mostra inconsolável com o ocorrido com a filha  (fotos Repórter Del Santos)

A morte de uma criança, de 1 ano e 6 meses, ocorrida por volta das 4 horas da manhã desta quarta-feira (23/7), na Segunda  Travessa Rua da Luz, no KM 03, em Jequié, provocou clima de revolta entre familiares e vizinhos, diante das circunstâncias relatadas pela mãe da menor, a senhora Nádia Martins. Segundo ela, na noite anterior, por volta das 23h30, quando Nárgila Martins começou a apresentar problemas de saúde, a mãe fez contato telefônico com o Samu 192, solicitando orientação e encaminhamento da mesma para o Hospital Geral Prado Valadares. Nádia, diz que a orientação recebida da parte do médico plantonista do Samu, foi para que ela administrasse um medicamento na filha e, na manhã seguinte (quarta, 23) a levasse a uma unidade de saúde. O problema da criança agravou-se ocorrendo o óbito. Até as 8h30 desta manhã o corpo da menor permanecia no interior da casa dos pais aguardando a presença de peritos do Departamento de Polícia Técnica-DPT, para os procedimentos legais.

Casa onde a criança morava no Bairro KM 3

Casa onde a criança morava no Bairro KM 3

Acidente envolvendo carro, trator e moto na Lomanto Júnior

Após bater no trator carro foi ao encontro da moto (foto Repórter Dhan Silva)

Após bater no trator carro foi ao encontro da moto (foto Repórter Del Santos)

Por volta das 7h30 desta quarta-feira (23/7), na Avenida Lomanto Júnior, o motorista (identidade não revelada), de um carro Ford/Escort, vermelho, placa BGQ 4984,perdeu o controle de direção  do veículo,  ao tentar fazer uma ultrapassagem chocando-se contra um trator que trafegava no sentido contrário, em seguida foi de encontro a uma moto Dafra de placa NZI 8797. O piloto da moto, Ronaldo Souza, sofreu fratura em um dos braços  e escoriações pelo corpo. A passageira da moto, Carina Silva que também  sofreu escoriações pelo corpo. Ambos  foram conduzidos pela equipe do SAMU até o HGPV. Também estiveram no local do acidente dando suporte,  equipes do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar.

Policiais Militares frustram assalto em Jequié

Sidney Santos, preso na Praça da Bandeira (foto 19º BPM)

Sidney Santos, preso na Praça da Bandeira (foto 19º BPM) 

No início da noite de terça-feira (22/7), por volta das 19h, policiais militares que compõem o policiamento ostensivo a pé da 1ª CIA PM, detiveram Sydnei Queiroz dos Santos, 26 anos, na Praça da Bandeira, após ter roubado um celular LG, modelo L3 nas imediações da Avenida 15 de novembro em Jequié. Segundo relatório, os policiais militares foram procurados pela vítima minutos após o roubo que passou a informar as características do suspeito. O indivíduo foi encaminhado para a delegacia onde foi devidamente preso em flagrante delito.

 

Implementado e Monitorado por: Neirival Neri  |  Agradecimento: AgenciaCARRILHO