Pronome de tratamento correto de Secretário Municipal é Vossa Senhoria

Luiz Britto corrigiu o colega Pina por haver tratado o Secretário Givaldo por "Vossa Senhoria"

Luiz Britto corrigiu o colega Pina por haver tratado o Secretário Givaldo de "Vossa Senhoria"

Na audiência pública de quinta-feira (4) em que o Secretário Municipal da Fazenda, Givaldo Barros, compareceu na Câmara de Vereadores, para apresentação das contas públicas, o vereador Roberto Pina (PDT) foi repreendido pelo colega Luiz Britto (PP), pelo fato de haver usado o pronome de tratamento “Vossa Senhoria”, ao se dirigir ao Secretário, quando na interpretação do vereador pepista, o tratamento correto deveria ser “Vossa Excelência”.

A reprimenda parece ter mexido com os brios de Pina que na mesma noite  gastou pestanas no google para encontrar o pronome de tratamento correto em relação a Secretários Municipais. Sentiu-se aliviado e vitorioso ao verificar página do especialista em língua portuguesa Rubens  Queiroz Cobra que dá  explicação de que no meio oficial emprega-se Vossa Senhoria para funcionários graduados enquanto na esfera municipal Vossa Excelência, emprega-se para tratamento de prefeitos municipais.

O professor Rubens Cobra acrescenta “Penso que é uma falsa idéia considerar os pronomes de tratamento como necessários para manifestar respeito pelo cargo público que uma pessoa ocupa. Esses cargos, em uma democracia, são conferidos pelo povo e nenhum deles representa autoridade sobre pessoas; representam apenas responsabilidade pelo cumprimento da Lei no setor específico da autoridade respectiva”.

Você pode deixar uma resposta, or trackback do seu próprio site.

13 Comentários para “Pronome de tratamento correto de Secretário Municipal é Vossa Senhoria”

  1. Joel disse:

    O edil que corrigiu erroneamente é um oceano, um lago, um poço, uma poça, um pingo de sabedoria.

  2. W!NN! disse:

    Pessoal…isso é ridículo…porquê não honrar seus gordos salários como vereador através de trabalho…que é isso que o povo quer e precisa, e não uma picuinha descarada como o citado acima.
    Acho que vc´s não tem mais idade pra esse tipo de comportamento…porque então não se comportar ao menos uma vez na vida como VEREADORES que foram eleitos, lutando pela melhoria de vida da nossa comunidade.
    Anos atrás estavam do mesmo lado, sendo apadrinhado pelo mesmo ser abominável….agora um joga pedra no outro.
    Se querem discutir…que seja sobre política séria.
    Sobre esse assunto de POLITICAMENTE CORRETO…faça-me o favor!

  3. Raquel disse:

    O vereador Luis Brito é papo furado ..!!
    Só sabe criticar …

  4. Henry Zimbrunes,MD disse:

    Sr. Wilson,
    Boa tarde.

    Tenho certeza que esse meu comentario nao sera incluido/publicado no seu blog da mesma maneira que outro comentarios ( discretos nao ofensivos e verdadeiros ) nao foram incluidos. Por sinal, o meu ultimo comentario referindo-se ao Sr. Luiz Brito nao foi publicado. Se nao me engano, o Sr. Luiz Brito e Advogado e por esse motivo estou usando o prenome Sr. porqueAdvogado,Engenheiros e Medicos nao devem usar o prenome Dr. a nao ser que eles tenhao concluido Bacharelato, Mestrado e PHD/Doutorado. Nos brasileiro temos essa mania de usar incorretamente esses prenomes so por status. Alem do mais, nos devemos acabar com essa FRESCURA de usar esse prenomes : Vossa Senhoria e Vossa Exelencia a Secretarios, Prefeitos, Deputado, Senador, Governador e ate o propio Presidente.
    O prenome utilizado referindo-se ao Presidente OBAMA e: MR. PRESIDENT. Esses prenomes devem serem extintos da mesma maneira que a lei do DESACATO a qual e abusada. Nos nao vivemos em uma Monarquia nem um pais comunista. Como brasileiros vivendo em um pais democrata, nos deveriamos ter o direito de expressao livre.

  5. Joao disse:

    A arrogância de uma mal educada reprimenda mostra, que “diploma acadêmico não implica necessariamente em conhecimento da língua nem tão pouco em EDUCAÇÂO DOMÉSTICA!

  6. Renan Oliveira disse:

    kkkkkkkkkkkkkk,bem que o ” Vereador Professor” deveria esta apresentando projetos e não contrangendo o seu colega.

  7. marcos sousa disse:

    Esse Luiz Brito nao tem o que fazer mesmo …. A vida dele é perseguindo as pessoas , um prepotente , arrogante e mal educado … Deveria ta usando do poder e tempo que dispoe para elaborar projetos e nao ficar perseguindo os outros

  8. Renato Aquino disse:

    Gostaria de saber do Jornalista e reporter quando ele irar veicular no site a denuncia do Vereador Ivan do Leite na promotoria contra o Vereador Ednael Almeida ou não pode por causa do(s) CARGO(s). Olhe a democracia que você mesmo prega?

    Nota do Editor:
    Olá Aquino (?) Qualquer denúncia a ser feita é consubstanciada em provas em que o denunciante deve assumí-las. Se o vereador Ivan ou qualquer outro cidadão formalizar uma denúncia contra quem quer que seja, não seria este blog, ou seu editor que iria omití-las. Não chegaram ao meu conhecimento as denúncias a que você se refere. Se você as tem pode me enviar.
    Abraço, Wilson

  9. Waldir disse:

    Poderá em vez destes (veriadores)estarem trabalhando para horarem os votos dos que elegeram ficam de piculinhas vao trabalhar rebanhos de preguisosos o municipio esta na UTI.Aproveitando o espaço quando é que o posto de saúde Almerinda Lomanto(Rodoviaria) vai voltar a funcionar?No local onde funcionava(proximo a Assembleia de Deus)Foram despejados uma inadiplençia de 10 meses,é isto que vocês tem que verem em vez de ficarem uns ofedendo os outros.Amigo Wilso tai uma boa materia.Faça uma visita ao local do posto.

  10. Cont.dor Reginaldo disse:

    Doutor (Dr.): para empregado a quem possui doutorado,é atribuído ao indivíduo que tenha recebido o último e mais alto grau acadêmico, o qual é conferido por uma universidade ou outro estabelecimento de ensino superior autorizado, após a conclusão de um curso de Doutorado ou Doutoramento. Também foi empregado no tratamento de advogados e médicos, independentemente do doutorado acadêmico, conforme a Lei de 11 de Agosto de 1827, revogada pela Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases).

  11. Maurício disse:

    descobri este site acidentalmente e me incomodou muito o que li acima… mal possuo o ensino médio concluído mas hoje em dia até as criaças sabem que a “classe” política de nosso país não é flor que se cheire, porém hoje em dia já se tornou moda chamar bandidos de V. Sa., V. Exa., entre outros… Não defendo nenhum porque sei que nenhum vale sequer nossa atenção!! Então aos sábios e doutores de plantão deixo apenas um recado: pra onde eu vou é o mesmo lugar que os senhores vão: para o pó!!! não vão levar nada desta vida assim como eu!!! Não digo que almejar um alto grau de conhecimento seja errado, porém, a maioria de vocês tentando aparecer ensinando já mostrou mais que suficientemente que estão corrompidos por acharem que sabem demais!!! Vão viver a vida!!!! Fotografias não têm vida e letras por mais organizadas que estejam não ensinam a viver!!! Então vivam!!! Acabem com esta lastimável atitude de achar que sabem mais que os outros!! Pois um “doutor” em um naufrágio não sabendo nadar, morre e leva todo o seu glorioso conhecimento para o fundo do oceano enquanto que aquele pescador maltrapilho que as vezes não sabe assinar o próprio nome salva sua vida!!! Busquem o conhecimento que os mantenha humildes mesmo com tantos mestrados, baixarelados, doutorados carimbados na bunda!!! Porque tenho certeza que se não fosse a renda que alcançam com todo este conhecimento, nem inimigos vocês conseguiriam ter!!! Ninguém quer alguém que sabe tudo por perto!! É a pior raça que existe!!!

  12. A SEO e Links Patrocinados é uma Agência Digital especializada em campanhas de Links Patrocinados, Otimização de Sites e Criação de Sites, para empresas com fortes concorrentes como a sua. Nosso trabalho é colocar em evidência o site de forma que alcance a 1º página do Google ! Através disso, sua empresa terá destaque conseguindo atrair novos clientes potenciais. Nossos telefones – 11-3482-7550 / 4328-6100, nosso site http://www.seoelinkspatrocinados.com.br.

  13. Thiago Velozo disse:

    Olá a todos, quanto ao assunto não me aprofundei, apenas olhei rapidamente, mas creio que a falha não estava em nenhum dos dois vereadores, mas sim, no sistema de ensino que não é bem claro. um exemplo é a apostila que pode ser baixada no site — http://www.cfap.cbmerj.rj.gov.br/documentos/cas/cas-red-of.pdf — Olhem os pronomes de tratamento. Enfim, para tirar a dúvida, pesquisem pela grande internet.

    Lembremos que nunca é necessário criticar ninguém, exponham suas opiniões de maneira sadia.

    Abraço à todos.

Deixe uma resposta

Implementado e Monitorado por: Neirival Neri  |  Agradecimento: AgenciaCARRILHO