Domingos Ailton discute criação de unidade de conservação em Jequié

Plenário da 124ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA)

O presidente do Grupo Ecológico Rio de Contas (Gerc) e conselheiro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), Domingos Ailton, foi encaminhado pelo secretário de Relações Institucionais do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, para conversar com técnicos da Coordenação de Criação de Unidades de Conservação do  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICBIO, a respeito da criação de uma unidade de conservação na região de Jequié. Domingos Ailton destacou que mesmo tendo uma grande diversidade biológica, formada por Caatinga, Mata Atlântica e Mata de Cipó, o município não conta com uma única unidade de conservação. O ambientalista observou junto com  técnicos  do órgão ambiental, por meio de imagens de satélite, que a vegetação da região de Jequié está muito fragmentada, mas ainda existem manchas representativas de mata.

Domingos Ailton apresentou sua proposta na reunião do Conama

Durante  seu pronunciamento, Domingos Ailton pediu apoio do Ministério do Meio Ambiente para criação de uma unidade de conservação, lembrando que na região existem várias nascentes de água que estão  sendo destruídas por queimada e desmatamento. O Gerc pretende lançar dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma ampla campanha  pela criação de uma área de conservação ambiental em Jequié e  municípios da região como Jitaúna, Itagi, Aiquara, Apuarema, Dário Meira, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Manuel Vitorino  e Maracás. A entidade quer aproveitar a Campanha da Fraternidade deste ano  sobre os biomas brasileiros, organizada pela Igreja Católica, para fortalecer a ideia de criação da unidade  de proteção ambiental  na região de Jequié. Domingos Ailton recebeu orientação dos técnicos sobre as diversas categorias de unidade de conservação e os passos para sua  criação e encontrou receptividade tanto no Ministério do Meio Ambiente quanto no ICMBIO em relação a proposta do Gerc.

2 Responses to Domingos Ailton discute criação de unidade de conservação em Jequié

  1. G8 Voluntariado Ambiental e Social disse:

    Realmente é muito importante e necessário a criação de da unidade de proteção ambiental, porque nossas nascentes estão secando e temos a obrigação social e ambiental de protege-las.
    G8 Voluntariado Ambiental e Social

  2. ewerton almeida disse:

    Domingos Ailton não se omite quando o assunto é meio ambiente. Participa e é escutado em muitos locais onde tem se apresentado.Vive esse problema diuturnamente. Jequié deveria lhe prestigiar mais e escutá-lo nesse importante setor!Parabéns Domingos Ailton!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *