Camelôs rebelam e decidem enfrentar a Prefeitura voltando para as ruas

Nesta sexta-feira, 19, às 9h50 apenas uma banca do jogo do bicho permanecia no espaço

Os comerciantes ambulantes que atuam no centro de Jequié rebelaram em relação à decisão da Prefeitura para ocuparem um espaço demarcado na Rua Arthur Pereira (próximo ao Centro de Abastecimento Vicente Grillo) e, abandonaram o local, retornando com seus tabuleiros e barracas para as laterais das vias públicas onde atuavam anteriormente. O episódio ocorrido na quarta-feira, 17, quando um vendedor de cocadas sofreu a agressão por parte de um guarda municipal, na Praça Ruy Barbosa, demonstra ter fortalecido a luta dos informais.

Sexta-feira, 19, 10h os camelôs estavam de volta às vias públicas

“Não vamos aceitar ser tratados como bandidos. Só sairemos se formos todos presos”, relatou uma das comerciantes indagadas pela reportagem, sobre a decisão de contrariar a orientação da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura. A Prefeitura tem justificado que a mudança está sendo feita com base a Lei Municipal e seguindo recomendação do Ministério Público, em relação à preservação das calçadas para os pedestres. A principal alegação dos camelôs para não aceitarem o local para onde foram transferidos, é de que não estão conseguindo vender suas mercadorias. “Teremos que aceitar passivamente, ser retirada condição de levarmos o sustento das nossas famílias?”, indagou um ambulante. Segundo ele, permanecendo no local escolhido pela Prefeitura, “nossa família vai passar fome, não conseguiremos pagar os nossos compromissos”. Até a postagem dessa notícia (às 10h20) a Prefeitura ainda não havia se pronunciado sobre o assunto.

12 Responses to Camelôs rebelam e decidem enfrentar a Prefeitura voltando para as ruas

  1. JEQUIEENSE disse:

    INTERNAUTAS:

    Essa baderna dos ambulantes voltarem por conta própria, não obedecendo ás Leis Municipais, pode dá cadeia ou Processo para cada um deles. A prefeitura não pode de forma nenhuma voltar atrás senão vai perder a moral e eles vão fazerem de Jequié uma possílga. O prefeito e Vereadores terão que mudar a estratégia transferindo-os para o Mercadão Vicente Grillo, junto com todos os feirantes aí eles não vão terem como reclamar; e neste local colocar outros tipos de comércio.

  2. Internautas:

    Que ousadia dos ambulantes, retornarem para o lugar de sempre sem autorização da Prefeitura. Desrespeitando ás Leis Municipais. O correto é enquadrá-los nos rigores da Lei, senão vão tomar o fôlego do Prefeito e sua autonomia. A não ser que coloque-os na feira livre do mercadão Vicente Grillo, junto com todos. E o espaço pronto poderia negociar com alguns comerciantes que queira ir para este lugar.

  3. Alan disse:

    A presença dos ambulantes em alguns locais é risco para o trânsito. No entanto, o local em que foram postos não é o ideal, por sinal, se diz que é pago 70 mil reais de aluguel, caberia provas e confirmações sobre. A prefeitura poderia fazer pequenos núcleos para aue os ambulantes ficassem, um dos poderia ser a praça da bandeira. Hj a praça serve apebas para estacionamento de corretores de carro, não encontramos maos espaços para estacionar neste local e na alves pereira ficam vários carros taxis de itagi. É preciso situarem os ambulantes em locais onde circulam pessoas e não lá embaixo onde com ctz fez com que as vendas fossem reduzidas.

  4. CARÍSSIMOS INTERNAUTAS:

    Um caso complexo para a administração municipal resolver!. Em tudo nesta vida, necessita de consenso, acordos e até paciência; concordo com Antonio em seu comentário acima em transferi-los para a feira livre onde existe várias barracas vazias para os que vendem verdura e frutas, para quem vende roupas e outros artigos!, colocarem suas barracas no final da feira ou construir alguns box´s junto ao shopping Popular.Justamente para que não crie rixa com a atual administração, até porque vira mágoa e ódio político.(ESTA É MINHA OPINIÃO! DOA À QUEM DOÊ)

  5. Em atenção a este
    conceituado Blog:

    Antes do meu comentário, uma Pessoa por nome ANTONIO, tinha deixado seu comentário por isto citei o nome do mesmo, porque achei viável sua sugestão porque retiraram?.

    Nota do Editor: Amigo Paiva, é o que dá as vezes usar vários nomes diferentes para comentários. Vc comentou e citou um nome que ainda não havia sido moderado pelo Blog. Estariam juntos em um mesmo computador?

  6. Caro editor:

    Eu tinha entrado no blog, como costumeiro e existia um comentário de uma pessoa chamada Antonio que esqueci o sobrenome, e dentro do que ele tinha dito achei, importante a sua ideia. E depois fiz o meu comentário, justamente citando o nome desta pessoa, logo depois foi retirado!. E quando faço qualquer crítica ou sugestões! uso meu nome completo e o email paivapaiva557@gmail.com, e sempre uso meu slogan (ESTA É A MINHA OPINIÃO!). Existe também outro camarada, que tem o mesmo nome que o meu. E já disse para que ele use o nome dele! mais publique o seu email como eu estou fazendo a público.

  7. JAILTON disse:

    EU GOSTARIA QUE O JORNALISTA QUE ESCREVEU A MATERIA MIM PROVASE EM QUE MOMENTO OS
    GUARDAS MUNICIPAIS AGRIDIRAM ALGUEM NO EPISODIO O QUE EU TO VENDO É UMA IMPRENSA
    SENSACIONALISTA QUE EU NAO SEI O PORQUE OU A MANDO DE QUEM VEM TORNANDO PÚBLICO
    COISAS ABSURDAS A RESPEITO DE FATOS INSOLADOS QUE ESTA ACONTECENDO EM NOSSA CIDADE
    SR.REPORTER PROVE SE O SR. FOR CAPAZ ONDE ESTA A AGRASSAO OU O SR. NAO ENXERGA
    VA A UM OFATAMOLOGISTA.

  8. Eu disse:

    PARABÉNS À POSTAGEM DO ALAN. FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS.
    ELES TÊM QUE TER UM LOCAL ADEQUADO PARA VENDER AS MERCADORIAS E ALI ESTÃO ISOLADOS EM UM LOCAL QUE NÃO HÁ, POR ENQUANTO, QUASE NENHUMA CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES. ADEMAIS, QUE HISTÓRIA E ESSA DE A PREFEITURA PAGAR UMA FORTUNA DESSAS PARA ALOCAR AMBULANTES? NÃO EXISTE LEI QUE AUTORIZE ESSE TIPO ATO, PORTANTO TEM ALGUÉM APROVEITANDO PARA BENEFICIAR-SE OU BENEFICIAR ALGUM AMIGO.

  9. Miguel disse:

    Todos precisam ganhar a vida, porem dentro da ordem, da disciplina e em locais apropriados. Por exemplo, lugar de vender frutas e verduras e na feira livre, e nao no centro da cidade. Tudo isso esta ocorrendo em decorrencia da irresponsalidade e imcompetencia das administracoes anteriores,digo Luiz Amaral e Tania Brito(so de falar me dar calfrio), que deixaram que a bagunca voltasse.
    O prefeito deve agir com firmeza, mostrar que a cidade tem comando.

  10. ailton disse:

    o erro começou pela prefeitura, tinha que fazer varias reunioes com os camelos e verdureiros ate chegarem a uma conclusao que fosse bom para ambas partes.

  11. JOEL MOURA PINHEIRO disse:

    O mais adequado é transformar Jequié numa grande feira, como o fez Feira de Santana.

  12. é lamentável o que acontece em jequié. meia duzia de camelos e alguns meios de comunicação que fazer de jequié uma zona. jequié agora tem um prefeito e vários vereadores comprometido com a ordem e o progresso da nossa querida cidade. vamos unir as pessoas de bem pra salvar e colocar a nossa cidade na rota do desenvolvimento. abaixo estes abutres de plantão. cadeia nos inflantores da lei. senhor prefeito os jequieenses de bem e que ama esta cidade esta do seu lado junto com a lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *