Fatos históricos e culturais no desfile de 25 de outubro em Jequié

Tradicional desfile traz a avenida caracterizações dos registros históricos de Jequié

A cultura e as raízes históricas que tiveram grande significado na formação do município de Jequié, desde a povoação pelos índios, passando pelas colônias estrangeiras a até a catastrófica enchente de 1914, que destruiu parte da cidade, serão rememorados no desfile que Prefeitura de Jequié, está organizando para a próxima quarta-feira, 25, quando comemora os 120 anos de emancipação política. O desfile tem início programado para 8h, na Avenida Rio Branco, com dispersão na Rua 2 de Julho. Antecedendo o início do desfile, acontecerão assinatura de convênio entre a Prefeitura e a Sociedade Filarmônica Amantes da Lira e a sanção da Lei Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Natural de Jequié.

Instituições militares sempre representam ponto alto dos desfiles cívicos em Jequié

O desfile estará subdivido em três alas. Na primeira pela ordem, Tiro de Guerra; Colégio da Polícia Militar Professor Magalhães Neto; 19º Batalhão de Polícia Militar; CIPE Central – Jequié; 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros; Guarda Municipal e membros da Vara da Infância e Juventude.

Uma das fases da antiga feira livre de Jequié na Praça da Bandeira

Na ala 2, Arautos (comissão de frente); Banda Marcial da Escola Municipal Nossa Senhora da Luz; Carro abre-alas (homenagem ao professor, historiador e escritor Emerson Pinto de Araújo; Índios mongoiós; Os bandeirantes; Os mineradores;  Carro alegórico (Celebrando o Vale do Rio das Contas); Os africanos; Os portugueses; Os italianos; Os árabes;  Emancipação política da cidade; O comércio (mascates, tropeiros e feira livre); Os jagunços; Tropa federal; Fanfarra da Escola Municipal Professora Alíria Argolo; A enchente de 1914; A reconstrução da cidade (procissão e cruzeiro); Cultura popular (grupos folclóricos); Carnavais antigos; As primeiras empresas da cidade;  Carro alegórico (“o bolo”).

Na terceira ala desfilarão a Fanfarra do IERP; Corpos artísticos da Prefeitura de Jequié (Secretaria de Cultura e Turismo); Secretaria de Esporte e Lazer; Fanfarra do município de Itagi (convidada);  Grupo Solar e o  Jeep Clube Companheiros de Jequié.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *